Faculdade concluída, fim de ano chegando e finalmente podemos dizer com orgulho: Somos Gestores de Marketing ! Certo ? Certo, porém ficam aí algumas dicas para quem ainda não concluiu a faculdade e está em fase de se preparar para a sua tão esperada conclusão de curso, o famoso TCC
Atenção no decorrer das aulas, sim pois seu TCC começa à partir do seu primeiro dia de faculdade, pois todas as lições que você obtiver dentro de sala de aula e durante suas pesquisas acadêmicas, irão ser útil para o seu trabalho, e lhe servirá de bagagem. Procure levar a sério (não tente empurrar com a barriga), pois além de ser um grande aprendizado pra você, é um momento especial e único onde terá a oportunidade de pesquisar um tema escolhido por você e que irá defender no dia da sua apresentação.
Procure ler e se informar com assuntos ligados ao seu tema. Leia livros, revistas, artigos, monografias que tenham a ver com o tema, e principalmente mantenha-se antenado no que está acontecendo no dia a dia, pois até o momento em que você encerrar o seu trabalho, outros tópicos mais atuais poderão ser adicionados ao seu TCC.
Outra dica que julgo importante é, depois de pronto leia e releia seu trabalho antes de apresentar, pois é quando estamos de cabeça fria é que conseguimos visualizar melhor nossos erros (passei muito por isso).
Não desgrude de seu orientador pois ele lhe dará todo apoio necessário as normas da ABNT e a coerência da sua defesa.
E pra finalisar e o mais importante: LEVE A SÉRIO, pois o seu Trabalho de Conclusão de Curso é o seu CARTÃO DE VISITAS. Não tente enrolar e fazer só por fazer pois além de você acumular conhecimento, principalmente no tema que você escolher, É O SEU NOME que estará ali na capa do trabalho.
Dica de quem já viveu esta fase. É cansativo, é demorado, MAS VALE A PENA !
Para quem se interessar no assunto, disponibilizo o Infográfico para quem quiser baixar nossa monografia, onde abordamos temas como: história da embalagem, história da embalagem no Brasil, psicologia aplicada ao marketing, design de embalagens, cores, valores agregados nas embalagens de iogurte, artes nas embalagens de iogurte, ações ecológicas, e reciclagem como fator de decisão na hora da compra do produto.
Este trabalho pretende ser também uma fonte de consulta e de informação, e que transporte o leitor, seja ele profissional de marketing, acadêmico, ou simplesmente um interessado no assunto, a um mundo extremamente interessante no que se refere a marketing e embalagens de iogurtes, contribuindo assim em suas pesquisas.
Luiz Fernando Madalozo