sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Kotler: 5 passos para o sucesso em marketing.



Confira ,a seguir, o que esse especialista entende como os cinco passos para o sucesso em marketing:

1. Chegue sem ser pego pelo radar. A chave para a construção da marca é ter algo bom, que você revela de maneira muito inteligente. Algo que seja até mesmo invisível por um tempo, porque você quer estar fora da tela do radar dos concorrentes.

2. Conheça seu cliente. Você tem que entender e escolher os clientes que você quer atender. Não vá, simplesmente, atrás de todo mundo. Defina o mercado-alvo cuidadosamente por meio da segmentação de mercado e, então, posicione-se como diferente e como superior para aquele alvo específico de mercado.

3. Tenha sua estratégia de branding. Nós não estamos mais em um estado de concorrência; estamos em uma condição de hiperconcorrência. Então, as pessoas estão desesperadamente em busca de algo a que se agarrar, como itens funcionais dos produtos e apelos emocionais a eles. Deveríamos pensar em ter uma palavra, ou uma frase, que ajudasse a construir retenção e lealdade por parte dos clientes.

4. Permaneça à frente da concorrência. O ruim é que, se algo funcionar, seus concorrentes vão copiar e, antes que você perceba, qualquer coisa que você tenha como diferencial será imitada pelos outros. Portanto, você está no ramo da inovação constante. Pergunte-se o tempo todo: “Daqui a três anos, qual será nosso diferencial?”

5. Crie uma experiência. De vez em quando, vemos que alguém desenvolveu uma abordagem totalmente nova para um mercado maduro. Há um grande movimento no sentido de dizer “nós não estamos apenas acrescentando serviços ao nosso negócio e ao nosso produto; estamos, na verdade, tentando criar uma experiência”. Estamos no negócio do desenvolvimento de experiências.

Fonte: www.hsm.com.br

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Pode entrar, a casa é sua - Marketing de Permissão


* Por Saulo Veríssimo

Termo criado por Seth Godin, atual presidente de marketing permissivo da Yahoo, tem como fundamento a idéia de que o cliente possúi o direito de escolha no que se refere ao tipo de conteúdo que deseja receber, que tipo de novidades e curiosidades mais lhe interessam.

Pensando nisto os profissionais de marketing, têm como desafio, criar no cliente o desejo de abrir as portas de sua vida para uma empresa e seus produtos e serviços. Para isso é fundamental investir nas redes de relacionamento, inclusive às eletrônicas, que assumem o papel de atraír o cliente a adentrar na empresa, sentar-se na mesa da diretoria e opinar a respeito de que tipo de produto/serviço deseja e que inovações quer enxergar nos ítens que já consome.

A missão deste tipo de marketing e criar uma relação de proximidade com o cliente final, o que não é diferente da missão do marketing como um todo. Pensando no conceito de Marketing 3.0, criado e defendido por Kotler, onde o cliente é visto como um ser humano e que seus valores e os valores da empresa se cruzam. Não apenas isso, mas onde a empresa assume um papel social importatíssimo, podemos compreender que as ações de marketing permisso ajudam às empresas a "apaixonarem" seus clientes que se tornam seus fieis defensores, e melhores promotores.

Por fim, vale refletir antes de montar sua estratégia de marketing e utilizar dos recursos do marketing permissivo em busca do sucesso com seus clientes.
 
* Saulo Veríssimo é Gestor de Marketing, Comércio e Comunicação pela FASE Faculdade, palestrante e Consultor em Educação Profissional pela Veríssimo Treinamento e Desenvolvimento, Especialista em Marketing, estratégias de gestão de vendas com foco em resultados, Analista e Consultor em Marketing Digital, mídias e redes sociais, atuando na criação de estratégias de comunicação digital, passando pela montagem das peças gráficas e eltrônicas, execução e monitoramento das ações.

Fonte: ww.sauloverissimo.com
 
Ao contrário do marketing de interrupção onde o foco são as vendas e o consumidor é tratado apenas como mera cifras e números, além do próprio inconveniente em receber na tela de seu monitor ou na sua caixa de email uma propaganda da qual você não permitiu e muito menos lhe interessa, o marketing permissivo como já havia publicado em seu artigo o professor Saulo Veríssimo, o mesmo tem o propósito de criar um bom relacionamento com seu consumidor tratando-o de forma humana (marketing 3.0 explica muito bem isso) com respeito e procurando não só lhe entregar um produto ou serviço de seu interesse, mas também conhecê-lo, ouvir este cliente, criar um RELACIONAMENTO POSITIVO, trazendo a este consumidor benefícios que podem ir de descontos, promoções, mas acima de tudo o mais importante que é o RESPEITO A ESTE CONSUMIDOR.
 
Luiz Fernando Madalozo

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Conheça o Perfil do Profissional de Marketing no Brasil

Pesquisa do Mundo do Marketing com a Michael Page mostra um raio X completo da profissão.





Fonte: www.mundodomarketing.com.br

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Como elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso.


Faculdade concluída, fim de ano chegando e finalmente podemos dizer com orgulho: Somos Gestores de Marketing ! Certo ? Certo, porém ficam aí algumas dicas para quem ainda não concluiu a faculdade e está em fase de se preparar para a sua tão esperada conclusão de curso, o famoso TCC 

Atenção no decorrer das aulas, sim pois seu TCC começa à partir do seu primeiro dia de faculdade, pois todas as lições que você obtiver dentro de sala de aula e durante suas pesquisas acadêmicas, irão ser útil para o seu trabalho, e lhe servirá de bagagem. Procure levar a sério (não tente empurrar com a barriga), pois além de ser um grande aprendizado pra você, é um momento especial e único onde terá a oportunidade de pesquisar um tema escolhido por você e que irá defender no dia da sua apresentação.

Procure ler e se informar com assuntos ligados ao seu tema. Leia livros, revistas, artigos, monografias que tenham a ver com o tema, e principalmente mantenha-se antenado no que está acontecendo no dia a dia, pois até o momento em que você encerrar o seu trabalho, outros tópicos mais atuais poderão ser adicionados ao seu TCC.

Outra dica que julgo importante é, depois de pronto leia e releia seu trabalho antes de apresentar, pois é quando estamos de cabeça fria é que conseguimos visualizar melhor nossos erros (passei muito por isso).

Não desgrude de seu orientador pois ele lhe dará todo apoio necessário as normas da ABNT e a coerência da sua defesa.

E pra finalisar e o mais importante: LEVE A SÉRIO, pois o seu Trabalho de Conclusão de Curso é o seu CARTÃO DE VISITAS. Não tente enrolar e fazer só por fazer pois além de você acumular conhecimento, principalmente no tema que você escolher, É O SEU NOME que estará ali na capa do trabalho.

Dica de quem já viveu esta fase. É cansativo, é demorado, MAS VALE A PENA !

Para quem se interessar no assunto, disponibilizo o Infográfico para quem quiser baixar nossa monografia, onde abordamos temas como: história da embalagem, história da embalagem no Brasil, psicologia aplicada ao marketing, design de embalagens, cores, valores agregados nas embalagens de iogurte, artes nas embalagens de iogurte, ações ecológicas, e reciclagem como fator de decisão na hora da compra do produto.


Este trabalho pretende ser também uma fonte de consulta e de informação, e que transporte o leitor, seja ele profissional de marketing, acadêmico, ou simplesmente um interessado no assunto, a um mundo extremamente interessante no que se refere a marketing e embalagens de iogurtes, contribuindo assim em suas pesquisas.

Luiz Fernando Madalozo

Marketing & Idéias: Quer Falar em Público Sem Segredos ?



Curso Básico de Oratória

Duração: 08 horas

Opções de Data:    Dois Sábados             - 08h00 ás 12h00
                               Dois Dias da Semana  -18h00 às 22h00

Investimento:        Profissionais  - R$ 80,00
                            Estudantes    - R$ 40,00
 
Facilitador:            Saulo Veríssimo

Inscrições e Informações: (81) 4104 4030





sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Venha você também participar do DIA D – O Dia da Atualização Profissional.


Sábado 03 / 12 / 2011

À partir das 09h00

Inscrição – 01 kg de alimento não perecível


Palestras:

Empreendedorismo

Prof. Leônidas Albuquerque
Diretor Acadêmico da Faculdade FASE

Práticas de Comunicação Empresarial

Prof. Dr. Almir Menelau
Doutor em Economia e Especialista em Gestão

Empregabilidade – “Concluí a faculdade, e agora ?”

Prof.ª Flávia Belo
Coord. do Núcleo de Empregabilidade da FASE Faculdade

Inteligência Emocional

Prof.ª Patrícia Paiva
Pedagoga e Professora da FASE Faculdade

Marketing Pessoal

Saulo Veríssimo
Gerente Comercial da FASE Faculdade


Inscrições e Informações:


(81) 3431 4433