quarta-feira, 11 de julho de 2012

Marketing & Idéias: Conheça os 9 produtos mais vendidos de todos os tempos.

Alguns produtos realmente caem no gosto dos consumidores. O site "Business Insider" publicou uma lista com os produtos mais vendidos de todos os tempos em diferentes categorias.

Entre os campeões de vendas estão a série Harry Potter, o brinquedo Cubo Mágico e o álbum "Thriller", do cantor Michael Jackson.

De acordo com a lista, na categoria jogos de videogame, o vencedor foi a franquia Mário Bros, lançada em 1981. Veja a lista com os produtos mais vendidos por categoria:


1. Livro: Harry Potter - 450 milhões de unidades vendidas

2. Brinquedo: Cubo Mágico - 350 milhões de unidades vendidas

3. Console de videogame: Playstation - 300 milhões de unidades vendidas

4. Jogo de videogame: Mário Bros - 262 milhões de unidades vendidas

5. Smartphone: Iphone - 250 milhões de unidades vendidas

6. Álbum: "Thriller" do cantor Michael Jackson - 110 milhões de unidades vendidas

7. Tablet: Ipad - 67 milhões de unidades vendidas

8. Carros: Toyota Corolla - 39 milhões de carros vendidos

9. Filmes: Star Wars - US$ 4,5 bilhões em faturamento com ingressos


Fonte:  economia.uol.com.br



Marketing & Idéias: Marcas centenárias usam saudosismo para atrair consumidores.


Numa época em que a oferta de produtos é grande e a concorrência é acirrada, uma série de empresas tem apostado no saudosismo para atrair os consumidores.

Granado, Aviação e Itubaína são algumas das marcas cujo principal diferencial está, justamente, em se manter semelhantes ao que foram no passado.

Fundada em 1870, a Granado passou, há cerca de cinco anos, por um forte processo de resgate da marca, focado justamente na manutenção de sua tradição. Os produtos, que eram vendidos basicamente em farmácias e supermercados, passaram a ocupar as prateleiras de lojas próprias, todas com arquitetura "retrô".

A linha foi ampliada e hoje conta com mais de 300 produtos, incluindo-se aí os de outra marca "vintage", a Phebo, que foi adquirida pela empresa. O talco Polvilho Antisséptico, da Granado, porém, que ajudou a fazer a história da marca, permanece como um dos itens mais vendidos.

A manteiga Aviação é outra marca brasileira que investe na própria tradição para atrair consumidores. Criado em 1920, o produto ainda hoje é oferecido nas tradicionais latas cor de laranja, desenvolvidas para manter a manteiga bem conservada, sem necessidade de refrigeração.

Com o passar do tempo e a chegada da possibilidade de refrigeração durante o transporte, o produto passou a ser oferecido também em embalagens plásticas. Doces de leite e achocolatados, entre outros produtos, também passaram a fazer parte do portfólio da marca.

A lata, porém, permanece à venda. "Para muitas pessoas, a lata é uma recordação de infância", diz Ana Luísa Resende Pimenta, diretora da Laticínios Aviação.

'Lembramos do passado como uma época melhor'

Desde 2010, o refrigerante Itubaína, da Schincariol, passou a ostentar no rótulo a palavra "retrô" para reforçar sua tradição. O produto existe desde 1954.

"O apelo retrô é, muitas vezes, a maneira que a marca tem para conseguir garantir um diferencial", diz o professor de gestão de marcas e marketing estratégico da ESPM, Marcos Bedendo.

Mesmo empresas que trabalham com alta tecnologia, como a fabricante de eletrodomésticos Whirlpool, estão ligadas nessa tendência. A empresa lançou nos últimos anos pelo menos três produtos da marca Brastemp com apelo "vintage" . Entre eles está um refrigerador com design típico dos anos 50, mas com tecnologia moderna.

O professor diz que essas marcas acabam reunindo dois atrativos. Um deles é a memória afetiva dos consumidores. "Sempre nos lembramos do passado como uma época melhor, e esses produtos nos trazem essa sensação de tranquilidade", diz.

Além disso, o consumidor, afirma Bedendo, está cada vez mais sendo atraído por produtos que aparentam "simplicidade". "Esse é um dos nichos de produtos que vêm se consolidando no mundo todo", diz. "Muitos consumidores vêm preferindo usar produtos mais antigos porque eles parecem teoricamente ser mais naturais."

Matéria indicada por Edson Valença


Fonte: economia.uol.com.br




Marketing & Idéias: 10 mandamentos de Philip Kotler.


Ninguém melhor para compilar os ensinamentos deixados por Philip Kotler no Special Management Program da HSM do que Jaime Troiano, presidente do Grupo Troiano de Branding e um dos maiores especialistas em marketing da atualidade. Foi ele quem comandou as wrap-up sessions do evento, que aconteceu nos dias 20 e 21 de junho, em São Paulo.

Na ocasião, brincando com o público, Troiano comentou que se sentia “obeso de tanta informação” e que o grande desafio para todos os profissionais que ali estavam seria colocar em prática tudo o que lhes fora transmitido. De fato, os dois dias foram repletos de conceitos, exposições de casos internacionais e respostas a questionamentos do público.

Para reforçar a apresentação do “pai do marketing”, que na mesma semana palestrou em Recife, confira alguns pontos importantes destacados pelo presidente do Grupo Troiano de Branding:

1º Mandamento

Precisamos entender que a comunicação integrada de marketing é fundamental e desafiadora. O Brasil ainda não tem grandes “maestros” que saibam integrar essa comunicação de fato.

2º Mandamento

O marketing é essencialmente uma conexão de pessoas com outras pessoas. Daí vem a força das marcas regionais, do mercado local. Cabe ao profissional de marketing tornar essas mensagens aplicáveis ao mercado nacional.

3º Mandamento

É importante entender que as marcas têm raízes, mas que é preciso preservar o essencial em busca do novo. Isso é inovação de marca.

4º Mandamento

Crie métricas para avaliar sua marca e invista na criação de modelos capazes de inovar. Faça periodicamente cálculos de valor da marca.

5º Mandamento

O importante para uma empresa não é o que ela faz ou o que ela vende e sim o porquê ela faz. O propósito é a razão de ser de uma empresa – engaja pessoas, alinha projetos e gera resultados.

6º Mandamento

Não existe possibilidade de construir qualquer marca forte se isso não começar dentro de sua empresa. Colaboradores devem estar convencidos do valor de sua marca, devem estar engajados e serem multiplicadores dessa valorização.

7º Mandamento

O consumidor não é tão simples quanto parece. Por isso, se preocupe em conhecê-lo cada vez mais e melhor. Se a sua empresa colabora para aumentar a autoestima do seu cliente, ele estará cada vez mais próximo de você.

8º Mandamento

Ao realizar uma pesquisa, despreze sempre a primeira resposta. Estimule a conversa. É importante falar com o consumidor sempre. E a tecnologia contribui para essa interação.

9º Mandamento

Empresas que olham para a classe C devem saber que ela é conservadora e tem características próprias. Crie produtos direcionados a esse público, ao invés de baratear os já existentes.

10º Mandamento

Crie uma plataforma de desenvolvimento de novos produtos sob a mesma marca. Associe-os à marca e, com isso, agregue valor.

* Jaime Troiano é presidente do Grupo Troiano de Branding e um dos maiores especialistas em marketing da atualidade.


Fonte: www.hsm.com.br





quarta-feira, 4 de julho de 2012

Marketing & Idéias: Conheça 7 embalagens bem criativas feitas para conquistar os consumidores.


Estratégia cada vez mais utilizada pelas empresas para chamar a atenção dos clientes.

 Uma das máximas do marketing atual relata que para conquistar o consumidor de verdade é preciso surpreendê-lo e levá-lo a uma experiência única na hora da compra de um produto. Uma forma que muitas empresas estão buscando isso é através da embalagem. Você leu certo... embalagem mesmo!
Através de criativas maneiras de envolver um produto ou empacotá-lo para o transporte, muitos empreendimentos estão atraindo novos consumidores para conhecerem o que há por dentro desses pacotes caprichados.

O site Administradores.com separou sete dessas embalagens que estão fazendo sucesso e ajudando empresas a chamarem positivamente a atenção.

Garrafas de sabor











As garrafas possuem texturas inspiradas nas frutas dos novos sabores de Smirnoff Caipiroska.

Jeans com estilo












Calças jeans, apesar de terem tonalidades diferentes, são sempre muito parecidas. Então, como impressionar um consumidor com esse produto. A empresa Lee encontrou uma forma para o seu produto Skinny Jeans

Embalagem Fios











Embalagem criativa da Rellana destinada para promover fios para costura

Embalagem para biscoito














O Cookies, made in japan, pode até espantar a primeira vista. Mas uma coisa é certo, ele atiça uma curiosidade no consumidor: "será que esse biscoito é bom?"

Caixa de sabão em pó













Máquina de lavar roupa como embalagem de sabão em pó feita na Coréia do Sul

Embalagem/faca para Manteiga














Essa embalagem não guarda ou envolve o pacote de manteiga apenas. Ele funciona como uma para passar no pão. A criatividade ficou por conta do Yeongkeun Jeong.

Nobilin Embalagem Pills











Remédios podem inovar em sua embalagem? Por que não? A Nobilin achou uma forma diferente de demonstrar como o remédio funciona: cada comprimido tem como alvo o alimento pesado em seu estômago.


Fonte: www.administradores.com.br






































Marketing & Idéias: Confira 10 comportamentos simples que ajudam a impulsionar a sua produtividade.

Lista de afazeres e break time podem ser grandes aliados para profissionais que querem produzir mais.

O mundo corporativo exige profissionais produtivos e eficientes. Para aumentar a produtividade, porém, há diversas estratégias. Pensando nisso, a equipe InfoMoney listou uma série de dicas para os profissionais observarem, praticarem e analisar os resultados. Confira.

1. Break time - assim como as férias são extremamente importantes para limpar a mente, relaxar o corpo e recarregar as baterias para voltar ao trabalho altamente produtivo, alguns momentos de descanso durante o expediente vão ajudar a clarear as ideias, e dar uma boa reduzida no estresse.

Simples cinco minutos de caminhada não só serão extremamente úteis para arejar a mente como ajuda no fluxo sanguíneo. Portanto, vá para fora do escritório, respire profundamente e mude um pouco de cenário. Você retornará ao ambiente de trabalho com mais disposição.

2. Defina suas prioridades - quanto mais organizado seu dia, mas fácil será evitar o estresse e mais produtivo você poderá ser. A recomendação aqui é assim que você levantar, antes de iniciar suas atividades diárias, fazer uma lista de afazeres. Se quiser economizar tempo, faça essa lista sempre no final do dia, com as atividades que deverão ser realizadas no próximo expediente.

A lista deve ter uma ordem, ou seja, liste as atividades de acordo com suas prioridades. À medida que for realizando suas tarefas, vá retirando ou sinalizando na sua listinha que a tarefa foi concluída. Isso te ajuda a sentir mais produtivo.

3. Pense a longo prazo - um grande problema dos profissionais é pensar apenas no curto prazo, ou seja, limitam-se nas suas atividades diárias e rotineiras. Claro que elas são importantes, porém, tudo que as pessoas fazem devem ter um sentido maior, um significado maior.

A sugestão, portanto, é refletir sobre o que você quer atingir ao final de um ano de trabalho, aonde você quer chegar. Defina seus objetivos de longo prazo, escreva em um papel e cole ao lado do seu computador ou perto da sua principal ferramenta de trabalho. Essas metas vão te dar mais motivação para trabalhar, o que refletirá na sua produtividade. Além disso, use esses objetivos como argumento quando for avaliado por seus superiores na avaliação de desempenho e mesmo na hora de pedir um aumento de salário.

4. Chegue cedo - produtividade não combina com distrações. Um escritório silencioso e vazio significa paz e a possibilidade de se concentrar mais. Os colegas de trabalho são as principais distrações e podem realmente afetar sua produtividade. Portanto, chegar mais cedo e evitar a bagunça do escritório lotado podem trazer grandes retornos.

5. Use a internet como sua aliada - alguns estudos já comprovaram que dar uma 'surfada' na internet, com o objetivo de refrescar a mente pode ajudar na produtividade. Portanto, não se sinta culpado ao fazer algumas pequenas paradas para surfar na internet. Invista de 5 a 10 minutos navegando nos seus sites preferidos. Isso ajuda a refrescar a mente e te devolve a produtividade.

6. Foque em apenas uma tarefa - você pode achar que é um profissional mais produtivo fazendo diversas tarefas ao mesmo tempo. Ou que precisa fazer isso, pois o ambiente de trabalho exige. Porém, coachs de carreira concordam que o cérebro trabalha melhor quando está focado em apenas uma atividade.

Se quiser aumentar sua produtividade, foque em apenas uma tarefa e insista nela até terminar, sem desviar sua atenção para outras questões. Evite ficar trocando de uma tarefa para a outra, sem terminar nenhuma.

7. Medite - meditação não significa apenas sentar em uma posição estranha e ficar emitindo ruídos. O que você precisa é fazer alguma coisa que te relaxe. Alguns momentos de respiração profunda e um pouco de alongamento pode ser feito com facilidade na sua própria mesa e contribuem bastante para a produtividade.

8. Lembre-se do lanchinho - alimentos com alto teor de proteína e fibras ajudam bastante na produtividade. Se for comer alguma fruta, ótimo. Mas tente adicionar no seu lanchinho alimentos com fibras, como cereais. Evite, sempre, biscoitos e salgadinhos, eles possuem açúcares simples em sua composição que rapidamente aumentam os níveis de açúcar no sangue, o que não é bom para a saúde no longo prazo.

9. Tire uma sonequinha - nem todos os profissionais trabalham ao lado de casa, mas, para os que têm a sua disposição uma cama, a sugestão é descansar de 15 a 20 minutos no começo da tarde. Estudos médicos já mostraram que poucos minutos de sono nesse período podem aumentar a produtividade, a atenção e melhorar o humor das pessoas.

10. Por fim: lembre-se da água - quando o seu corpo está desidratado, todos os seus sistemas trabalham aquém da capacidade máxima. Isso faz com que seja mais difícil para você se manter focado e, consequentemente, afeta na produtividade. Muitos profissionais acabam se rendendo ao café e aos energéticos, mas eles só conferem curtos períodos de energia e debilitam a saúde. Portanto, prefira os bons copos de água.


Fonte: www.administradores.com.br











sábado, 30 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Grupo Newcomm lança site para expandir a Campanha do Agasalho.



Através de plataforma digital, pessoas poderão realizar doações para a compra de cobertores para moradores de rua.

Nesta sexta-feira (29), o Grupo Newcomm ampliou o alcance de sua Campanha do Agasalho, que já ocorre há dez anos, com o lançamento do site "Cobertor Social". A ação visa arrecadar fundos para a compra de cobertores que serão doados a ONGs que auxiliam moradores de rua.

Até o dia 6 de julho, quem acessar o site www.cobertorsocial.com.br poderá comprar "retalhos digitais", por preço mínimo a partir de R$ 5,00. Após a confirmação do pagamento pelo PagSeguro, a foto do comprador vai estampar o retalho escolhido por ele. Ao final da ação todo o valor arrecadado será convertido em compra de cobertores para as instituições ajudarem pessoas que passam frio nas ruas de São Paulo.

Além de colaborar para aquecer pessoas carentes, os visitantes do site ambém vão ajudar a divulgar a campanha em suas redes de contatos ao compartilhar o endereço do site em seu perfil no Twitter e na página do Facebook. De acordo com Elise Passamani, diretora de RH do Grupo Newcomm, as redes sociais têm aumentado sua relevância no engajamento dos colaboradores em ações de responsabilidade social. "O espírito colaborativo da web propociona maior envolvimento dos colaboradores e facilita o engajemento de seus familiares e amigos. O site aberto permite que todos possam ajudar ao próximo neste inverno", acrescenta.

O projeto Cobertor Social foi desenvolvido por profissionais voluntários de três agências do Grupo: a VML é a agência responsável pela idealização e arquitetura de informação do projeto; a Y&R assina o design e a campanha de divulgação entre os 1000 colaboradores do Grupo; e a Wunderman desenvolveu o site.



Fonte: www.administradores.com.br