quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Konta Propaganda do Ceará conquista Grand Prix no 3º Prêmio Mídia Bus


Com a campanha “Mulher Independente”, para o anunciante Couro Fino, a agência cearense Konta Propaganda foi a grande vencedora do Grand Prix do 3º Prêmio Mídia Bus.

A premiação que apontou as melhores propagandas em ônibus do Nordeste, reuniu o mercado publicitário numa grande festa, realizada ontem (16), na Casa Rosada Recepções, no Recife. “O tipo de inspiração para nossa equipe não podia ser mais feliz. Graças a Deus nossa peça foi reconhecida e aprovada. Queria parabenizar também todos que disputaram este prêmio, que honraram ainda mais a nossa vitória”, celebrou sócio-diretor da Konta, Valdemir Paiva, ao receber o certificado e o troféu das mãos do presidente da Rota Mídia Exterior, Wilson Guimarães.

Com a apresentação bem-humorada do ator baiano Thales Castro, no formato de stand up comedy, o clima de euforia tomou conta dos criativos da agência Gruponove, quando reconhecidos vencedores da etapa regional, com campanha para Brilux, na categoria Promocional, abocanhando o troféu assinado pelo artista plástico Ricardo Cavani Rosas e certificado. Além da ação com a Brilux, a agência também disputou a etapa regional com campanha para o Colégio Saber Viver, na categoria Institucional. Já o destaque na categoria Social/Governo foi para a BM4, que ficou com o primeiro lugar com a peça “Ação Promocional Verão”, para a Prefeitura do Ipojuca/Porto de Galinhas.

Todas as agências finalistas das seis praças por onde a Rota Mídia Exterior e a Mídia Bus, em parceria com as empresas Linha Digital e Propaganda Diomnibus, realizaram as premiações contemplaram este belíssimo evento. Foram elas: Raf Comunicação, vencedora da praça Natal; Lira Propaganda, de Maceió; Única Comunicação, de Salvador; Konta Propaganda, de Fortaleza, Três Comunicação, de João Pessoa; além da vencedora no Recife, Gruponove. O presidente do Grupo Rota Mídia, Wilson Guimarães, chamando ao palco todos os jurados e equipe Rota presente à cerimônia, ressaltou a satisfação em promover o evento: “Desejamos cada vez mais enaltecer a propaganda em mídia bus. Este Prêmio é de todo o Nordeste.”, destacou.

Concurso – O publicitário Anderson Gouveia, da Aleixo Comunicação, do Recife, foi o vencedor da ação ousada, realizado pela Rota Mídia Exterior, que utilizou uma ação de computador por meio de realidade aumentada. Eleito pelos internautas com 2.197 votos, o campeão levou para casa um Ipad. “Ficamos muito felizes com o engajamento dos participantes e esperamos continuar promovendo ações de criação e incentivo para a mídia de ônibus, que foi confirmada pela opinião pública como a mídia mais lembrada do país”, destacou a diretora de Marketing do Grupo Rota Mídia e coordenadora do Prêmio, Tatiana Guimarães.

Autógrafos – A presença da jornalista e escritora mineira Teresinha Moraes Abreu, sócia-fundadora da Plurex Publicidade abrilhantou a festa do 3º Prêmio Mídia Bus. Na ocasião, a autora do livro “Omnibus - A história da Publicidade em ônibus desde 1851, presenteou o público da noite com uma sessão de autógrafos. Após a premiação, a banda Papaninfa subiu ao palco para fechar a noite dos publicitários ao som do pop rock.

Confira a lista completa dos ganhadores:

CATEGORIA INSTITUCIONAL

3º lugar:
Título: “Essa tradição não sai do coração”
Anunciante: Vinho Carreteiro
Agência: Aleixo Comunicação

2º lugar:
Título: “A Revista Veja e o Recife inteiro curtem a Fri-sabor”
Anunciante: Fri-sabor
Agência: Lunes Comunicação

1º lugar
Título: “Reciclado”
Anunciante: Colégio Saber Viver
Agência: Gruponove Comunicação

CATEGORIA PROMOCIONAL

3º lugar:
Título: “Já pensou em misturar tudo que é divertido?”
Anunciante: Shopping Tacaruna
Agência: Italobianchi Comunicação

2º lugar:
Título: “Nós fazemos a festa”
Anunciante: Gourmet Spettus
Agência: MC Comunicação

1º lugar
Título: “Garrafa Caindo”
Anunciante: Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte
Agência: Gruponove Comunicação

CATEGORIA SOCIAL/GOVERNO

3º lugar:
Título: “Carnaval 2011”
Anunciante: Detran
Agência: OeM Comunicação

2º lugar:
Título: “Economize Água”
Anunciante: BBC Vigilância e Serviços
Agência: HSM Marketing Integrado

1º lugar
Título: “Ação Promocional Verão”
Anunciante: Prefeitura do Ipojuca / Porto de Galinhas
Agência: BM4

VENCEDOR RECIFE

Título: “Garrafa Caindo”
Anunciante: Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte
Agência: Gruponove Comunicação

VENCEDOR GRAND PRIX

Título: “Mulher Independente”
Anunciante: Couro Fino
Agência: Konta Propaganda
Praça: Fortaleza

Fonte: www.rpress.com.br - Rpress Comunicação.

Marketing & Idéias: Projeto Gota D´Água-Artistas gravam vídeo contra a Usina de Belo Monte.

O vídeo em pouco tempo virou um dos assuntos mais comentados do Twitter.

Desde a primeira tentativa de eleição de Lula, em 1988, não se via tantos artistas globais engajados em uma causa política como no vídeo “É a Gota D´Agua + 10”, produzido pelo ator Sérgio Marone, em que ele e os atores Elizângela, Ary Fontoura, Nathalia Dill, Marcos Palmeira, Ingrid Guimarães, Isis Valverde, Juliana Paes, Bruno Mazzeo, Guilhermina Guinle, Carol Castro, Cissa Guimarães, Eriberto Leão, Letícia Sabatella, Dira Paes, Claudia Ohana, Murilo Benício, Malvino Salvador e Maitê Proença protestam contra a construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará.

Para incentivar os internautas a assinar uma petição a ser enviada à presidente Dilma Roussef pelo fim da obra, Maitê Proença até tira o sutiã enquanto espera pela atitude de ativismo virtual. "Vou até tirar o sutiã pra ficar mais confortável", diz ela em tom de ironia.

O vídeo em pouco tempo virou um dos assuntos mais comentados do Twitter e o site do Projeto Gota D´Água, onde seria possível assinar a petição, caiu devido ao elevado número de acessos. Segundo Marone, em menos de 24 horas foram mais de 30 mil assinaturas. Para que a petição seja entregue, são necessárias 1 milhão de assinaturas. O ator conta que bancou a produção do vídeo com seu dinheiro e que está coletando recursos no site para produzir mais material sobre o tema. O ator também disse que a Globo não se opôs em nenhum momento à iniciativa.

Em entrevista, a paraense Dira Paes disse o motivo de ter participado do vídeo. “Sou super contra essa obra faraônica. O que sentimos é falta de informação. Quero que o governo nos informe o porquê disso. Nós temos a hidrelétrica de Itaipu, que alimenta o país, mas quando ela foi construída, acabou com o parque de Sete Quedas. Então, aonde queremos chegar? Por que o governo gasta 30 bilhões numa obra dessas, em sete anos consegue se preparar para uma Copa, para uma Olimpíada, mas não consegue preparar uma geração de crianças estudando em escolas de qualidade, não aquelas cabanas que estamos cansados de ver no ‘Fantástico’ e no ‘Globo Repórter’?”

Para participar da campanha, acesse:

www.movimentogotadagua.com.br

Assista o vídeo da campanha.

É a Gota D' Água +10 from Movimento Gota d' Agua on Vimeo.


Fonte: www.d24am.com















quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Coca-Cola lança embalagem que pode ser torcida.



A Coca-Cola Brasil lançou no festival SWU, que aconteceu neste final de semana em Paulínia (SP), uma embalagem Eco para sua marca de águas Crystal 500 ml.

Com 20% menos PET que as versões anteriores e tecnologia PlantBottle, ou seja, tem até 30% do PET feito a partir da cana de açúcar, a garrafa pode ser torcida após o consumo, o que diminui em 37% seu volume e facilita o processo de reciclagem.

Para o restante do mundo, a garrafa Eco - também chamada de crushable - chegará somente a partir de janeiro.

O lançamento da Crystal Eco conta com o apoio de entidades como o Instituto Akatu, a Conservação Internacional, a SOS Mata Atlântica e o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), cujas marcas estão estampadas no rótulo da garrafa.


Fonte: exame.abril.com.br

sábado, 12 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: 10 erros que podem detonar o seu negócio antes mesmo dele nascer.


Pular o mais básico dos pré-requisitos, o plano de negócio, pode comprometer todo o esforço para tornar um negócio viável.

De acordo com a última pesquisa GEM (Global Entrepreneurship Monitor), o Brasil tem a maior taxa empreendedora do G20 e dos Bric. Por outro lado, o país tem ainda um índice muito alto de falência entre os pequenos negócios. Nesse cenário, a estrutura macroeconômica e as dificuldades regionais podem, sim, ter uma boa parcela de culpa nos insucessos. Afinal, nosso ambiente não é dos mais propícios para quem quer fazer negócios: impostos altos, burocracia excessiva, baixa qualificação dos profissionais etc. Mas erros simples cometidos pelos empreendedores também podem ser fatais.

Pular o mais básico dos pré-requisitos, o plano de negócio, pode comprometer todo o esforço para tornar um negócio viável. Além disso, entrar num mercado sem conhecê-lo também é arriscado e frustrante.

Como explica a empreendedora e consultora Ana Lúcia Pedro Fontes, "misturar as finanças da empresa com as pessoais, Fazer sociedade por amizade e não por competência e entrar num negócio com o qual não se identifica simplesmente porque acha que vai dar dinheiro" também podem ser garantias de fracasso.

Para ajudar os novos empresários, Ana Lúcia levantou os 10 principais erros cometidos na hora de abrir um negócio. Confira:



Fonte: www.administradores.com.br

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Marketing & Idéias:Saiba como tornar sua marca inesquecível.

Especialista aponta dicas que podem ser fundamentais para o seu negócio, fazendo com que sua marca seja sempre bem lembrada pelos consumidores

Entra ano, sai ano e sempre há uma nova premiação do tipo "Top of mind" aparecendo no mercado, seja da emissora de TV, da associação de lojistas ou de uma das tantas consultoria que existem por aí. É verdade que, embora a maioria costume ouvir o público consumidor nas ruas, outras não têm critérios muito confiáveis. Mas, independente do troféu ou do certificado para expor na parede, o que você tem feito para colocar o seu negócio entre os mais lembrados?

"O segredo para fazer uma marca top of mind é a qualidade das ações de branding. Elas precisam ser únicas e relevantes para o consumidor", afirma Marco Antônio Rezende, diretor de Branding da Cauduro Associados.

O especialista diz ainda que as ações "precisam ser estratégicas e duradouras, ir muito além de uma simples campanha de publicidade, trimestral ou semestral. A marca precisa falar uma linguagem consistente e integrada. E, principalmente, a marca precisa ser verdadeira, sempre verdadeira".

Aspecto real, atratividade e certeza antecipada

Segundo o executivo, teoricamente, há dois caminhos que contribuem para a criação de marcas top of mind. O primeiro resulta da chamada base quantitativa. Neste processo, a identificação do consumidor com a marca acontece em três níveis diferentes: aspecto real, atratividade e certeza antecipada. No aspecto real, o consumidor vai perceber se a marca é funcional, irá avaliar o preço produto e a durabilidade.

Um exemplo interessante é a fabricante de utensílios de cozinha Tramontina. Desde o início, em 1911, o principal produto da Tramontina ressaltou atributos como inovação, design e, especialmente, o material 100% inoxidável, que não enferruja.

A atratividade, por sua vez, está relacionada à emoção, ao objeto de desejo. Ou seja, o produto precisa ser atraente. Um exemplo simples é a seleção de uma fruta em uma feira. Observamos a cor, o aspecto, o formato, o brilho e, por fim, escolhemos aquela que parece mais atrativa.

O último nível da base quantitativa é a certeza antecipada. Neste momento, o consumidor tem a certeza de que aquele produto que ele compra lacrado virá sem defeitos e irá satisfazer todas as necessidades. Como exemplo, podemos citar uma garrafa lacrada de Coca-Cola ou uma lasanha congelada da Sadia. Ao atender positivamente aos três níveis da base quantitativa, é criada a base para a identificação do consumidor com a marca.

Rezende lembra que todos os elementos citados são importantes, e que precisam caminhar juntos. "Os três fatores influenciam o consumidor como um todo. Exprimem os três registros da psique humana. Atuam por igual. Quando um deles falha, a marca passa a ser um simples logotipo, deixa de ser capaz de determinar as atitudes e os comportamentos do consumidor", afirma.

Design e comunicação

A forma como uma marca se apresenta também é fundamental. Não há como perceber bem um negócio se ele não se apresenta bem. Entram aqui os chamados fatores qualitativos. Nesse sentido, Rezende apresenta alguns critérios que devem ser considerados para que a marca apareça bem na fita! Segundo ele, "originalidade, qualidade de percepção, beleza, capacidade de comunicar a essência da marca e, principalmente, a qualidade da recepção dos consumidores" são fatores indispensáveis na hora de definir o design de uma marca.

Fonte: www.administradores.com.br




Marketing & Idéias: 7 dicas para quem quer se tornar um bom empreendedor


Um bom empreendedor precisa ter iniciativa para criar um novo modelo de negócio, já que o empreendedorismo é uma característica do administrador que tem com objetivo o sucesso.

Cada vez mais pessoas estão concretizando o sonho do próprio negócio. Em 2010, foram constituídas 1.370.464 empresas, o que revela um crescimento de 101% em relação a 2009, segundo dados do Departamento Nacional de Registros do Comércio (DNRC) da Secretaria de Comércio e Serviços (SCS) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC)

No entanto, apesar desse crescimento no número de negócios próprios, nem todas as pessoas sabem o que é preciso para se tornarem boas empreendedoras e, assim, se manterem no mercado. Não adianta, por exemplo, a vontade de trabalhar sem que se saiba usar a criatividade, ou disciplina na execução de tarefas sem um bom diálogo com os funcionários.

Para o empresário Rogimar Rios, "um bom empreendedor precisa ter iniciativa para criar um novo modelo de negócio, já que o empreendedorismo é uma característica do administrador que tem com objetivo o sucesso".

Além disso, o empresário dá outras dicas para quem quer se tornar um bom empreendedor. Confira:

1. Saiba lidar com personalidades desafiadoras. Ouça-as com o coração e com os olhos, não somente com os ouvidos.

2. Tenha determinação e disciplina. Anote idéias e faça seu planejamento com dia, hora e local em que tudo deverá acontecer.

3. Seja inteligente, saiba usar o seu pensamento a seu favor. Seus pensamentos determinam a sua freqüência e seus sentimentos lhe dizem imediatamente em que freqüência você está. Quando se sente mal, você está na freqüência que atrai coisas ruins, prejudicando o alcance de suas metas.

4. Tenha meta e siga um método. Quando uma pessoa tem os dois, ela rompe barreiras.

5. Tenha fé, mas não deixe de agir para modificar a realidade. Vá do pensamento à ação.

6. Empreendedor deve encontrar, avaliar e desenvolver a oportunidade de criar algo novo.

7. Tire proveito do fracasso. Saiba usar a experiência sem sucesso em aprendizado.

Fonte: www.administradores.com.br