sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Marketing & Idéias: Sim, o corpo fala: saiba como persuadir sem dizer muita coisa.


Dominar a arte do "não dito" pode ser fundamental.

Às vezes, nem com um milhão de palavras conseguimos transmitir fielmente uma mensagem. Em outros casos, no entanto, um simples piscar de olhos pode ser suficiente para denunciar muita coisa. Por isso, dominar a arte do "não dito" é fundamental.

Dominar o que o nosso corpo diz não é uma tarefa fácil. Mas quem consegue, sem dúvidas, sai na frente, pois ele comunica bem mais do que podemos imaginar. E comunicar é persuadir. Há até quem discorde, mas dificilmente encontraremos quem prove o contrário. Por mais que não tenhamos intenção, a persuasão está sempre presente na nossa fala, no nosso olhar e também nos nossos gestos, pois veicular uma mensagem pressupõe, normalmente, a existência de um interlocutor. E se dizemos algo a alguém, queremos atenção. Se queremos atenção, trabalhamos para consegui-la. E, conseguindo-a, temos tudo para alcançar o que queremos.

No livro "A arte da persuasão", a autora norte-americana Tonya Reiman – que já escreveu um artigo sobre o assunto na revista Administradores nº 0 – destaca que "a linguagem corporal é a essência de quem demonstramos ser". Levar isso em conta é fundamental para entender o que dizem os sinais do nosso corpo e, principalmente, para não fazermos julgamentos apressados e assim cairmos em equívocos grosseiros.

Com isso em mente, decifremos os códigos!


É verdade: às vezes, um gesto vale mais que mil palavras

Pesquisas apontam que somente cerca de 10% da nossa comunicação, em algumas situações, é verbal. Na entrevista de emprego, por exemplo, quando o recrutador pergunta por que você está deixando o emprego atual para tentar uma vaga na nova empresa e você fica sem graça de falar que é por causa do salário maior, os cinco segundos de silêncio em que você pensa no que responder dizem mais sobre sua resposta do que as palavras proferidas em seguida.

O poder do "sim" não-verbal

Conquistar impressões positivas para as nossas atitudes deve ser sempre o principal objetivo das nossas comunicações (exceto naqueles casos em que você quer terminar o namoro, não sabe como e prefere dar um jeito para que a outra pessoa termine!). E não só a fala, mas também os gestos e expressões fazem parte do jogo. Então, saiba: do olhar a um simples aperto de mão, tudo é fundamental na hora de conseguir um "sim".

A primeira impressão é a que fica

A decisão do nosso interlocutor pelo "sim" ou pelo "não", entretanto, pode ser tomada antes mesmo de decidirmos o que queremos realmente transmitir. Por isso, estar seguro do que quer dizer é sempre importante.

Sim, a fala também é importante

Evidentemente, a comunicação verbal também desfruta de um poder gigantesco e saber utilizá-la da melhor maneira faz toda a diferença. E utilizá-la bem significa dominar a articulação da fala com os demais elementos que, juntos, constroem a mensagem. Por exemplo: o tom da voz, o movimento das mãos, a postura do tronco, o olhar.

Silêncio total

O casamento vai mal, o trânsito é estressante e você não tem muita paciência para a conversa do colega ao lado. Tudo bem. Mas trabalho é trabalho. Por isso, cuidado pra não sair descarregando seus problemas em quem não tem nada a ver com eles. Pode ser uma tarefa difícil, mas a neutralidade nessa hora é a melhor opção.

Fonte: www.administradores.com.br

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Marketing & Idéias: Zombie Boy aparece sem tatuagens em campanha de cosméticos.


Rick Genest, o modelo canadense que tatuou o corpo inteiro, participou de comercial da marca Dermablend.

Rick Genest - ou Zombie Boy - o modelo canadense que tem quase 100% do corpo tatuado, apareceu hoje sem um pingo de tinta na pele, ou seja, irreconhecível, na campanha publicitária para os produtos de maquiagem da Dermablend.

 No comercial, que tem a assinatura “Go Beyond The Cover” - "Vá além da capa" - Zombie Boy aparece tirando a camisa e encarando a câmera. Em seguida, usa uma esponja e o removedor da marca para esfregar o peito, deixando à mostra as tatuagens que tem por baixo da maquiagem. O modelo faz o mesmo processo no rosto.

O filme mostra ainda toda a produção pela qual o modelo passou para encobrir as tatuagens para a campanha. O site da marca na internet também mostra o depoimento de Rick ao ver seu corpo sem tinta.

Rick Genest ficou famoso não só por seus desfiles - ele chegou a partipar do Fashion Rio, em junho deste ano, e é garoto propaganda de marcas como Mugler -, mas também por sua participação no clipe "Born This Way", de Lady Gaga.

Obcecado pela cultura punk, Zombie Boy fez sua primeira tatuagem aos 16 anos e seu corpo ainda passa por processos de modificação. O modelo ainda espera implantar dentes caninos como os de vampiros e tatuar a parte branca dos olhos.

Veja o making of e o processo de transformação de Rick Genest:



Fonte: exame.abril.com.br

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Marketing & Idéias: Max Gehringer e os 10 fatores que compõem o marketing pessoal.


Funcionários dedicados e eficientes muitas vezes não conseguem uma promoção. Por quê? Porque eles estão fazendo tudo certo, mas estão esquecendo do marketing pessoal. Vamos então a uma lista dos 10 fatores que compõem o bom marketing pessoal:

1º - Liderança. Antes mesmo de ter um cargo, um funcionário pode influenciar seus colegas, muito mais do que é influenciado por eles. Ele se torna um formador de opinião, e empresas percebem isso rapidamente.

2º - Solidariedade. Alguns funcionários param o que estiverem fazendo quando são consultados por seus colegas, sobre assuntos de trabalho ou mesmo que nada tenham a ver com o trabalho. Outros baixam a cabeça e só fazem o que têm que fazer.

3º - Visão. É alguém entender o que esta fazendo e porque está fazendo. E sugerir pequenas mudanças que podem melhorar o próprio trabalho e o trabalho dos colegas.

4º - Espírito de Equipe. É oferecer ajuda aos colegas, sem ser solicitado. E se preocupar com que o trabalho dos outros também saia bem feito.

5º - Maturidade. É saber solucionar conflitos sem provocar mais conflitos. É saber apaziguar discussões entre colegas, e propor soluções que os outros consideram apropriadas.

6º - Integridade. É fazer o seu trabalho sem prejudicar a ninguém. É não ser excessivamente ambicioso, nem querer atropelar quem aparece pela frente.

7º - Visibilidade. É se oferecer para fazer uma apresentação. É ser o primeiro a erguer a mão quando se precisa de um voluntário para uma tarefa. É se apresentar para compor um grupo de trabalho ou para ajudar a implantar um programa novo.

8º - Empatia. É saber elogiar o trabalho de um colega e reconhecer os méritos dos outros. Quem elogia é elogiado. Quem só critica sempre acaba sendo criticado.

9º - Otimismo. É conseguir enxergar o lado positivo de qualquer situação, principalmente daquelas que parecem ruins. É ser bem-humorado e aceitar eventuais críticas. Pessoas assim ajudam a criar um ambiente de trabalho saudável.

10º - Paciência. É saber a hora certa de pedir uma oportunidade, ao invés de ficar reclamando que a empresa não dá oportunidades.

Quem tem no mínimo 7 desses 10 fatores, dificilmente deixa de decolar na carreira. Marketing pessoal não é criar uma imagem vazia. É, além de apresentar bons resultados, saber se sobressair sem ser chato e conseguir simpatias sem ser puxa-saco.

Fonte:  Max Gehringer - Mundo Corporativo/Rádio CBN

domingo, 23 de outubro de 2011

Marketing & Idéias: Vamos participar do Manifesto em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável ?


Em campanha lançada por Fernando Meirelles, celebridades como Wagner Moura, Alice Braga, Rodrigo Santoro, Victor Fasano, Bruna Lombardi, Carlos Alberto Riccelli, Denise Fraga, Felipe Camargo, Gisele Bundchen, Marcos Palmeira, Marina Person, Vanessa da Mata, José Padilha e outros famosos, gravaram vídeos caseiros via You Tube para pedir que o Senado não aprove o texto do novo Código Florestal.

A ação já está circulando nas redes sociais como no próprio You Tube, Twitter e Facebook, onde qualquer pessoa poderá gravar seu vídeo e participar do manifesto.

Além da campanha em redes sociais o manifesto conta ainda com uma lista de 152 instituições que já assinaram o documento. (até 17/10/2011). Caso sua instituição queira aderir ao manifesto, entre em contato no e-mail comiteflorestas@gmail.com

A reunião sobre o Código Florestal, terá transmissão ao vivo direto da CNBB, em Brasília, nesta segunda-feira  (24), às 19h.

Para maiores informações a respeito do Comitê Brasil em Defesa das Florestas e do Desenvolvimento Sustentável, para participar do manifesto, do abaixo-assinado e como participar (inclusive podendo enviar o seu vídeo da campanha para o seu senador), basta acessar o site www.florestafazadiferenca.org.br

Eu vou participar, e você ?   

Lembre-se ... a  #florestafazadiferenca



Luiz Fernando Madalozo

Veja abaixo quatro vìdeos da campanha estrelados por Wagner Moura, Rodrigo Santoro, Gisele Bundchen e Marcos Palmeira.






Fonte: www.florestafazadiferenca.org.br

sábado, 22 de outubro de 2011

Marketing & Idéias: Ranking divulga melhores agências brasileiras de comunicação para trabalhar.


Categoria participa pelo segundo ano do Great Places to Work e contou com 110 empresas inscritas.

A organização Great Places to Work e a Associação Brasileira de Propaganda (ABP) divulgaram segunda-feira passada (17/10) o ranking das “Melhores Agências de Comunicação para Trabalhar”. As cinco empresas mais bem colocadas foram:

- Mercatto Comunicação Integrada
- B2 Experience Publicidade
- New Style
- Biruta Mídias Mirabolantes
- Netz Promoções e Eventos

A categoria foi criada em 2010 e neste ano 110 agências concorreram a uma posição no ranking. O método utilizado para a avaliação foi um questionário enviado às empresas, respondido por colaboradores e pelo setor de RH das agências.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br


segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Marketing & Idéias: 17 de Outubro - Dia do Profissional de Propaganda.


Parabéns a todos os meus colegas de profissão, publicitários, mercadólogos e profissionais de marketing e também a todos os profissionais de propaganda deste país, que através de idéias criativas conseguem se comunicar com seus clientes e consumidores de forma positiva e eficaz.

"Uma idéia na cabeça e um produto no mercado ..."

Luiz Fernando Madalozo