quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: As cinco diferenças entre os vencedores e os perdedores.

Rosabeth Moss Kanter, professora de Gestão em Harvard, mostra algumas situações que diferenciam as empresas de sucesso das outras.

Indiscutivelmente vivemos em um mundo globalizado. Informações de todos os tipos estão mais acessíveis, estamos conectados a qualquer parte do mundo em minutos, bolsas de valores ascendem e derrubam empresas em poucas horas. E nessa atual conjuntura, tornou-se cada vez mais necessário lidar com problemas, superar obstáculos e resistir à pressão de situações adversas.

É nesse momento que ter uma atitude proativa e por em prática a resiliência, pode fazer a diferença para o sucesso de uma empresa, afirma Rosabeth Moss Kanter, professora de Gestão em Harvard e eleita pelo The Times de Londres uma das "50 mulheres mais poderosas do mundo".Em palestra na ExpoManagement, ela ressaltou em cinco tópicos as principais diferenças que fazem equipes e empresas serem vencedoras ou perdedoras.

1 - Vencer é muito melhor do que perder

"Vencer produz um comportamento melhor, facilita as ações, passa confiança", destaca a professora. Para ela, os líderes devem instigar esse sentimento de vitória, enfatizando as conquistas já realizadas e mostrando que é possível conquistá-las novamente..

2- Vencer requer muito trabalho

"Vencer significa trabalho árduo, disciplina, métricas e profissionalismo", destaca a professora. Ela afirma que as empresas que permanecem no topo são obcecadas pela vitória.

3- Ter uma equipe forte em vez de um talento

Rosabeth explica que as equipes de destaque nem sempre possuem os melhores jogadores, o que elas têm são as melhores equipes. "Não é o talento individual, é o talento coletivo que faz a diferença em equipes vencedoras e empresas vencedoras". A professora de Harvard indica que nos times perdedores, cada um joga por si e não é estimulado à cultura do aprendizado e o trabalho coletivo.

4 - Os vencedores pensam pequeno e pensam grande

"Tudo bem, as metas têm que ser grandes, mas você precisa ter objetivos pequenos, fazer por etapas. [...]. As vezes uma pequenas ideia, uma pequena sugestão pode crescer e fazer um sucesso estrondoso", indica Rosabeth Kanter. Ela destaca o exemplo da IBM que fez um trabalho de resiliência, envolvendo seus funcionários, e passou a atuar em outras áreas da tecnologia por conta da ideia de muitos desses colaboradores. "Essas ideias que emergem podem se tornar importantes e acabar fazendo com que os vencedores continuem vencendo", ressalta.

5 - Saber encarar a derrota

"Os problemas vão acontecer de qualquer lado, as pisadas de bolas, as escorregadas. Até equipes vitoriosas tem defeitos, mas elas enfrentam esse problema com rapidez", afirma Rosebeth. E ela indica que isso acontece nas equipes bem sucedidas pois existe uma comunicação integrada, uma participação maior da equipe e é adotado a resiliência.

Fonte: www.administradores.com.br


segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: SWU Music & Arts Festival 2011 - O Festival de Música, Arte e Sustentabilidade.


Começa sábado dia 12/11 e vai até o dia 14 em Paulínia/SP, o maior festival de música, arte e sustentabilidade do planeta.

Mas você sabe o que é SWU? Você já deve ter ouvido falar sobre o Protocolo de Quioto, a Conferência de Copenhague e de reuniões entre países para reduzir a emissão de gases poluentes, certo? Mas, quantas pessoas já leram algum desses acordos – e mais: o que isso tudo tem a ver com a sua vida?

Sim, essas grandes conferências e decisões são muito importantes. O problema é que, vendo as coisas acontecendo lá longe, na TV ou no jornal, parece que tudo está além de nosso alcance, que não podemos fazer nada para ajudar. Ok, o planeta tem que ser mais sustentável, mas, o que nós temos a ver com isso?

O SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver. O movimento nasceu da iniciativa de Eduardo Fischer, presidente do Grupo Totalcom, e parte da convicção de que pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças.

Não poder resolver os grandes problemas do noticiário não significa que você está de mãos atadas. A primeira coisa que você pode fazer para salvar o planeta é fazer alguma coisa. Simples assim. Mude hábitos, mostre que é possível e, desta forma, contagie aquele que está aí, do seu lado. Começa com você!

O Festival

O festival conta com atrações nacionais e internacionais de diversos estilos e gostos. Presenças confirmadas de Marcelo D2, Emicida, Ultraje a Rigor, Zé Ramalho, Raimundos, The Black Eyed Peas, Kanye West, Snoop Dogg, Lynyrd Skynyrd, Peter Gabriel, Duran Duran, Faith No More, Alice In Chains, Megadeth, Simple Plan e mais 60 atrações.


O Fórum Global

Grandes personalidades, ativistas, referências, o maior fórum de sustentabilidade da América Latina está ao seu alcance a partir de agora! O II Fórum Global de Sustentabilidade será gratuito e só quem tiver ingresso para o SWU Music and Arts Festival 2011 poderá participar.

Ingressos para o show ou maiores informações, é só acessar o site oficial do festival: www.swu.com.br

O evento conta ainda com Patrocínio Master da Prefeitura Municipal de Paulínia, Secretaria de Cultura de Paulínia e Cerveja Heineken. Apoio da Coca-Cola e Postos Ipiranga. Conta ainda com a parceria do Governo de São Paulo, Secretaria do Meio Ambiente, Café Melitta, Unica-União da Indústria da Cana-de-Açúcar, CPFL Energia, Compact Car-Soluções Logísticas Ecológicamente Corretas, NA Equipamentos, Espaço 10x21 Arte em Movimento, LPL Lighting Productions, Muraoka Massoterapia, Bicicletas Soul Cycles e Vitória Hotel Convention Indaiatuba. 

Lembrem-se ...  SWU Começa com você

Fonte: www.swu.com.br







quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: O Aprendiz inicia oitava temporada, segunda sob o comando de João Dória Júnior.


Vencedor levará R$ 1,5 milhão como prêmio.

Começou nesta terça-feira (1º), a oitava temporada de O Aprendiz, reality show produzido no Brasil pela rede Record e atualmente comandado pelo empresário e apresentador João Dória Júnior. O programa mantém este ano a volta às origens do formato feita em 2010, após variantes que incluíram edições temáticas, como "O Aprendiz – O sócio" e "O Aprendiz – Universitário".

Após a saída de Roberto Justus, apresentador do programa entre 2004 e 2009, chegou-se a especular a extinção do programa. Mas a Record manteve a proposta e agora chega à segunda edição sob o comando de João Dória com um prêmio tentador: R$ 1,5 milhão.

O formato continua basicamente o mesmo do início. Entre 153 mil inscritos, foram selecionados 16 participantes, escolhidos com base em seus currículos, entrevistas e desempenho durante a seleção. No programa, eles terão que disputar novas provas e cumprir várias tarefas, sob o olhar do apresentador e seus conselheiros (nove, no total), que definirão a cada semana quem sai e quem continua até a grande final.

"Essa vai ser a melhor temporada do Aprendiz de todos os tempos", disse João Dória na coletiva de lançamento da edição deste ano.

O programa começa às 23h, na TV Record.


Fonte: www.administradores.com.br

Excelente programa para os interessados em lições de empreendedorismo, liderança, humildade, trabalho em equipe, planejamento estratégico, perseverança, atitude, ações sociais e proteção ao meio ambiente. O reality show do mundo corporativo.

Programa obrigatório para gestores, administradores, profissionais de marketing ou simplesmente para pessoas que gostem de um programa de conteúdo relevante.

Luiz Fernando Madalozo



sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Marketing & Idéias: As 10 executivas mais poderosas do mundo segundo a Revista Forbes.


A revista Forbes divulgou nesta quarta-feira uma lista com as 101 mulheres mais poderosas do mundo. Reunimos as dez executivas que mais se destacam no mundo dos negócios.

Na quarta posição do ranking da Forbes, a indiana Indra Nooyi lidera a lista de executiva mais poderosa do mundo. Presidente e chefe-executiva da PepsiCo, empresa de bebidas e alimentos nos Estados Unidos com receita anual de aproximadamente US$ 60 bilhões.

No ano passado, Nooyi bancou uma pesquisa com orçamento de US$ 488 milhões para tentar descobrir uma nova fórmula de refrigerante zero. A executiva supervisiona uma equipe de quase 300 mil funcionários em todo o mundo.

Mais poderosas de negócios: 1ª

Ranking Forbes - Mulheres mais poderosas: 4ª


A norte-americana Sheryl Sandberg já foi vice-presidente operacional de operações do Google e desde 2008 trabalha no Facebook, atualmente no cargo de COO. Formada em Economia pela Universidade de Harvard e com MBA pela Harvard Business School, ela já atuou como chefe de gabinete do Departamento do Tesouro dos EUA sob o presidente Bill Clinton.

Sob seu comando, o Facebook cresceu de 70 milhões usuários para mais de 750 milhões, número que representa cerca de 11% da população mundial.

Mais poderosas de negócios: 2ª

Ranking Forbes - Mulheres mais poderosas: 5ª

Nascida no Brooklyn, Irene Rosenfeld é CEO da Kraft Foods, a segunda maior fabricante de alimentos do mundo. Ela supervisiona 127 mil funcionários e vendas em 170 países.

A executiva já foi presidente e CEO da Pepsi. Em 2006, entrou na Kraft, e no ano passado aumentou a receita anual da empresa em 43%, para US$ 49,2 bilhões.


Mais poderosas de negócios: 3ª

Ranking Forbes - Mulheres mais poderosas: 10ª

Susan Wojcicki é vice-presidente sênior de publicidade do Google e é a mulher responsável pela aquisição do YouTube e da DoubleClick, negócios de US$ 1,65 bilhões e US$ 3,1 bilhões, respectivamente. Ela lidera o desenvolvimento de novos produtos da empresa, incluindo as duas plataformas de publicidade do Google, AdWords e AdSense.

Atualmente ela está focada no mercado crescente de publicidade para celulares. Wojcicki é responsável por 96% das receitas do Google, que foram de US$ 28,2 bilhões em 2010.

Mais poderosas de negócios: 4ª

Ranking Forbes - Mulheres mais poderosas: 16ª

A executiva taiwanesa Cher Wang lidera a lista das pessoas mais ricas de Taiwan, com um patrimônio estimado em US$ 6,8 bilhões. Presidente da fabricante de smartphones HTC, que reportou receita de US$ 9,8 bilhões em 2010 e cria mais de um em cada cinco smartphones vendidos no mundo.

Recentemente, pagou US$ 300 milhões por uma participação de 51% na Beats Eletronics, um empreendimento norte-americano que tem nomes como o superstar Dr.Dre e Jimmy Iovine envolvidos.

Mais poderosas de negócios: 5ª

Ranking Forbes - Mulheres mais poderosas: 20ª

Vice-presidente da Disney Media Networks e presidente da Disney/ABC Television group, Anne Sweeney está na 25ª posição no ranking das 100 mulheres mais poderosas do mundo. Graças a ela, a receita da Media Network subiu 6% de fevereiro de 2009 a fevereiro de 2010.

Ela também está marcando presença no ramo dos tablets. Até o momento, 39 milhões episódios de séries da ABC foram transmitidos via streaming para o iPad e mais de 2,5 milhões de usuários baixaram o aplicativo da rede. Em 2012, Sweeney lançará um canal 24 horas, o Disney Junior, com foco nas crianças da pré-escola.

Mais poderosas de negócios: 6ª

Ranking Forbes - Mulheres mais poderosas: 25ª

Ursula Burns é presidente e CEO da Xerox Corp., uma das maiores empresas de tecnologia do mundo. Tem o crédito de ser a primeira mulher negra a liderar uma corporação pública nos Estados Unidos.

Além de monitorar uma equipe de 134 mil funcionários, ela é líder de um programa da Casa Branca em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemárica e vice-presidente do Conselho de Exportação do Presidente Barack Obama.

Mais poderosas de negócios: 7ª

Ranking Forbes - Mulheres mais poderosas: 27ª

Na posição de 28ª mulher mais poderosa do mundo, a executiva Amy Pascal é vice-presidente da Sony Pictures e recentemente assinou um contrato para permanecer no cargo por mais cinco anos. Poderosa também em Hollywood, emplacou sucessos como “Facebook – A Rede Social”. O próximo grande lançamento que deve acontecer sob seu comando é o filme “The Girl With The Dragon Tattoo", que promete ser mais um sucesso de bilheteira e tem previsão de estreia no Brasil em 2012.

Ela tem o crédito de defender carreiras de celebridades, como Emma Stone, Angelina Jolie e do diretor David Fincher.

Mais poderosas de negócios: 8ª

Ranking Forbes - Mulheres mais poderosas: 28ª

A banqueira Gail Kelly é CEO da Westpac Banking Corp. e é responsável por monitorar US$ 675 bilhões em bens e US$ 37,8 bilhões de receita. Nascida na África do Sul, Kelly mora em Sydney e é considerada a executiva mais influente no país.

Sob comando de Kelly, a empresa está se expandindo. No ano passado, fundiu-se com a quinta maior instituição de empréstimos da Austrália, aumentando o número de agências e caixas eletrônicos da rede. A Westpac Group tem aproximadamente 12 milhões de clientes, cerca de 40 mil funcionários e mais de 1.500 filiais.

Mais poderosas de negócios: 9 ª

Ranking Forbes - Mulheres mais poderosas: 32ª

A norte-americana Cynthia Carroll é CEO da mineradora Anglo American. Sob o comando de Carroll, a empresa anunciou um lucro operacional de 38% em julho e o lucro das ações quase dobrou, impulsionado pela crescente demanda por commodities em todo o mundo.

Embora não defenda quotas obrigatórias para mulheres em conselhos, alocou 25% dos assentos da empresa para o sexo feminino.


Mais poderosas de negócios: 10ª

Ranking Forbes - Mulheres mais poderosas: 35ª


Fonte: exame.abril.com.br

Marketing & Idéias: Sim, o corpo fala: saiba como persuadir sem dizer muita coisa.


Dominar a arte do "não dito" pode ser fundamental.

Às vezes, nem com um milhão de palavras conseguimos transmitir fielmente uma mensagem. Em outros casos, no entanto, um simples piscar de olhos pode ser suficiente para denunciar muita coisa. Por isso, dominar a arte do "não dito" é fundamental.

Dominar o que o nosso corpo diz não é uma tarefa fácil. Mas quem consegue, sem dúvidas, sai na frente, pois ele comunica bem mais do que podemos imaginar. E comunicar é persuadir. Há até quem discorde, mas dificilmente encontraremos quem prove o contrário. Por mais que não tenhamos intenção, a persuasão está sempre presente na nossa fala, no nosso olhar e também nos nossos gestos, pois veicular uma mensagem pressupõe, normalmente, a existência de um interlocutor. E se dizemos algo a alguém, queremos atenção. Se queremos atenção, trabalhamos para consegui-la. E, conseguindo-a, temos tudo para alcançar o que queremos.

No livro "A arte da persuasão", a autora norte-americana Tonya Reiman – que já escreveu um artigo sobre o assunto na revista Administradores nº 0 – destaca que "a linguagem corporal é a essência de quem demonstramos ser". Levar isso em conta é fundamental para entender o que dizem os sinais do nosso corpo e, principalmente, para não fazermos julgamentos apressados e assim cairmos em equívocos grosseiros.

Com isso em mente, decifremos os códigos!


É verdade: às vezes, um gesto vale mais que mil palavras

Pesquisas apontam que somente cerca de 10% da nossa comunicação, em algumas situações, é verbal. Na entrevista de emprego, por exemplo, quando o recrutador pergunta por que você está deixando o emprego atual para tentar uma vaga na nova empresa e você fica sem graça de falar que é por causa do salário maior, os cinco segundos de silêncio em que você pensa no que responder dizem mais sobre sua resposta do que as palavras proferidas em seguida.

O poder do "sim" não-verbal

Conquistar impressões positivas para as nossas atitudes deve ser sempre o principal objetivo das nossas comunicações (exceto naqueles casos em que você quer terminar o namoro, não sabe como e prefere dar um jeito para que a outra pessoa termine!). E não só a fala, mas também os gestos e expressões fazem parte do jogo. Então, saiba: do olhar a um simples aperto de mão, tudo é fundamental na hora de conseguir um "sim".

A primeira impressão é a que fica

A decisão do nosso interlocutor pelo "sim" ou pelo "não", entretanto, pode ser tomada antes mesmo de decidirmos o que queremos realmente transmitir. Por isso, estar seguro do que quer dizer é sempre importante.

Sim, a fala também é importante

Evidentemente, a comunicação verbal também desfruta de um poder gigantesco e saber utilizá-la da melhor maneira faz toda a diferença. E utilizá-la bem significa dominar a articulação da fala com os demais elementos que, juntos, constroem a mensagem. Por exemplo: o tom da voz, o movimento das mãos, a postura do tronco, o olhar.

Silêncio total

O casamento vai mal, o trânsito é estressante e você não tem muita paciência para a conversa do colega ao lado. Tudo bem. Mas trabalho é trabalho. Por isso, cuidado pra não sair descarregando seus problemas em quem não tem nada a ver com eles. Pode ser uma tarefa difícil, mas a neutralidade nessa hora é a melhor opção.

Fonte: www.administradores.com.br

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Marketing & Idéias: Zombie Boy aparece sem tatuagens em campanha de cosméticos.


Rick Genest, o modelo canadense que tatuou o corpo inteiro, participou de comercial da marca Dermablend.

Rick Genest - ou Zombie Boy - o modelo canadense que tem quase 100% do corpo tatuado, apareceu hoje sem um pingo de tinta na pele, ou seja, irreconhecível, na campanha publicitária para os produtos de maquiagem da Dermablend.

 No comercial, que tem a assinatura “Go Beyond The Cover” - "Vá além da capa" - Zombie Boy aparece tirando a camisa e encarando a câmera. Em seguida, usa uma esponja e o removedor da marca para esfregar o peito, deixando à mostra as tatuagens que tem por baixo da maquiagem. O modelo faz o mesmo processo no rosto.

O filme mostra ainda toda a produção pela qual o modelo passou para encobrir as tatuagens para a campanha. O site da marca na internet também mostra o depoimento de Rick ao ver seu corpo sem tinta.

Rick Genest ficou famoso não só por seus desfiles - ele chegou a partipar do Fashion Rio, em junho deste ano, e é garoto propaganda de marcas como Mugler -, mas também por sua participação no clipe "Born This Way", de Lady Gaga.

Obcecado pela cultura punk, Zombie Boy fez sua primeira tatuagem aos 16 anos e seu corpo ainda passa por processos de modificação. O modelo ainda espera implantar dentes caninos como os de vampiros e tatuar a parte branca dos olhos.

Veja o making of e o processo de transformação de Rick Genest:



Fonte: exame.abril.com.br