terça-feira, 10 de maio de 2011

Coca-Cola traz de volta sua primeira garrafa de vidro.


Depois de criar um "nostálgico" comercial e lançar uma coleção de embalagens em que revisita as pin-ups, a Coca-Cola continua em ritmo de comemoração pelos seus 125 anos.

Agora, a marca relançou na Inglaterra a primeira garrafa de vidro usada no mercado. A "The Hutchinson", como é chamada, nem mesmo traz a clássica silhueta pela qual a embalagem da Coca-Cola é conhecida hoje.

A "The Hutchinson" foi criada em 1899 e será vendida exclusivamente pela loja de departamentos Selfridges, nos pontos de venda ou pela internet. Pode ser comprada sozinha ou em um kit de colecionador que traz outras três garrafas também antigas.

Fonte: Exame.abril.com.br

domingo, 8 de maio de 2011

Ofendidos, homens pedem fim de campanha da Bombril.


Grupo foi ao Conar para pedir suspensão da publicidade. Nos filmes da campanha, Dani Calabresa, Marisa Orth e Monica Iozzi satirizam os homens

Um grupo de homens ofendidos com a campanha da Bombril, “Mulheres Evoluídas”, foi ao Conar para pedir suspensão da publicidade.

Eles alegam que o tema abordado é um estímulo à discriminação. O Conselho recebeu, mas arquivou o pedido. As informações são de Lauro Jardim para a Veja.

Nos filmes da campanha, Dani Calabresa, Marisa Orth e Monica Iozzi satirizam os homens e ensinam lições de “adestramento" do sexo oposto.

Assista ao comercial:




Fonte: Exame.abril.com.br


Era só o que faltava ! Tá faltando um pouco de senso de humor para estes "homens ofendidos".

Ainda bem que o Conar teve este senso de humor e resolveu arquivar o pedido, pois achei genial e muito engraçado. GRANDE AÇÃO DE MARKETING !

Luiz Fernando Madalozo






quarta-feira, 4 de maio de 2011

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vamos praticar o marketing social ? Ser Diferente é Normal.

Menina Diferente: esse é o título do novo filme do Instituto MetaSocial criado pela Giovanni+Draftfcb.

Essa é a sexta campanha desenvolvida pela agência para a ONG que dá orientação aos pais de filhos com síndrome de Down.

No filme, Paula Werneck, atriz que já protagonizou outras campanhas do MetaSocial, está em casa e declara ser uma menina diferente. A suposição leva a crer que essa "diferença" seria por outros motivos até que ela declara que é por gostar de tocar bateria.

Nota 10 para a agência e para o Instituto, e na minha modesta opinião é com certeza o melhor comercial do ano, e quem quiser conferir o site para rever outras campanhas, o endereço é www.metasocial.org.br/

Abaixo o novo filme, com o tema: "Ser diferente é normal".



Fonte: www.metasocial.org. / Giovanni+Draftfcb




quarta-feira, 20 de abril de 2011

Crowdsourcing: A Sabedoria das Multidões.


A necessidade do ser humano de buscar algo novo é observada ao longo da história.

* Sandra Turchi

A necessidade do ser humano de buscar algo novo é observada ao longo da história. E quando falamos do mundo corporativo então isso se torna, muitas vezes, uma questão de vida ou morte. Com o advento da internet muitas coisas têm mudado e a forma de buscar inovação é uma delas. Talvez seja apenas mais um modismo, porém o fato é que muitas companhias já estão utilizando esse novo caminho colaborativo, ou o crowdsourcing que, segundo a Wikipedia, significa utilizar a inteligência e os conhecimentos coletivos, e voluntários, para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias. É também chamado de "open innovation"

Mas como isso funciona? Muitas vezes a empresa consulta a "nuvem", onde anuncia seu problema e estabelece um preço. Nesse caso, os participantes propõem soluções e a empresa seleciona a melhor. As propostas podem vir de profissionais ou não. Embora isso seja bem difundido nos EUA, no Brasil ainda é pouco utilizado. Há diversos exemplos de produtos obtidos através do crowdsourcing, como os sistemas operacionais Linux e Android, do Google, que foram criados por voluntários ao redor do mundo, o que demonstra que muitos internautas podem fornecer informações mais precisas do que peritos individuais, ou seja, por trás disso está a ideia de que muitas cabeças pensam melhor que uma. O maior exemplo desse conceito é a própria biblioteca virtual Wikipedia que é tão precisa nas suas definições como uma enciclopédia tradicional. Outro caso que demonstra claramente como isso funciona são as comunidades voltadas à criação de aplicativos para aparelhos móveis, como para IPhone e Ipad.

Isso é bem utilizado no mundo da tecnologia, como descrito acima, mas não apenas nesses casos. Na moda essa tendência tem se ampliado, como nos exemplos da Nike e Ked's, em que os internautas criam seus próprios modelos. E o mais interessante não é a venda desses itens pelas companhias e sim a repercussão gerada nas redes sociais, quando essas pessoas postam as respectivas criações em suas próprias páginas.

Um dos maiores casos de sucesso no Brasil foi a criação do carro ‘Fiat Mio', lançado no último salão do automóvel em 2010 em São Paulo. Esse projeto obteve mais de 10,6 mil ideias enviadas e mais de 17 mil participantes. O Zoopa é um exemplo ligado à publicidade e usado por marcas como Microsoft, Sony, Google e Nike, no qual empresas publicam seus briefings e publicitários apresentam peças e campanhas criativas, sendo que as melhores são premiadas.

Vale ressaltar a experiência de um portal holandês, chamado "Battle of concepts", cujo representante no Brasil é a empresa Terraforum. Nesse espaço, desafios são propostos a estudantes e o foco é a busca de novas soluções, produtos ou processos mais eficientes. As empresas oferecem 15 mil reais em prêmios, distribuídos para as melhores ideias. Em um ano, doze empresas lançaram batalhas, entre elas Philips, Ambev, Natura e Tecnisa. Falando em Tecnisa, sua experiência foi tão positiva - nos últimos dois anos, mais de dez processos foram remodelados - que a empresa decidiu lançar seu próprio portal de inovação em 2010, o ‘Tecnisa Ideias', sendo que o seu principal interesse é se aproximar de grandes talentos.

Como a própria história nos mostra, a busca pela inovação não tem caminhos precisos, exatos. Ela deve ser vista, muito mais, como algo sem regras definidas, sem verdades absolutas e sem pré-conceitos estabelecidos. Isso me lembra muito como os antigos navegadores se lançavam ao mar em busca de novas terras.

Como dizia Fernando Pessoa: "Navegar é preciso, viver não é preciso".

* Sandra Turchi - Superintendente de Marketing na Associação Comercial de São Paulo.

Fonte: www.cidademarketing.com.br


























segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pesquisa - Curitiba lidera 'ranking' de consumo de chocolate do país, diz Ibope.


73% da população da cidade consumem o produto.Entre as mulheres, 71% consomem chocolate; entre homens, são 61%.

Os moradores de Curitiba, capital paranaense, são os maiores consumidores de chocolate do país, segundo pesquisa do Ibope Mídia divulgada nesta segunda-feira (18). De acordo com o levantamento, 73% dos curitibanos consumiram o produto nos sete dias anteriores à pesquisa.

Em São Paulo, a parcela de consumidores ficou em 71%, tanto na capital quanto no interior (exceto Campinas). Em Recife, a fatia de consumidores foi um pouco menor, de 70%, seguida por Salvador, com 69%. O Rio de Janeiro é a capital onde os consumidores se interessam menos pelo produto – 63%.

O levantamento também mostrou que 71% das mulheres consumiram chocolate no período pesquisado, contra 61% dos homens.

Por idade, os brasileiros entre 12 e 19 anos se mostraram os mais “fanáticos” pelo produto, com 77% deles tendo consumido chocolate nos sete dias anteriores à pesquisa. Já a menor porcentagem de consumo, de 53%, foi verificada entre as pessoas de 55 a 64 anos.

A pesquisa ouviu 18.884 pessoas entre agosto de 2009 e julho de 2010 nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília, além do interior de São Paulo e das regiões sul e sudeste.

Fonte: g1.globo.com