quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Marketing & Idéias: Sites de compras coletivas terão de se responsabilizar por problemas dos clientes.

 
No acumulado de dois anos, o Groupon lidera a escala de reclamações com 2.356 em 2011 e 6.465 em 2012.
 
A 3ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, determinou que os sites de compras coletivas - Groupon, Peixe Urbano, Clickon e o clube de descontos Privalia - não poderão mais se isentar da responsabilidade de solucionar problemas em decorrência da compra de produto ou serviço contratado por meio de sua plataforma. A partir da decisão, as empresas terão até dez dias após receberem a notificação, para excluir dos seus sites todas as cláusulas contratuais que os tire a responsabilidade em caso de prejuízo ao cliente. Após este prazo, serão aplicadas multas no valor de R$ 50 mil.
 
A ação coletiva foi proposta pela Comissão de Defesa do Consumidor (Codecon) da Assembleia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), que recebeu 200 reclamações só nos dez primeiros meses de 2012, sendo as queixas mais frequentes relacionadas à falta de atendimento pessoal, dificuldade em agendar o serviço e marcar vagas e produto diferente do contratado. "Estas cláusulas são abusivas. As empresas não podem não se responsabilizar pelos problemas que possam acontecer com as ofertas, sob o argumento de que são apenas intermediárias do negócio. Se fazem a intermediação da compra são tão responsáveis quanto o estabelecimento que disponibiliza a promoção", enfatiza a deputada Cidinha Campo, presidente da Codecon.
 
De acordo com dados do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) do Ministério da Justiça, que concentra queixas recebidas por 25 procons estaduais e 211 municipais de todo o País, as quatro empresas totalizam juntas 9.607 recalmações em 2012 em outros órgãos de defesa do consumidor. O número é 2,4 vezes maior que o registrado em 2011.
 
No acumulado de dois anos, o Groupon lidera a escala de reclamações com 2.356 em 2011 e 6.465 em 2012, seguido de Peixe Urbano (632 e 1.338), Clickon (661 e 1.140) e Privália (343 e 664).
 
Só no Procon-SP foram 2.307 reclamações em todo o ano passado. Destas, 1.313 foram geradas por cliente do Groupon, 366 por usuários do Clickon, 338 do Peixe Urbano e 290 da Privalia.
 
 
Fonte:  www.cidademarketing.com.br

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