Na reta final dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, já dá para ter alguma noção sobre quais promessas feitas no início do projeto vão se concretizar (ou já se concretizaram) e quais ainda não foram cumpridas (e nem serão!). Aproveitando o clima de piadas desse dia 1º, mas sem perder o tom de crítica, o site do canal de TV ESPN aproveitou o mote e publicou um texto com o título “No dia 1º de abril, veja 10 mentiras da Copa do Mundo de 2014”.
No top 10, estão, por exemplo, a promessa de que a maior parte dos investimentos seria da iniciativa privada e que os estádios estariam prontos dentro do cronograma previsto. Veja abaixo a lista:
No top 10, estão, por exemplo, a promessa de que a maior parte dos investimentos seria da iniciativa privada e que os estádios estariam prontos dentro do cronograma previsto. Veja abaixo a lista:
Investimentos majoritariamente privados
O site da ESPN destaca uma fala de Ricardo Teixeira antes de o Brasil ser oficializado como sede. "Uma Copa bem organizada é aquela que tem recursos prioritariamente do setor privado". O portal Terra destaca, entretanto, que 85% do custo da Copa está sendo pago com dinheiro público.
Governo não pagará estádios
O discurso repetido durante todo o processo de campanha do Brasil a sede da Copa era de que a iniciativa privada bancaria as construções e reformas de arenas. A Folha de São Paulo destacou, entretanto, no final do ano passado, que cerca de 90% dos custos dos estádios estariam sendo cobertos com dinheiro público.
As arenas não vão extrapolar o orçamento
Conversa furada. Todos os estádios estouraram o orçamento previsto inicialmente.
Estádios da Copa das Confederações prontos em dezembro
A ideia era de que os seis estádios do torneio estivessem finalizados em dezembro. Só o Castelão, em Fortaleza, cumpriu o prazo.
São Paulo terá monotrilho
Talvez o aerotrem de Levy Fidélix saia primeiro. Em outubro do ano passado, o governo de São Paulo admitiu que a obra não será concluída a tempo.
Projeto de mobilidade urbana em Manaus
Era para ser algo revolucionário, com monotrilho e BRT (uma espécie de ônibus rápido que trafega em faixas exclusivas), mas os governos municipal e estadual desistiram do projeto no meio do caminho, alegando dificuldades burocráticas
VLT em Brasília
Outra ideia revolucionária, mas perdeu força em meio a denúncias de corrupção e saiu da lista de obras para a Copa.
Ultimatos de Jerome Valcke
O secretário-geral da Fifa disse que os estádios da Copa das Confederações deveriam estar prontos em dezembro. Não ficaram. Depois, ele garantiu que nenhum poderia passar de abril. O Maracanã, entretanto, só será entregue em maio.
Aeroportos
Até que algumas coisas têm caminhado. Mas boa parte do que foi prometido também não ficará pronto a tempo.
Internet 4G
Segundo o site da ESPN, especialistas em telecomunicações avaliam que não será possível implantar a tecnologia em todas as cidades-sede até o início da Copa.
Fonte: www.administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário