quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Biruta é a melhor agência para trabalhar.

Estudo inédito da Great Place to Work focado no mercado de comunicação destaca 15 empresas.

A agência carioca Biruta Mídia Mirabolantes foi a vencedora da primeira edição da pesquisa Melhores Agências de Comunicação para Trabalhar, realizada pela Great Place to Work. O levantamento, que envolveu 90 agências de todo o Pais, é inédita na história do instituto, que tem 25 anos de mercado e realiza pesquisas em 45 países. A ideia de realizar o estudo com foco no mercado de agências de comunicação foi da Associação Brasileira de Propaganda (ABP), que divulgou o resultado na noite desta quarta-feira, 20, no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro (foto abaixo), durante o Festival Brasileiro de Publicidade, que acontece até sexta-feira, 22.

A pesquisa Melhores Agências de Comunicação para Trabalhar contou ainda com apoio de outras entidades, como Abap, ABA, Ampro e Abemd. O objetivo do estudo é, não só divulgar um ranking com as melhores colocadas, mas divulgar buas práticas de gestão de pessoas no mercado de comunicação. O Meio & Mensagem é o parceiro de mídia da iniciativa e publicará em sua edição impressa da próxima semana uma reportagem especial detalhando a pesquisa e as agências melhores colocadas.

Além da Biruta Mídias Mirabolantes, outras 14 empresas foram premiadas. Como há uma nota de corte, o número de agências citadas no ranking varia conforme a pontuação de cada uma. Das 15 destacadas, apenas as cinco primeiras foram ordenadas a partir da nota mais alta: Biruta Mídias Mirabolantes, em primeiro; Portal, em segundo; F.biz, em terceiro; Quiz, em quarto; e Netza, em quinto. Da sexta à décima-quinta, as agências estão listadas pela ordem alfabética: Bullet, e|ou, Fischer+Fala, Mercatto, M51, New Style, OpusMúltipla, Plan B, PPM e Prisma.

Rafael Liporace, sócio da Biruta Mídias Mirabolantes, comemorou a premiação e lembrou que a empresa começou pequena, com poucos recursos mas conquistou seu espaço no mercado graças à união dos sócios e de todos que trabalham na agência, sediada no aprazível bairro de Santa Teresa, no Rio de Janeiro. “A lição tirada com a premiação é de que aprender é a melhor coisa do mundo. E nós na Biruta aprendemos uns com os outros todo o tempo”, ressaltou Liporace em seu discurso de agradecimento.

Cyd Alvarez, presidente da ABP, destacou a grande quantidade de agências inscritas neste primeiro ano – o que surpreendeu os organizadores do levantamento – e disse que essa procura demonstra a preocupação do mercado com gestão de recursos humanos. Para ele, os premiados se sentiram tão orgulhosos com o prêmio quanto se tivessem recebido o Grand Prix de um festival. “Com o apoio da Abap, ABA, Abemd e Ampro, vemos que outras áreas da comunicação que não apenas a propaganda também estão se preocupando com gestão. Sempre comemoramos os trabalhos que fazemos para nossos clientes e, desta vez, o prazer foi o de comemorar o resultado de um trabalho feito por nós, dentro das agências, em benefício das pessoas que nelas trabalham”, salientou.

Ruy Shiozawa, CEO do Great Place do Work no Brasil, disse que o fato de o País ter dado o primeiro passo no mundo para avaliar as agências de comunicação é muito importante para o mercado nacional. A pesquisa, segundo ele, será realizada anualmente e as empresas interessadas já podem procurar informações sobre como se inscrever – a inscrição é gratuita. “Dos 45 países onde Great Place to Work realiza pesquisas, o Brasil foi o primeiro a avaliar este segmento”, afirmou. As 90 agências que se inscreveram este ano empregam, juntas, nove mil pessoas. E é justamente dos funcionários que vem a avaliação de maior peso para a pesquisa.

As premiadas de 2010

1ª Birutas Mídias Mirabolantes (Rio de Janeiro)
2ª Portal (Campinas)
3ª F.biz (São Paulo)
4ª Quiz (São Paulo)
5ª Netza (São Paulo)

Da 6ª a 15ª colocações, listadas em ordem alfabética:

Bullet (São Paulo)
e|ou (São Paulo)
Fischer+Fala (São Paulo)
Mercatto (Cuiabá)
M51 (Campinas)
New Style (São Paulo)
OpusMúltipla (Curitiba)
Plan B (Belo Horizonte)
PPM (house do Grupo Alsaraiva – São Paulo)
Prisma (Vitória)

Fonte: www.mmonline.com.br

Rota Publicidade Independente / Agência Júnior (Trabalho acadêmico do 3º Período de Marketing)

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Redes sociais são aliadas na defesa do consumidor.

Uma rede de lojas de eletrodomésticos tem 24 funcionários que monitoram a internet.

O Código do Consumidor completou 20 anos este ano com os principais órgãos de defesa consolidados. E algumas poderosas ferramentas, que sequer existiam na época da criação do código, são hoje as principais aliadas de quem tem problemas depois de comprar um produto ou serviço.


Reclamar por meio do Twitter, do Facebook e até do You Tube já é uma prática comum. Grandes empresas apostam na rapidez e na eficiência das redes sociais.

Fonte: globonews.globo.com

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

CQC em novo formato.

Assim que se encerrarem as transmissões do programa, na Band, começa outro programa imediatamente na internet, com pauta e conteúdo próprios.

O CQC desta segunda-feira, 18, estreia um formato inédito no Brasil. O projeto transmídia integra editorialmente a TV com a internet e coloca o mesmo conteúdo em ambas as plataformas: é o CQC 3.0. Assim que se encerrarem as transmissões do programa desta noite, na Band, começa outro programa imediatamente na internet, com pauta e conteúdo próprios. "Não é o mesmo formato da TV. É uma plataforma de conteúdo, e não de TV ou de internet", garante o presidente da iThink, Marcelo Tripoli. A iThink foi a agência responsável pela concepção do novo formato, juntamente com a Band (eBand) e a Eyeworks-Cuatro Cabezas, produtora do original Caiga Quien Caiga, da Argentina.

A criação do CQC 3.0 foi possível graças a um acordo entre a produtora da atração, a Band, em cuja grade o programa estreou em março de 2008, e a Telefônica, que patrocina o novo formato. Na internet, no início, o CQC 3.0 terá o patrocínio exclusivo do Speedy, da Telefônica. A aposta nessa integração de diferentes plataformas vem justamente da popularidade já existente de alguns dos oito integrantes do programa. E, desde o começo, o "CQC" mantém audiência consistente na internet, com debates entre fãs, trocas de informações e trechos do programa que são postados no YouTube.

Com esse patrimônio digital, o "CQC", praticamente, estava pronto para ter espaço próprio na internet. Pela web, o CQC 3.0 vai ao ar em site próprio, em streaming de vídeo. São 20 minutos transmitidos de um estúdio online. Os integrantes do programa, na rede, aproveitarão todos os recursos de interatividade da internet e poderão trocar conteú­do com os usuários por meio de chat e outras ferramentas como as redes sociais. "Depois disso, o programa ficará disponível on demand", explica Tripoli. A plataforma do "CQC", na internet, terá total interatividade e se aproximará muito mais do telespectador do que na TV, diz Tripoli. "Levamos vários meses para desenvolver esse projeto, que foi feito a seis mãos, pela Band, iThink e Telefônica", ressalta o executivo.

No primeiro momento, a Telefônica é patrocinadora exclusiva. Contudo, a comercialização de mídia do CQC 3.0 será feita pela Band e a divulgação também acontecerá nas plataformas digitais da Band e na emissora. Tripoli diz que, dada à popularidade dos integrantes do CQC, a publicidade do novo formato será feita também pelas redes sociais, principalmente o Twitter.

Entre os integrantes do programa, estão algumas das personalidades do microblog no Brasil, com milhares de seguidores. Rafinha Bastos, por exemplo, tem mais de 1,4 milhão de seguidores no microblog, Marco Luque e Danilo Gentili, cerca de 1,2 milhão de seguidores e Marcelo Tas, o apresentador, tem quase um milhão de seguidores no Twitter.

Tas no Terra

O apresentador do CQC, Marcelo Tas, transfere nesta semana para o Terra o seu blog hospedado no UOL desde agosto de 2003. A área comercial da casa nova já prepara um plano comercial com oferta de cotas de patrocínio ao endereço.

Fonte: www.mmonline.com.br

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

ABA - ASSOCIAÇÃO BRASIL-AMERICA, a 27ª melhor empresa para trabalhar no Brasil!

O Great Place to Work® é uma empresa de consultoria com sede nos Estados Unidos e escritórios afiliados em diversos países do mundo.

A missão desta empresa é ouvir funcionários e avaliar empregadores para entender o que torna um ambiente de trabalho excelente. Um dos fundamentos para isso é a confiança entre liderança e liderados.

Há mais de uma década, o Great Place to Work® se dedica a ajudar as organizações a compreender as características, práticas e atitudes que conduzem à criação de um excelente lugar para trabalhar. Presente em 40 países, a consultoria baseia a pesquisa em duas avaliações: uma com os funcionários, que respondem de forma voluntária e anônima a um questionário sobre o ambiente de trabalho denominado Trust Index©, por meio do qual descrevem a realidade da empresa e explicam o que consideram único e diferenciado em seu ambiente de trabalho. A outra avaliação, denominada Culture Audit©, é realizada com a própria empresa, que detalha as suas melhores práticas e benefícios para a excelência do ambiente de trabalho. Há também auditorias realizadas por consultores do Great Place to Work®. A avaliação dos funcionários – Trust Index© –, responde por 67% do cálculo da média final. Esse processo de classificação resulta em um estudo internacional considerado um dos mais importantes do mundo.

A mesma metodologia é utilizada em todos os países e permite avaliar o nível de confiança dos funcionários em relação à empresa e a qualidade das relações entre funcionários e líderes. As empresas que mais se destacam são incluídas na lista das melhores do país no qual se localizam ou em listas de outras regiões do mundo.

Seguindo esta metodologia, o Great Place to Work® divulgou a lista de 2010, das 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil, conforme já divulgado abaixo. Porém o que vale ressaltar e dedicar um espaço à parte, é o fato de termos uma empresa genuínamente pernambucana, com sede em Recife, nesta lista na 27ª posição (em 2008 ocupou a 31ª posição, e em 2009 a 32ª posição), o que é motivo de muito orgulho para Pernambuco, pois demonstra através desta pesquisa que é possível se destacar no mundo corporativo, fora do eixo Rio São Paulo, com uma gestão de respeito e valorização aos colaboradores da empresa.

História da empresa


Fundada à 23 anos e com um faturamento estimado em R$ 9,2 milhões (2009), a ABA é uma instituição educacional que oferece curso de inglês, educação infantil e fundamental bilíngue e programas de intercâmbio profissional e acadêmico. Seus funcionários tem vários benefícios. Quem quiser pode participar das aulas de inglês, sem pagar nada. Esta mordomia é estendida também aos filhos e ao cônjuge. No caso de irmãos ou pais dos funcionários, há um desconto de 30% na mensalidade. Já na escola bilíngue, os filhos pagam apenas uma taxa de certificação internacional no valor de 10% da mensalidade básica.

A ABA procura incentivar a criatividade de seu time e dá liberdade para que cada um de seus empregados desenvolvam e demonstrem suas habilidades num ambiente de trabalho amistoso. Também investe em treinamento internacional todos os anos, cerca de 7% dos funcionários com nível superior e com bom desempenho participam de cursos e congressos no exterior. Após a conclusão, eles tem o compromisso de compartilhar com os colegas o que aprenderam na viagem, multiplicando o conhecimento. Neste ano, houve ainda a conclusão do primeiro do novo sistema de avaliação de desempenho, que visa potencializar os valores do time e corrigir eventuais dificuldades individuais.

Remuneração

Os funcionários recebem salários acima da média do mercado. Há também duas premiações: O Top Team, pagos semestralmente pelas metas alcançadas, e o ABA Creativity Challenge, que reconhece os professores que desenvolvem atividades didáticas criativas.

A empresa conta ainda com:

bolsa de estudos parcial para todos os funcionários.
subsídios a cursos de línguas total para todos os funcionários.
planos de aposentadoria para todos os funcionários.
possibilidade de horários flexíveis para todos os funcionários.
cesta de benefício flexível para todos os funcionários.
apoio psicológico parcial para todos os funcionários.

A pesquisa detectou ainda, o que mais os funcionários valorizam na empresa é:
desenvolvimento profissional (51%), qualidade de vida (31%), remuneração e benefícios (13%) e estabilidade (5%).

Fontes: www.greatplacetowork.com.br / Revista Época

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

As 100 Melhores Empresas Para Trabalhar.

Saiu a lista das 100 melhores empresas para trabalhar no Brasil (2010). Confira abaixo :





1 Google Brasil
2 KIMBERLY-CLARK BRASIL
3 LABORATORIO SABIN
4 CATERPILLAR BRASIL
5 CHEMTECH
6 ACCOR
7 MAGAZINE LUIZA
8 FUNDACAO FIAT
9 ZANZINI MOVEIS
10 PORMADE PORTAS
11 GAZIN
12 SAS Brasil
13 PLASCAR
14 COCA-COLA RECOFARMA
15 JW Marriott Rio de Janeiro
16 DUKE ENERGY
17 PORTAL EDUCACAO LTDA
18 Cisco do Brasil
19 MAPFRE SEGUROS
20 GVT
21 PROMON
22 LOSANGO
23 FEDEX
24 BRADESCO
25 DIAGEO
3 M
ABA - ASSOCIACAO BRASIL-AMERICA
ABBOTT
Agencia F.biz
ALGAR MIDIA
Algar Telecom
AMBEV
AMIL RESGATE SAUDE
AON CONSULTORES DE SEGUROS E BENEFICIOS
Art IT
ASTRAZENECA
BANCO VOTORANTIM
BgmRodotec - Software de Gestao para Transporte
Brasilcap Capitalizacao S/A.
BV FINANCEIRA
BYOFORMULA - GRUPO
CAIXA SEGUROS
CI&T
CIGAM SOFTWARE CORPORATIVO LTDA.
COATS INDUSTRIA TEXTIL LTDA
Coca-Cola Brasil
COELCE
COPAGAZ DISTRIBUIDORA DE GAS LTDA
CP PROMOTORA DE VENDAS LTDA
DOMINIO SISTEMAS
DPASCHOAL
EMBRACON
EMBRAER
EMC
ERICSSON
FORD CREDIT BRASIL
FQM - Farmoquimica
GENZYME DO BRASIL
HERBARIUM
HOTEL FAZENDA FONTE COLINA VERDE
HSBC Software Development Brasil
INSTITUTO NORDESTE CIDADANIA
ITAU UNIBANCO
IVIA
JBT FOODTECH
JFL EQUIPAMENTOS ELETRONICOS INDUSTRIA E COMERCIO
JOST BRASIL
Kaizen
MABER
Mantecorp Industria Quimica e Farmaceutica
MC DONALD'S
METAL AR ENGENHARIA LTDA
MONSANTO
MWM INTERNATIONAL MOTORES
Netsolutions
NOVOZYMES LATIN AMERICA LTDA
ORACLE
OUROFINO AGRONEGOCIO
Pelissari Gestao & Tecnologia
Prezunic Supermercados
Prudential do Brasil Seguros de Vida
RHEDE RECICLAR
Sabre Holdings
SAGA S A GOIAS DE AUTOMOVEIS
SAMA S. A. - MINERACOES ASSOCIADAS
SCAPOL DISTRIBUIDORA DE PRODUTOS DE HIGIENE LTDA
SEBRAE MINAS
SENAI SC
Serasa Experian
SOCIEDADE BRASILEIRA DE CULTURA INGLESA S.A
SYDLE
Symantec Brasil Comercio de Software Ltda.
TORTUGA
Unimed Federacao Rio
UNIMED MISSOES
Unimed-Rio
Visagio
Vivo
XP Investimentos
ZEMA

Fonte: www.greatplacetowork.com.br