terça-feira, 29 de junho de 2010

Serviços dos Correios chegam aos celulares.

Site para acesso móvel Correios Mobile foi lançado nesta terça-feira (29). Usuários podem buscar CEP e rastrear encomendas, entre outras opções.

Usuários de celulares com navegadores para acesso à internet já podem consultar alguns serviços dos Correios diretamente de seus smartphones.

Lançado nesta terça-feira (29), o site móvel Correios Mobile oferece, inicialmente, busca de CEP, simulação de preços de envio de encomendas, rastreamento de objetos, consulta de agências e Fale com os Correios.

Os serviços iniciais do Correios Mobile permitem, por exemplo, que o usuário consulte um código de endereço postal para calcular o preço do envio da correspondência ou inserir o endereço no GPS do aparelho. É possível também fazer a busca de uma agência mais próxima para realizar a postagem e, depois, rastrear a remessa.

De acordo com a empresa, os serviços oferecidos pelo celular são os mais procurados pelos 20 milhões de internautas que visitam o site dos Correios mensalmente. O site já registra 40 mil acessos mensais via celular.

O Correios Mobile já pode ser acessado no endereço m.correios.com.br, a partir de smartphones com navegadores web.

Fonte: www.administradores.com.br

Profissionais criativos se destacam em empresas. Saiba como ser um!

A criatividade proporciona inúmeros benefícios para as organizações.

Cobiçados pelo mercado, profissionais com esse talento são capazes de produzir ideias, fazer algo novo ou original, propor soluções novas a problemas antigos ou soluções inéditas a problemas novos.


E, ao contrário do que se imagina, a criatividade não é inata. "Ela pode ser aprendida e desenvolvida, sendo sempre suscetível de melhora", explica Fernando Montero da Costa, Diretor de Operações da Human Brasil, especializada na seleção e recrutamento de talentos, formação, desenvolvimento e consultoria estratégica de pessoas nas organizações.

Na prática, segundo o especialista, conhecimento não é o mesmo que criatividade. "A imaginação transcende o conhecimento. Portanto, se você quiser ser criativo, primeiro esqueça o que sabe", completa.

Fernando Montero afirma que algumas barreiras são encontradas na prática e exercício desta competência, como a incapacidade de mudar as respostas de sempre, do tipo "em time que está ganhando não se mexe", e bloqueios sociais, culturais ou emocionais, como, por exemplo, medo, dúvidas ou insegurança.

O consultor de RH lista algumas dicas para a aplicação dos princípios de criatividade:

1) Decida ser criativo
2) Busque sempre mais de uma solução (ou várias alternativas)
3) Escreva todas as suas ideias e as analise minuciosamente
4) Defina teus objetivos
5) Utilize o pensamento divergente e haja com flexibilidade
6) Considere o problema dos outros como oportunidades e desafios
7) Aprenda a assumir riscos e atreva-se a ser diferente
8) Desafie normas e suposições. Procure ser menos racional.
9) Utilize o humor
10) Tome o tempo que seja necessário para cumprir suas tarefas. Fazer as coisas com calma (quando se pode) aumenta a produtividade e a eficácia
11) Seja persistente
12) Viva o presente
13) Desfrute de momentos de lazer. A qualidade de vida depende de como se emprega o tempo livre.

"O comportamento criativo das pessoas é algo perceptível, pois estas se destacam dos demais membros da organização pela grande variedade de ideias e soluções originais que propõem. E também porque ignoram a forma convencional de pensar", afirma Fernando Montero.

Fonte: www.administradores.com.br

Depois de Orkut, Facebook, Twitter, Linkedin... Agora deve ser a vez do "Google Me".


A empresa Google deve lançar nova rede de relacionamentos para competir, principalmente, com o Facebook.

No último final de semana foram divulgados rumores que a empresa Google está planejando o lançamento de uma nova rede social, chamada "Google Me". Essa nova ferramenta pretende abocanhar uma maior fatia no mundo das redes sociais e se tornar a principal concorrente do Facebook.

Atualmente, o Google é a detentora do Orkut que apesar de ser a rede social mais utilizada no Brasil e ter aproximadamente 100 milhões de usuários mundiais, ainda está muito longe de ser uma rede social popular no mundo. Basta fazermos uma rápida comparação com os 400 milhões de usuários do Facebook para termos uma idéia da diferença de popularidade entre os dois serviços.

O vazamento

O boato da nova rede social da Google surgiu após o jornalista Kevin Rose, fundador do Digg, soltar, recentemente, o seguinte rumor em seu Twitter: "Ok, umm, huge rumor: Google to launch facebook competitor very soon 'Google Me', very credible source". Algo como "Grande Rumor: Google pode lançar em breve um competidor para o Facebook chamado 'Google Me', segundo uma fonte sólida".

O site norte-americano Fast Company destaca que Rose é conhecido por levantar rumores que muitas vezes se tornam verdadeiro, principalmente, em relação a lançamentos de produtos da Apple. Mesmo assim, lembra que ele erra tanto quanto acerta e faz uma comparação com o baseball, afirmando que, no esporte, uma média de acerto de 50 % já é muito importante.

Além disso, o ex-diretor de tecnologia da Facebook e também co-fundador da Quora (a nuvem de origem Fórum de pergunta-resposta), Adam D'Angelo, confirmou ter fontes seguras sobre o lançamento dessa nova rede social.

Fonte: www.administradores.com.br

Brasileiros confiam mais em publicitários do que em profissionais de Marketing.

Ranking da GFK mede o índice de confiança em profissões e organizações do país e do mundo.

Os brasileiros confiam mais em jornalistas e publicitários do que nos profissionais de Marketing. É o que indica um estudo realizado pela GFK, que mediu o nível de confiança da população em profissões e organizações no Brasil, nos Estados Unidos, na Colômbia, na Índia e em 15 países da Europa. Por aqui, os jornalistas conquistaram a 6ª posição, com 76% do índice de confiança dos cidadãos, enquanto na média mundial os profissionais ocupam a 11ª colocação, com 41%.

O ranking nacional também foi melhor para os publicitários, que garantiram o 7º lugar, com 71%. Internacionalmente, a categoria ficou na 15ª colocação, com 30%. Já os profissionais de Marketing brasileiros ficaram na 11ª posição (67%) e, nos outros países, os executivos estão em 13º lugar, com 39%. No ranking geral, os bombeiros são apontados como os profissionais mais confiáveis, citados por 98% dos entrevistados brasileiros e 94% das populações internacionais. A categoria com a pior avaliação é a dos políticos, com 11% de índice de confiança no Brasil e 14% no mundo.

A GFK também indica que a confiança dos brasileiros nos pesquisadores de mercado aumentou em relação ao ano passado. Com 80% do nível de confiança da população, a profissão subiu da 6ª para a 5ª colocação em 2010. Internacionalmente, esta categoria manteve o desempenho de 2009, com 55%, mas caindo da 8ª para a 9ª posição.

Fonte: www.administradores.com.br

Não se intimide: faça seu marketing pessoal.

Em tempos de mercado aquecido, é essencial para qualquer profissional ficar atento às oportunidades de carreira que o rodeiam.

Em tempos de mercado aquecido, é essencial para qualquer profissional ficar atento às oportunidades de carreira que o rodeiam. Razão: o momento é oportuno para que se busque a ascensão da carreira desejada, embora muitos executivos não saibam como, para isso, podem se destacar dentre tantos outros profissionais. A resposta está no marketing pessoal, afirma Irene Azevedo, consultora da DBM, consultoria global especializada na gestão do capital humano.

Embora ainda vítima de preconceitos, o marketing pessoal, segundo Irene, é um instrumento legítimo e, mais importante, capaz de dar ao profissional o poder de se apossar de suas habilidades e características e de comunicá-las corretamente. "O marketing pessoal é uma forma de se manter competitivo no mercado", afirma a consultora. "Para conseguir fazer isso de uma maneira eficiente, é essencial que o profissional se conheça profundamente. Somente o autoconhecimento trará a possibilidade de o indivíduo olhar para sua trajetória, perceber claramente suas forças e fraquezas, entender o que deseja para o futuro e, com essas informações, se posicionar adequadamente no mercado de trabalho".

A consultora lembra os fundamentos tradicionais de marketing – produto, preço, distribuição e comunicação – para salientar que é relevante ao executivo que deseja posicionar-se melhor no mercado de trabalho definir qual é seu objetivo exato e, a partir disso, determinar as estratégias para atingir isso. "Este processo pede, por exemplo, uma embalagem correta, ou seja, um currículo bem elaborado".

Sobre a comunicação, Irene alerta para o fato de que o indivíduo deve ter mente que não se deve falar de si o tempo todo e para todos, o que com certeza o tornará inconveniente. "É necessário criar uma estratégia e saber falar de acordo com o contexto em que se está inserido. Isso exige preparação. Ninguém nos ensina a nos vendermos em nenhuma fase da vida. Por isso, tendemos a achar o marketing pessoal uma atividade difícil ou típica de exibicionistas", diz. "É necessário que se aprenda a fazer o marketing pessoal da maneira correta", completa.

A consultora diz que é importante ter consciência de suas habilidades profissionais para expor nos momentos chaves, como em uma avaliação de desempenho, por exemplo. "O importante é sempre buscarmos nos conhecer melhor, seja por meio de um coaching, ou mesmo uma terapia. São diversas as formas que nos levam ao autoconhecimento e é importante nunca pararmos de buscá-lo, pois nunca nos conhecemos totalmente", finaliza.

Fonte: www.administradores.com.br

Por que Steve Jobs é tão admirado quando aparece em público?

Biotipo franzino, uma blusa preta básica, calça jeans, tênis "surrado" e admirado por todos que assistem suas apresentações. Steve Jobs, fundador da Apple, é um dos mais reconhecidos executivos da atualidade pela sua incrível capacidade de envolver e seduzir platéias e devido ao extremo sucesso dos produtos inovadores de sua organização.

A tranquilidade, emoção e o carisma que Steve Jobs transmite em suas apresentações, principalmente nos lançamentos de algum produto novo da Apple, chamam a atenção pela facilidade de converter prováveis compradores em clientes, e clientes em entusiastas.

Fascinado pelo formato utilizado nas apresentações de Steve Jobs, um dos principais especialista em técnicas de comunicação norte-americano, Carmine Gallo, estudou mais sobre as táticas e técnicas empregadas pelo dirigente da Apple em suas exposições, que acabou rendendo o livro "Faça como Steve Jobs – e realize apresentações incríveis em qualquer situação".

De acordo com o especialista Gallo, o sucesso das apresentações de Jobs é devido ao executivo não vender produtos, mas sim experiências, na qual, suas exposições são verdadeiros acontecimentos. Algo concreto que pode ser facilmente observado sobre as bem-sucedidas apresentações de Steve Jobs está no YouTube: nenhum outro executivo de grande empresa tem tantos vídeos disponíveis. Gallo afirma que, enquanto escrevia o livro, somavam mais de 35 mil vídeos do empresário no canal - enquanto que o presidente da gravadora Virgin, Richard Branson, por exemplo, contava com cerca de mil.

Veja a entrevista exclusiva com o especialista Carmine Gallo e entenda porque Steve Jobs é um verdadeiro showman quando o assunto é apresentação:

1 - Steve Jobs tem uma reconhecida capacidade de envolver e seduzir o público. Mas o que torna as pessoas ficarem tão interessadas nas suas atuações?

Suas apresentações são diferentes de qualquer apresentação da maioria das pessoas que já vi. Eles são mais como eventos teatrais: completos, com um elenco de apoio (outros), cenários deslumbrantes (lindo slides), e até mesmo acessórios (manifestações do produto). Enquanto a maioria das apresentações são apenas mostras de dados e de estatísticas, uma apresentação de Steve Jobs pretende informar, educar e entreter.

2 - Quais são as principais técnicas utilizadas por Steve Jobs que você destacaria como importantes no processo de atrair as pessoas?

Em primeiro lugar, manter o seu slides simples. Se você usar o PowerPoint ou software de apresentação Keynote Apple, deve sempre usar mais imagens do que texto. Há muito pouco texto em uma apresentação de Steve Jobs.

Em segundo lugar, desenvolver uma descrição de uma frase para o seu produto ou serviço. Quando Steve Jobs apresentou o MacBook Air, em janeiro de 2008, ele chamou de "mais fino notebook do mundo." Quando ele introduziu o IPad no início deste ano, Jobs descreveu como um "dispositivo mágico e revolucionário". Como você descreveria o seu produto no Twitter, um post de 140 caracteres ou menos? Esse é um bom exercício.

Em terceiro lugar, não se sinta como se precisasse carregar a apresentação inteira sozinho. É possível utilizar outros membros de sua equipe para co-apresentar com você. A apresentação de Steve Jobs não é um one-man show.

3 - Em sua apresentação, Jobs normalmente usa camisa preta, jeans e tênis de um dia-a-dia, certo? Você acha que esta forma mais informal de apresentação também pode ser considerada uma técnica para tornar o público mais confortável nestes eventos?

Faça o que fizer não se vista como Steve Jobs! Use o que é apropriado para o seu público e para a cultura da empresa em que atua. Caso as pessoas do meio em que esteja inserido estejam vestidas de ternos, então se apresente de terno. Steve Jobs tem um aspecto icônico. Acima de tudo, lembre-se que o guarda-roupa de Jobs é adequado para a cultura do Vale do Silício (sua região).

Se você sair vestindo jeans azul, tênis, e blusa preta em suas apresentações passará a idéia que está tentando copiar Steve Jobs, ou seja, uma reprodução. É preciso ter personalidade e identificar as suas melhores virtudes e características para usá-las e atrair seu público.

4 - É evidente, principalmente, o carisma que Steve Jobs passa em suas aparições na mídia. Essa é uma característica necessária para um bom orador?

Steve Jobs tem "carisma", fazendo suas apresentações parecerem que estão sendo feitas sem esforço algum. Você sabe como ele consegue isso? Com prática. Muita e muita prática. Nada é um por acaso em sua apresentação, sua segurança e desenvoltura só vem depois de horas de ensaios exaustivos.

5 – Baseado no executivo da Apple, qual conselho você deixaria para aqueles que querem melhorar sua maneira de expressar-se na frente dos outros?

Steve Jobs não se tornou um orador excepcional durante a noite. Ele está trabalhando em seu ofício ao longo de décadas. Para sobressair em qualquer embarcação é preciso trabalhar duro, praticar bastante e ter confiança naquilo que está fazendo. Com isso, é possível ter mais sucesso na hora de se apresentar para uma platéia.

Fonte: www.administradores.com.br