sábado, 16 de abril de 2011

Curso de Marketing - "Inovações em Marketing"


Para os acadêmicos, profissionais da àrea e apaixonados por propaganda e marketing, vai aí uma dica:

Na próxima segunda-feira dia 18/04  iniciará  o curso de marketing, "Inovações em Marketing", ministrado pelos professores Dodi Fontes - Mestrando em Gestão de Negócios e Professor da Facottur/Faculdade Bairro Novo e Consultor em Marketing e RH, e Flávio Fontes - Especialista em Marketing e Analista de Marketing da Celpe.

Período

Segunda à sexta -  Das 19:00 às 22:00 horas (total duas semanas e dois dias)

Local

Neo Multi Cursos

Inscrições pelo fone (81) 3011.3009

Investimento

R$ 150,00 à vista ou R$ 180,00 em 2 x

O curso terá ainda, um certificado de 40 horas para abater da carga horária complementar de cursos.

Inscrições limitadas para 30 alunos.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

O diferencial está no design.

Sabemos que a maior parte da decisão de compra acontece no ponto de venda. E essa é a hora mais importante em todo o processo. Por isso, é necessário avaliar alguns aspectos sobre a embalagem dos seus produtos.

* Eduardo Przybylski

Em datas especiais é comum vermos centenas de produtos em embalagens extremamente elaboradas e bem feitas. Tudo para valorizar o produto, aumentando seu valor agregado e possibilitando um destaque maior no ponto de venda. Logicamente, aumentando cada vez mais a percepção do consumidor.

Com o crescimento econômico do país, é possível observar um aumento significativo das empresas que investem mais nesse setor. Segundo a ABRE (Associação Brasileira de Embalagens), o setor cresceu 10% em 2010. Isso é uma clara demonstração de que as empresas descobriram que para ganhar o consumidor, não adianta somente um produto de qualidade, mas também é necessário investir em boas embalagens.

Sabemos que a maior parte da decisão de compra acontece no ponto de venda. E essa é a hora mais importante em todo o processo. Por isso, é necessário avaliar alguns aspectos sobre a embalagem dos seus produtos:

A marca - Deve estar sempre em destaque, identificando qual é o produto e a quem pertence. Dessa forma, o consumidor assimila todas as informações contidas na embalagem com a marca do produto.

Avalie formatos - Eles podem ser decisivos para a decisão da compra. Embalagens bem pensadas, possibilitam melhor acondicionamento em armários e também tem fácil manuseio;

Cores - Elas devem estar dentro do conceito do produto. Higiene e limpeza devem sempre buscar tons claros, sóbrios que remetam a sua função. Alimentos devem despertar a fome utilizando combinação de cores quentes.

Materiais - Embalagens recicláveis e que agridam menos o meio ambiente tendem a levar vantagem. Como o apelo ecológico ganha força a cada dia, é importante desenvolver também produtos dentro desta nova tendência.

No mundo atual, de alta competitividade entre as empresas, qualquer fator que determine um diferencial deve ser avaliado com muita atenção. Fabricar um produto e fazer com que ele chegue à mesa do consumidor é um processo dominado pelas empresas.

Portanto o diferencial está na "cara" que seu produto tem e como ele se apresenta para seus clientes. O design é uma peça fundamental dentro da estratégia de venda e que precisa sempre ser levada em consideração, pois é ele que tem a capacidade de fazer com que um produto bem feito se mostre de forma correta para o mercado.

* Eduardo Przybylski - é Designer de Informação da dBrain, agência especializada em marketing de canais.

Fonte: www.administradores.com.br



terça-feira, 12 de abril de 2011

Itaú lança Rádio Rock in Rio.

Itaú lança Rádio Itaú Rock in Rio

Canal online traz músicas de bandas que participaram de todas as edições do evento.


O Itaú lança a Rádio Itaú Rock in Rio. O canal exclusivo para a internet conta com as músicas das atrações que participarão do festival este ano e das bandas que realizaram shows nas edições passadas. A rádio tem listas organizadas por gênero musical – rock, pop, heavy e Brasil –, além de uma ferramenta para que os internautas criem listas personalizadas e compartilhem nas redes sociais.

A iniciativa faz parte da plataforma de ações do Itaú como patrocinador master do evento. O banco também promove venda antecipada de ingressos com desconto de 15% para os portadores dos cartões Itaucard, Personnalité e Itaú Uniclass.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br


domingo, 10 de abril de 2011

Recife sediará o 1º Simpósio de Mídias Sociais.



Uma conversa sobre Redes Sociais e Marketing Digital com quem realamente entende do assunto, este será o propósito do 1º Simpósio de Mídias Sociais, que acontecerá no próximo dia 28 de abril, a partir das 19h, no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A ação é realizada pelo Instituto Capacitar e terá como pauta, as ferramentas de comunicação online e a produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos. As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas pelo endereço capacitar2014.blogspot.com.

O propósito do encontro é gerar um bate papo entre os participantes. Para isso, foram convidados alguns profissionais que trabalham diretamente com as ferramentas online. Entre eles, o jornalista Gustavo Belarmino (editor do Portal NE10), Cecília Lima (uma das criadoras do Closet Online, primeiro site de moda a falar jornalisticamente sobre o tema), Bruno Encarnação (graduado em Ciência da Computação e Mestre em Engenharia de Software pela UFPE) e a blogueira Camila Coutinho (editora do blog Garotas Estúpidas, com mais de 465mil acessos por mês).


Serviço

1º Simpósio de Mídias Sociais

Local: Auditório Tabocas, Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda

Dia 28 de abril, a partir das 19h

Inscrições: R$ 50,00 e podem ser feitas pelo endereço http://capacitar2014.blogspot.com/

Outras informações: (81) 3221-6163 / 3222-1876

Minha amiga e blogueira Isis manda um recado a todos os meus seguidores e interessados no evento:

Queridos amigos, mais um evento... pois lembrem-se informação leva a inspiração, e que tal um simpósio sobre Mídias Sociais. Teremos entre outros a Camila Coutinho do Garotas Estupidas, pernambucana da gema. A Isis Dondocas, estára lá twitando tudo em tempo real. O investimento será de R$ 50,00, e o dia, 28/04. Aguardo vocês lá e sigam o twitter: @isisdondocas. e se der visitem o blog: www.isisdondocas.blogspot.com

PS. O evento será no mesmo teatro onde teve o MODA MUIS FASHION, organizado pelo professor Dodi Fontes, da Faculdade Bairro Novo/Facottur.

Isis Jaqueline.
 
Fontes: Isis Jaqueline / capacitar2014.blogspot.com






Pare de apagar incêndios e inove !

Vicente Falconi chama atenção para o olhar estratégico.

* Bruno Mello

É cada vez mais comum ouvir que ser profissional de Marketing hoje em dia não é das tarefas mais fáceis. Pelo contrário. Foi-se o tempo quando havia o glamour de que era uma atividade em que a vida era boa. O mundo está muito mais complexo. A economia, os mercados, o mundo, as pessoas mudaram e continuam mudando de tal forma que o que você fez hoje de manhã ao acordar talvez já não tenha mais serventia quando for dormir.

Com isso, estamos vivendo em um cenário com poucas referências. Isso acontece por dois motivos que ficaram claros para mim quando o professor Vicente Falconi afirmou, nesta semana, durante o Fórum HSM de Gestão, que as pessoas não analisam mais nada do que fazem, não avaliam e reavaliam suas atividades e metas e, para piorar, ficam apagando incêndios do dia a dia e deixam de pensar no futuro da empresa.

O primeiro problema é clássico. É como aquela frase que não se sabe qual dos 50% da verba de publicidade está sendo jogada no lixo. Há uma cultura entre muitos profissionais de Marketing de não analisar nada. E, por isso, o departamento perde cada vez mais credibilidade, quando deveria ganhar ainda mais importância. Além de planejar bem, é preciso entender o que deu certo e errado e o porquê.

A cultura vigente há décadas é a de repetição e de surfar nas ondas do momento. Investindo em projetos e em formatos de comunicação tradicionais cujo resultado é sempre o mesmo. Não se inova. E aqui, mais uma vez, um dos maiores especialistas em gestão do Brasil nos ensina. “Quem nunca errou é porque não está tentando fazer nada de diferente”, disse Falconi. Mas para inovar é preciso que a empresa esteja funcionando como um relógio.

O operacional tem que funcionar como a nossa circulação sanguínea. Ou seja, não pode haver problemas em produtos e falhas em serviços como somos brindados todos os dias pelas companhias. “A rotina das empresas não está bem estabelecida”, analisou Falconi durante o Fórum HSM. “É muito difícil ter melhorias expressivas se você não tiver uma operação excepcional. Se não mudar a operação, o resultado não muda”, aponta.

* Bruno Mello, Editor Executivo do Mundo do Marketing.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

sábado, 9 de abril de 2011

Experiência de marca embalada pela música.



Marcas capricham na escolha das trilhas sonoras e levam emoção e experiência aos filmes publicitários.

Há filmes publicitários que se destacam tanto pela trilha sonora que acabam tornando-se muito mais significativos do que o próprios clipes originais das canções. Na maioria dos casos, a música é encaixada em uma ideia já existente. Em outros, a trilha se torna o elemento-mãe, e a ideia é construída e se desenvolve a partir da letra.

Isso depende muito da mensagem e da sensação que se quer passar com o comercial, mas em todos os casos, a escolha da trilha tem a ver com a geração de uma experiência emotiva e sensorial com a marca - e é através dela que se desenvolve a relação com os consumidores.

Em 2004 e no decorrer dos anos seguintes, a Apple lançou uma série de comerciais chamada “Silhouettes”, criada para promover o iPod nas ruas. A campanha foi eleita a “Propaganda de rua da década” pela AdweekMedia em 2010 por conseguir deixar o produto claro para as pessoas sem que ele fosse o foco do olhar nos anúncios publicitários.

As peças traziam silhuetas de pessoas dançando contra panos de fundo bem coloridos, sempre ouvindo músicas em iPods e fones da Apple, que são implicitamente lembrados por serem representados na cor branca. Dessa forma, os aparelhos destacam-se em relação à silhueta e também ao fundo.

Os comerciais e as "silhuetas dançarinas" são variados e modificam-se de acordo com a trilha. Entre os artistas que participaram da série com músicas próprias estão: Wolfmother , U2, White Stripes, The Temper Trap, Feist, Jet, The Fratellis, Coldplay, Gorillaz, Steriogram, The Black Eyed Peas, Daft Punk e outros.

Fonte: Exame.com

Como já foi mencionado acima este comercial não é nenhuma novidade para os fãs de propaganda e da banda U2, pois seu lançamento se deu em 2004, porém vale a pena dar uma conferida neste comercial que eu pessoalmente acho genial e atinge em cheio seu público-alvo.

Luiz Fernando Madalozo