sábado, 31 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Feliz Ano Novo a Todos !!!


Desejo aos meus familiares e amigos um feliz ano novo cheio de PAZ, AMOR, SAÚDE, e repleto de realizações !

Desejo também a todos os meus amigos publicitários e profissionais de marketing um ano cheio de idéias criativas, realizações profissionais, mas sem nos esquecermos de colocar como prioridade máxima em 2012, a ética, o comprometimento, a perseverança, a atitude positiva, a responsabilidade social e a sustentabilidade.

Feliz 2012 a Todos !!!

Luiz Fernando Madalozo

Marketing & Idéias: Feliz Natal Digital !!!


Você já pensou como seria o nascimento de Jesus Cristo nos dias de hoje em meio a tanta tecnologia e redes socias ?

 A Excentric - Experience Digital Power, empresa especialista em desenvolvimento de sites, comunicação web+digital e produção web para agências de publicidade pensou e produziu este vídeo genial como mensagem de Natal e que compartilho com todos os meus amigos e também com todos os profissionais de marketing, publicidade e propaganda. Quem não viu com certeza vai gostar desta linda mensagem de Natal e quem já conhece, vale a pena rever .


Luiz Fernando Madalozo

Marketing & Idéias: Quais são as marcas mais lembradas pelas mulheres ?


Pesquisa mostra que algumas marcas se mantém líderes, enquanto outras surpreendem com crescimento.



Fonte: www.mundodomarketing.com.br

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: 3 Tendências para o Marketing Mundial em 2012


O site Marketing Week, um dos maiores sobre o assunto no Reino Unido, prevê 3 tendências em tecnologia que sacudirão o mundo do Marketing em 2012.

• Em primeiro lugar, o site aposta no Google+. O veículo argumenta que algumas mudanças, como a da timeline, poderá atrair maior atenção à rede social do Google. E um dos maiores trunfos da plataforma será a possibilidade de integração com produtos como o Chrome, Maps e Android.




• Em segundo é o Mobile Wallet, uma ferramenta que possibilita o pagamento via celular. No Brasil essa ferramenta ainda está em desenvolvimento, porém na Europa e Estados Unidos, as empresas como Starbucks e Google já lançaram seus próprios sistemas de pagamento móvel. Além disso, uma pesquisa realizada por Forrester Research prevê que o comércio mobile atingirá US$ 31 bilhões globalmente até 2016.

 
• Outra aposta é o Smat TV. Muito parecido com um smartphone, o smart TV oferece uma série de serviços via internet, como aplicativos, streaming de mídia, navegação na web e jogos. Rumores que a Apple lançará sua versão deste dispositivo reforça a tendência do sucesso do Smart TV em 2012.
 
 
 
Fonte: www.mundodomarketing.com.br

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: 11 filmes para ver (ou rever) em 2012 e mudar sua carreira.


Especialistas em desenvolvimento profissional indicam longas metragens de todos os gêneros para você repensar sua carreira.

O Palhaço

Junto com toda a trupe do circo, Benjamin (Selton Mello) roda o país dividindo os palcos com seu pai. Apesar da paixão que a tarefa de ser palhaço exige, o jovem entra em crise com sua vocação.

“Todo mundo passa por isso, mas muitos negam a crise e se obrigam a continuar na carreira”, diz Thelma Teixeira, consultora de projetos na Dasein Executive Search.

O filme mostra a importância de investir no “verdadeiro papel, ou seja, aquele que melhor representamos”, como explica João Xavier, diretor geral da Ricardo Xavier Recursos Humanos. No filme, segundo ele, Benjamin descobre isso exatamente quando estava procurando a si mesmo em outras carreiras.

“Quando o chefe dele faz uma piada, ele percebe que fazer piada era algo que ele fazia bem. E o mais importante: ele gostava de divertir as pessoas. Ele não sabia disso antes”, diz.

O Palhaço
Direção: Selton Mello
Duração: 90 minutos
Gênero: Comédia Dramática


Cisne Negro

A bailarina Nina Sayers (Natalie Portman) conquista o papel principal de O Lago dos Cisnes. Ela tem confiança para interpretar Odette, o Cisne Branco, mas luta para viver Odile, o Cisne Negro. O filme narra a superação dos limites físicos e as barreiras psicológicas da bailarina.

“No mundo corporativo você enxerga situações semelhantes, é muita cobrança, pressão e competição. Se no palco ela busca aplausos, no nosso caso buscamos a aprovação do chefe ou do cliente”, afirma Marcelo Cuellar, headhunter da Michael Page, empresa especializada em recrutamento.

Para ele, o filme ensina que só a perfeição da técnica não adianta, é preciso paixão. “Outra dica do filme é a importância de conhecer seus limites. Executivos que viram a noite e abusam de remédios é um exemplo de que qualquer profissão precisa de paixão com responsabilidade”, explica.

Cisne Negro
Direção: Darren Aronofsky
Duração: 108 minutos
Gênero: Drama


Margin Call - O dia antes do fim

O filme, que acaba de estrear no circuito nacional, segue o drama de um grupo de executivos que luta para evitar a falência de um banco de investimentos. As medidas poderão arruinar os mercados globais.

“Excelente para mostrar o jogo político e como a hierarquia funciona em empresas. Além disso, mostra como se portar (ou não) em ambientes de crise”, diz Paulo Mendes, da 2GET.




Margin Call - O dia antes do fim
Direção: J.C. Chandor
Duração: 107 minutos
Gênero: Drama


Meia Noite em Paris

O roteirista Gil (Owen Wilson) viaja a Paris com sua noiva (Rachel McAdams) para acompanhar os pais dela em uma viagem de negócios. Apesar da carreira bem sucedida em Hollywood, o personagem deseja ser escritor.

“O problema é que ele estava sempre seguindo o desejo de alguém – da noiva ou da família dela”, lembra Thelma. “Quando ele tem aquela alucinação, ele vê que pode fazer o que deseja e ter uma carreira completamente diferente”.

Segundo ela, na vida, tudo é uma questão de sair da zona de conforto. Com equilíbrio e moderação, mas com coragem.

Meia Noite em Paris
Direção: Woody Allen
Duração: 100 minutos
Gênero: Comédia romântica


Invictus

O longa conta a história de Nelson Mandela (Morgan Freeman) recentemente eleito o presidente da África do Sul, um país dividido devido ao apartheid. “Mandela usou o esporte como uma ferramenta de integração da população e é possível perceber a forte liderança”, explica Fernando Andraus, diretor da Executive Search.

O time de rúgbi que tem Francois Pienaar (Matt Damon) como capitão da equipe sul-africana tem o desafio de vencer a Copa do Mundo de Rúgbi que estava sendo realizada pela primeira vez no país.

“O filme traz lições de liderança, humildade e resiliência”, resume Andraus.

Invictus
Direção: Clint Eastwood
Duração: 134 minutos
Gênero: Drama


Lixo Extraordinário

O documentário indicado ao Oscar este ano segue o trabalho do artista plástico Vik Muniz no aterro Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro.

“Muitas vezes, as pessoas não têm consciência do potencial que elas têm e deixam de fazer grandes coisas por isso”, diz Thelma. “As pessoas do filme não mudaram de profissão. Mas desenvolveram um meio para dar significado ao trabalho”.




Lixo Extraordinário
Direção: Lucy Walker
Duração: 99 minutos
Gênero: Documentário


Coração Valente

O filme estrelado por Mel Gibson se passa no século 13 e conta a história de um líder que leva seu povo a lutar pela independência da Escócia.

“Enquanto líder, o personagem de Gibson é motivador, inspirador e não mede esforços para conseguir o objetivo”, diz Bernardo Entschev, presidente da De Bernt Entschev Human Capital.

Ele ressalta também que é possível notar como os valores e ideais são puros e por isso consegue com naturalidade fazer com que mais pessoas se juntem à causa.

Apesar de um pouco violento, Entschev recomenda o filme porque tem uma mensagem relevante sobre liderança.

Coração Valente
Direção: Mel Gibson
Duração: 177 minutos
Gênero: Ação


Forrest Gump

A trama conta a história de Forrest Gump, um americano que vivenciou alguns dos principais momentos históricos da primeira metade do século 20 – sem perceber isso.

“O filme fala sobre essência. Apesar da simplicidade, o personagem nasceu para aquilo. Ele não seria diferente por causa das limitações que tinha”, diz André Asseff, diretor da Desix. “Há também a questão da lealdade. Ele sempre foi leal às pessoas que o ajudaram”.


Forrest Gump
Direção: Robert Zemeckis
Duração: 142 minutos
Gênero: Comédia dramática


Jerry Maguire - A grande virada

Tom Cruise interpreta Jerry Maguire, um agente esportivo bem sucedido que é demitido por sugerir que agentes deviam adotar um tratamento mais humano e ter menos clientes.

“Assisti esse filme várias vezes e é incrível que apesar dos momentos difíceis, o personagem não desistiu em nenhum momento. Matar um leão por dia era tudo que ele fazia, ele buscava sempre fazer o melhor”, explica Sócrates Melo, gerente sênior de recrutamento temporário da Robert Half.

Melo conheceu o Jerry Maguire pessoalmente, mas desde que assistiu o filme pela primeira vez afirma que mudou sua forma de enxergar as coisas. “É preciso ter resiliência, se antigamente era problema, hoje sei que é uma oportunidade de crescimento”, diz.

Jerry Maguire – A grande virada
Direção: Cameron Crowe
Duração: 135 minutos
Gênero: Comédia romântica


O segredo do meu sucesso

Cheio de ambição, Brantley Foster desembarca em Nova York com o objetivo de fazer uma carreira de sucesso. Mas só consegue emplacar um emprego no baixo escalão. A trama mostra as aventuras e desventuras dele para conseguir chegar ao topo.

Para Caio Brisolla, da Marcondes Consultoria, o filme é um retrato da geração Y. “É um cara que teve que aprender na rua, meio sem base. Hoje, a geração Y é muito mais bem preparada e não é carreirista”, diz o especialista.


O segredo do meu sucesso
Direção: Robert Zemeckis
Duração: 142 minutos
Gênero: Comédia dramática


Wall Street: O dinheiro nunca dorme

Ambientado no epicentro da crise de 2008, em Nova York, Wall Street – O dinheiro nunca dorme (Wall Street: Money Never Sleeps, 2010) traz uma crítica severa com relação aos valores.

“Os jovens estão cada vez mais ansiosos com relação ao sucesso. O filme mostra que é preciso tomar cuidado com isso”, diz Brizolla. “Não foque só na meta. Existe uma maneira correta de fazer as coisas”.




Wall Street: O dinheiro nunca dorme
Direção: Oliver Stone
Duração: 133 minutos
Gênero: Drama


Fonte: exame.abril.com.br








quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: 7 ações de marketing que colaboram para sucessos de marcas e empresas.

Melhorar o atendimento aos clientes, incentivar funcionários e ter uma atuação de sucesso, devem ser as metas das empresas.

Dentro do mundo empresarial é inquestionável relatar que algumas ações e estratégias possuem mais resultados do que outras. Distribuir panfletos no sinal de trânsito, chaveirinhos como brinde ou aqueles "descontões de 5% à vista" são exemplos de ações em que, no mínimo, o empreendedor não deve esperar um retorno satisfatório.

Atualmente, nota-se que o consumidor tem adquirido uma nova postura na hora da escolha de onde e como comprar. Por isso, as empresas devem estar antenadas em oferecer melhores produtos e um atendimento eficiente. Alias, alguns dos diferenciais oferecidos pelas grandes marcas englobam desde ações voltadas para o consumidor, passam pela valorização e capacitação dos colaboradores e chegam ao engajamento em ações de responsabilidade social.

Nesse contexto, são diversas as vertentes que podem e devem ser trabalhadas pelas empresas, como: inovação e desenvolvimento de produtos, posicionamento de marca e avaliação de campanhas, satisfação e lealdade de clientes, avaliação de qualidade de atendimento, cenário competitivo no ponto de venda e outros. Mas como fazer tudo isso?

A GfK, consultoria e 4ª maior empresa de pesquisa de mercado do mundo, destaca sete ações utilizadas que auxiliam no "ponta pé" inicial para o processo de marketing em diversos segmentos. Confira:

Utilizar canais de comunicação como redes sociais, blogs, fotologs, instant messaging, SMS etc. para aperfeiçoar o diálogo com o consumidor;

Trabalhar pela integração e consistência entre todos os canais de atendimento;

Entender a melhoria do atendimento/serviços ao cliente como um grande desafio;

Realizar periodicamente pesquisas de satisfação;

Valorizar os funcionários com ações de prevenção, plano de carreira e redução da rotatividade;

Monitorar a qualidade dos serviços prestados pelos canais do Contact Center;

Engajar-se em ações de responsabilidade Sócio-Ambiental e Sustentabilidade.

Para um empreendimento obter resultados, é preciso "sair da caixa", ou seja, trazer novos valores que chamem atenção de seu público alvo.

Fonte: www.administradores.com.br

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: 15 conselhos de Eike Batista para quem quiser ser o próximo bilionário



Biografia do empresário se concentra em lições para os homens de negócios.

Quando Steve Jobs convidou o jornalista Walter Isaacson para escrever sua biografia, lhe deu carta branca para abordar temas delicados e conversar com quem quisesse. Não é o caso de O X da Questão, que conta a história de Eike Batista. Lançado nesta semana, a obra foi escrita pelo seu assessor especial e amigo Roberto D’Ávila.

Sim, é claro que esta é uma versão mais do que autorizada da vida de Eike ao contrário de Steve Jobs, que não foi poupado por Isaacson. Mas ninguém vira o oitavo homem mais rico do mundo do nada. É possível encontrar boas lições para homens de negócios na obra.

Veja a seguir algumas delas:

O mundo precisa ser conquistado

“Minha mãe enxergava no mundo um lugar muito bom de viver, mas palco também de uma prova de resistência que precisava ser vencida com tenacidade ferrenha e obstinação que jamais fariam desistir ao primeiro obstáculo.”

Você acredita em você?

Um empreendedor é alguém que acredita na própria capacidade de realizar, pensa e repensa as etapas do seu projeto e dá vida a ele. Enxerga o que ninguém mais enxergou. Executa com eficiência. Isto vale para qualquer negócio. Seja qual for a dimensão. Antes de tudo, acredite em você.

Diga sim, quando todos dizem não

Aceitar o risco é um dom? Possivelmente, sim. Sempre estive preparado para dizer sim na minha vida. As pessoas costumam afirmar que é muito importante saber dizer não. É verdade. Eu já disse alguns. Mas talvez um dos segredos na minha trajetória empresarial seja a prevalência do sim.

Aprenda a aguentar a pressão

Alguém que se desespera em situação de crise, ou não tem a frieza necessária para enfrentar um obstáculo inesperado, deixará se vencer pelo estresse. (...) O estresse separa os homens dos meninos, os verdadeiros empreendedores dos que jamais montariam um negócio por sua própria conta e risco.

Arrisque, mas com os pés no chão

Arriscar não é partir para um voo cego. É ter coragem para enfrentar obstáculos que certamente surgirão. Com previsibilidade e planejamento, o risco se torna oportunidade.

Empresa precisa ter dono e às vezes, você estará sozinho

Um líder empresarial não deve delegar certas decisões. Algumas serão sempre solitárias. Muitas vezes é preciso deixar o coração em casa antes de tomar uma resolução. (...) No meu íntimo, eu me convenci então de que uma empresa precisa ter dono. O princípio de ser dono de um negócio é manter sempre vivo o alinhamento com seus parceiros e com o mercado.

Uma empresa precisa ter dono também para não correr o risco de se ver espremida entre forças antagônicas. Os caminhos, possibilidades e propostas que se apresentam no dia a dia de uma corporação são muitos. Quando existe a figura do controlador não há espaço para indecisão. Para o bem ou para o mal, ele decide.

Compartilhe seus sonhos com sócios estratégicos

Uma coisa ficou clara desde cedo: o espírito aventureiro precisava estar associado à pesquisa e ao compartilhamento de risco. (...) Aprendi a me associar. Tinha compreendido então os benefícios da presença de um sócio estratégico. Eu era desapegado o suficiente para abrir mão de parte dos meus negócios para vê-los gerar mais riqueza.

O corpo fala

“Um líder adquire o dom de ler o pensamento do interlocutor na expressão de seu rosto, numa sobrancelha franzida, num pigarro, num meneio de cabeça, num coçar de orelha. As pessoas têm muito a dizer com pequenos gestos e maneirismos. Enquanto expõe uma ideia, observe seu ouvinte.”

Seja humilde e aprenda a ouvir

A humildade é outro aspecto importante e correlato à capacidade de ouvir. Se você acha que só o que está na sua cabeça é válido, não terá interesse no que o outro tem a propor. Muitas das minhas ideias foram aprimoradas depois de conversas informais ou sugestões de especialistas e amigos (...). Quem ouve recebe ideias valiosas. Quem fala e não ouve apenas despeja suas verdades nas pessoas e a troca não acontece.

Cuide de todos os aspectos do projeto

Acredito que o empreendedor deve perseguir uma visão multidisciplinar, que proporcione clareza em relação a todos os procedimentos. Visão 360 graus é observar o entorno jurídico, político, financeiro, ambiental, social, humano, logístico, mercadológico e operacional.

Não deixe espaço para “puxadinhos”

Sou fanático por conceitos eficientes. Detesto “puxadinho”. Não me contento com nada que se defina como “mais ou menos”. Vivo para a excelência. É o que tenho em mente, quando vislumbro o futuro de minhas empresas e do Brasil.

O capital é de uma covardia descomunal

O capital é covarde. Esta é uma verdade no mundo dos negócios. O capital é de uma covardia descomunal e tem o poder de paralisar o capitalista quando ele se esconde atrás do próprio patrimônio. O medo é o grande inimigo do empreendedor, e o limite entre o medo e a paralisia é tênue.

Saiba quando parar

O tempo certo em cada negócio, aquilo que as pessoas chamam de “timing”, foi outro trunfo em meus empreendimentos. Mesmo nos casos de insucesso, fui feliz ao reconhecer o momento certo de parar. Eu me refiro ao que as pessoas qualificam como stop loss no mundo das finanças. Stop loss quer dizer interromper as perdas. Ou, em português mais claro, aceitar uma derrota.

Prepare-se: um dia, você vai errar

Não pense que é infalível ou que um negócio só vai dar certo de tudo for feito com a mais absoluta perfeição. Isso é utopia. (...) Não há perfeição num negócio. Faça, refaça, corrija e avance. A única coisa certa no mundo dos negócios é que você vai errar. Se tiver humildade para reconhecer esta verdade, terá meio caminho andado para aprimorar suas práticas como empreendedor.

Nunca terceirize os erros

É muito importante quando o empreendedor se assume como o responsável por um fracasso. Se há uma equipe, e se essa equipe conta com um líder, o fracasso é sempre responsabilidade dele. Nunca terceirize os erros. Não aponte o dedo nem jogue a responsabilidade sobre terceiros. O outro não é a melhor desculpa para um fracasso. O reconhecimento do erro engrandece o empreendedor. Costumo dizer o seguinte: feliz de mim que cometi erros.

Fonte: exame.abril.com.br

Marketing & Idéias: Os livros de marketing mais vendidos em 2011


Marketing 3.0 – as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano, de Philip Kotler, é o livro mais lido do ano.

Entra ano e sai ano, mudam as tendências, os cenários, os mercados e os consumidores, mas Philip Kotler continua como o principal formador de opinião em marketing.

O norte-americano é, pelo quarto ano consecutivo, o autor da obra mais vendida do segmento. "Marketing 3.0 – as forças que estão definindo o novo marketing centrado no ser humano" é o livro mais lido do ano de acordo com o Top 10 de Livros mais vendidos de marketing em 2011.

Há, no entanto, uma novidade no levantamento realizado pelo Mundo do Marketing anualmente a partir dos relatórios de vendas das livrarias e e-commerce da Saraiva, Siciliano, Fnac, Submarino, Cultura e Laselva deste ano. Kotler continua soberano, mas não com o clássico Administração de Marketing, desta vez, o segundo livro mais vendido do ano.

Esta é apenas a segunda das cinco obras de Kotler no Top 10 de 2011. As outras são Princípios de Marketing, em sétimo lugar, Marketing para o Século XXI, em oitavo, e Marketing de A a Z , em décimo.

A lista deste ano mantém o número de cinco brasileiros entre os mais vendidos autores de Marketing. Quatro deles falam sobre o mercado digital.

A Bíblia do Marketing Digital, de Cláudio Torres, está em terceiro lugar entre os livros mais vendidos no Brasil, seguido por A Revolução das Mídias Sociais, de André Telles, em quarto, Os 8 Ps do Marketing Digital, de Conrado Adolpho Vaz, em quinto, Marketing Na Era Digital, de Martha Gabriel, em sexto, e Gestão de Marketing e Comunicação, de Mitsuru Higuchi Yanaze, em nono.

O Top 10 de Livros mais vendidos de marketing traz duas importantes mudanças em 2011. Pela primeira vez, foi considerado o resultado de vendas da Laselva, importante canal de compra entre executivos em viagens pelo Brasil.

Outra alteração foi o número de obras analisadas para a formação do ranking. Ao contrário dos anos anteriores, em 2011, os 20 mais vendidos de cada livraria pontuaram para formar o ranking geral.

O resultando do levantamento feito este ano deixa claro a busca dos profissionais para se prepararem diante das transformações do mercado. Se nos anos anteriores o livro mais vendido - Administração de Marketing - conseguia a primeira posição no ranking por ser o mais recomendado pelas faculdades e MBAs, Marketing 3.0 e todas as obras focadas no mercado digital dão a dimensão de que o mundo realmente mudou.

Veja aqui o ranking completo de 2011:

1) Marketing 3.0 - As Forças que Estão Definindo o Novo Marketing Centrado no Ser Humano
Philip Kotler - Campus Elsevier

2) Administração de Marketing
Philip Kotler - Pearson Education

3) A Bíblia do Marketing Digital
Cláudio Torres - Novatec

4) A Revolução das Mídias Sociais
André Telles - M. Books

5) Os 8 Ps do Marketing Digital - O Seu Guia Estratégico de Marketing Digital
Conrado Adolpho Vaz - Novatec

6) Marketing Na Era Digital - Conceitos, Plataformas e Estratégias
Martha Gabriel - Novatec

7) Princípios de Marketing
Philip Kotler - Pearson

8) Marketing para o Século XXI - Como Criar , Conquistar e Dominar Mercados
Philip Kotler - Ediouro

9) Gestão de Marketing e Comunicação - Avanços e Aplicações
Mitsuru Higuchi Yanaze - Saraiva

10) Marketing de A a Z - 80 Conceitos que Todo Profissional Precisa Saber
Philip Kotler - Campus Elsevier

Fonte: exame.abril.com.br


sábado, 10 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Pense como um designer.


A criatividade pode ser a solução dos problemas

Pensar como designer é adotar um método para solucionar problemas criativamente, sem garantias de resultados. Significa abandonar a mentalidade analítica tradicional, que encara a realidade como fixa e mensurável. O designer lida com o subjetivo, a incerteza. Talvez por isso seu processo criativo pareça inacessível, imprevisível, caótico e ineficiente. E a literatura sobre o tema é teórica demais ou tem linguagem apenas para iniciados.

Daí a ideia da professora de negócios Jeanne Liedtka e do consultor Tim Ogilvie. Em seu livro Designing for growth (“Desenho para o crescimento”), eles mostram como transformar ideias abstratas em aplicações práticas. Os autores não consideram o pensamento de design melhor, apenas diferente: o yin complementar ao tradicional yang da administração. O pensamento de design parte de quatro indagações básicas, segundo Jeanne e Ogilvie: “O que é?” (definir a realidade atual), “e se?” (especular sobre o futuro), “o que surpreende?” (escolher ideias surgidas na etapa anterior), e “o que funciona?” (entender o mercado). Eles rejeitam certos mitos dos negócios, como o refrão “pense grande” – as verdadeiras grandes soluções começam pequenas, dizem.

O método analítico quer obter rápidas respostas; o pensamento de design abre-se a possibilidades alternativas com paciência e curiosidade sobre o que poderia ser.

Fonte: epocanegocios.globo.com









Marketing & Idéias: Quer conhecer o futuro? Pergunte às crianças.


O que elas revelam sobre o novo mundo tecnológico.

Para atender o consumidor do futuro, que tal perguntar ao próprio enquanto ainda é criança? O instituto de pesquisa americano Latitude fez isso. Pediu a usuários de menos de 12 anos nos cinco continentes que respondessem com desenhos a seguinte pergunta: “O que você gostaria que o computador e a internet fizessem, mas ainda não fazem?”. As conclusões principais:

1. A separação entre físico e digital está desaparecendo – a tecnologia não é mediadora, mas integrante do mundo “real”;

 2. Esperam-se computadores antropomorfizados – apenas metade das crianças previu teclado e tela;

3. A tecnologia traz habilidades e conhecimento – por exemplo, saber cozinhar e falar outra língua, ou poder criar os próprios jogos. Nas palavras dos pesquisadores: “Quase 40% das crianças pensaram em viagens reais ou imaginárias e recursos tecnológicos para potencializar atividades físicas; 9% citaram o 3D explicitamente. Pode-se prever que, no futuro, o mero fornecimento de informações deverá ser parcialmente substituído por tecnologias que permitam ações e escolhas reais”.

Fonte: epocanegocios.globo.com


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sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Congresso Fala Nordeste 2011 chega com o tema: “Novas idéias em sintonia com o futuro”.

Fala Nordeste 2011: Maior evento da região legitima radiodifusão de Pernambuco.

Em sua sétima edição, o Congresso Fala Nordeste chega a 2011 com muito mais força e em contato direto com as novas tendências digitais. Com o tema: “Novas idéias em sintonia com o futuro”, o encontro vai abordar o papel das novas estruturas midiáticas desenvolvidas a partir das tecnologias digitais. Integração de mídias e o avanço tecnológico aparecem como norte para levantar uma série de debates e discussões sobre outros temas relativos à comunicação do século XXI e suas novas possibilidades e responsabilidades.

Dentro desse panorama, a Associação das Empresas de Rádio e Televisão de Pernambuco (Asserpe) desponta como principal pilar de sustentação da realização do evento. À frente da organização do congresso, a Asserpe tem em seus 24 anos de história a experiência e a aprovação do mercado necessário para transformar o Recife na capital da radiodifusão brasileira.

Entre os dias 12 e 14 de dezembro, no Mar Hotel, profissionais de todo o Brasil estarão no Recife discutindo temas relativos à comunicação e trocando experiências sobre a rotina de trabalho nas emissoras de todo o país. Na programação deste ano estão oficinas voltadas para as novas rotinas tecnológicas das emissoras, bem como palestrantes de grande renome na comunicação moderna, como os jornalistas Caco Barcelos da TV Globo, o apresentador do programa CQC, Marcelo Tás da TV Bandeirantes e Martha Gabriel, coordenadora de cursos de Estratégias de MKT Digital na ESPM de São Paulo. Confira a programação completa.


PROGRAMAÇÃO

12 De Dezembro - Segunda-Feira

14h00 Mar Hotel – Bem Vindos Ao Recife!

15h00 Inst. Secretaria – Credenciamento/Inscrições

18h00 Exposição de Equipamentos & Serviços

20h00 Solenidade de Abertura

Palestra: João Carlos Paes Mendonça

Lançamento do Livro: No Coração do Povo: A História da Rádio Pajeú, A Pioneira do Sertão Pernambucano

Coquetel de Abertura

13 De Dezembro - Terça-Feira

08h00 Credenciamento Geral

8h30 Às 13h00 Oficinas / Serviços

Sala 1 O Profissional de Mídia como o gestor de toda a comunicação nos próximos tempos

Claudio Venâncio – Grupo De Mídia Sp/Singular Arq.Mídia

Posicionamento Do Mídia C/ Todo O Movimento Que Envolve Meios De Comunicação, Formato, Conteúdo, Consumidores. Ferramentas E Plataformas De Planejamento Dos Negócios De Mídia.

Sala 2 Planejamento Em Mídias Sociais


Martha Gabriel, Coordenadora De Cursos De Estratégias De Mkt Digital Na Espm – São Paulo/SP

Sala 3 Oficina Gratuita De Softwares De Automação - Marcello Costa

Softwares Playlist: Soluções Inovadoras Que Garantem Produtividade À Sua Emissora.

Sala 4 Curso Técnico Gratuito - Conheça Toda A Tecnologia E Módulos De Um Transmissor/ Retransmissor De Tv Eng.

José Wilson + Técnicos – Sta Rita Do Sapucaí/MG
10h30 Intervalo Para Café (Salão De Exposição)

11h00 Continuação Das Oficinas E Arena

13h00 Às 14h00 Almoço Livre

Auditório - Plenárias

14h00 Cooperádiotv

Marise Westphal – Presidente Da Cooperativa

14h30 A Comunicação Da Marca Em Mercados Regionais

Edward Sousa - Especialista De Publicidade - Varejo Nacional Na Fiat Auto

16h00 Intervalo p/ café (Salão De Exposição)

17h00 Jornalismo E Empreendedorismo Social


Caco Barcellos – Jornalista/Apresentador "Profissão Repórter"/Tv Globo

14 De Dezembro - Quarta-Feira

08h30 Às 13h00 Oficinas (Mini Cursos)

Sala 1 Oficina - "Mídia Criativa" P/Agências De Propaganda

Adão Casares – Grupo De Mídia SP-DF
Sala 2 Oficinas Gratuitas De Softwares De Automação

A- Charles G. Kinas/Augusto Wodzinsky

Beáudio - O Uso Da Tecnologia Da Informação Na Gestão De Emissoras De Rádio.

B- Cláudio Siquieri/Alexandre Tadeu Moraes

Informa: Nota Fiscal Eletrônica Modelo 21

Sala 3 Tvs Conectadas – Uma Outra Revolução!

Eng. Carlos Fini (Diretor De Engenharia Da Rede Globo)

Sala 4 Radiojornalismo – As Novas Experiências E Desafios

Romoaldo De Souza – Jornalista/Cbn/Radio Jornal - Brasília/DF
10h30 Intervalo p/ café (Áreas Da Exposição)

11h00 Continuação Das Oficinas

13h00 Às 14h00 Almoço Livre

Auditório – Plenárias

14h00 Tv: Programação Local, Um Caso De Sucesso!

Jeferson Próspero (Programação) – Tv Diário

Roberto Moreira (Diretor De Jornalismo) – Tv Diário

16h00 Intervalo p/ café (Áreas Da Exposição)


17h00 Redes Sociais: Virtudes E Efeitos Colaterais Da Nova Comunicação Digital

Marcelo Tas  Jornalista, Apresentador Do CQC

• Como A Revolução Digital Potencializa A Formação Das Redes Sociais? Quais As Virtudes E Efeitos Colaterais Deste Mundo Mais Aberto, Vulnerável, Veloz E Transparente Para Negócios, Cultura E Educação? Como Usar As Redes Com Eficiência E Criatividade?

19h00 Encerramento

19h30 Festa De Encerramento

Maiores Informações e Inscrições:



Fonte: www.asserpe.org.br



quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Recife recebe centro de NeuroMarketing para estudar emoções do consumidor.


A neurocientista Sílvia Laurentino é uma das diretoras do centro que vai “ler” as emoções dos consumidores.

Quem diria que as emoções iriam guiar as pesquisas e decisões de empresas, que investem dinheiro em ações e campanhas? Mas é justamente essa matéria-prima que vem modificando o modo de pensar e utilizar o marketing no mundo todo. Nesta terça-feira (6) foi lançado no Recife uma experiência pioneira nesta área. A empresa Neurolab avalia reações emocionais e inconscientes das pessoas para elaborar estudos sobre determinada marca ou evento.

Chamado de neuromarketing, esse tipo de experimento já é bastante utilizado na Europa e EUA. No Brasil, apenas São Paulo, através da Faculdade Getúlio Vargas e agora o Recife possuem ferramentas para elaborar esses estudos. Os dois centros são desenvolvidos pelo mesmo grupo. Apesar de ser pouco conhecido, empresas de pesquisas como o Ibope já utilizaram a tecnologia, mas contratando companhias estrangeiras. A equipe que fundou o centro utilizou a experiência nesse campo realizadas no Instituto de Pesq. Sociais Politicas e Economicas (Ipespe).

“A vantagem é fazer uma leitura das reações fisiológicas do corpo no momento em que os eventos estão sendo vivenciados”, disse ao MundoBit a neurocientista Sílvia Laurentino, uma das diretoras do Neurolab. Com auxílio de softwares e maquinário como ressonância magnética, eletroencefalograma, máquina de reconhecimento facial, biometria e psicometria, os técnicos conseguem estudar o comportamento do consumidor, qual o foco de sua atenção e avaliar a relação de interesse e rejeição a determinada peça publicitária ou imagem.

Pergunto se isto representa um novo momento no modo como encaramos as pesquisas. “Isso não elimina os estudos qualitativos e quantitativos utilizados pelos institutos, mas o neuromarketing traz mais qualidade nos resultados apresentados”, diz Laurentino. Ainda há uma moderna ferramenta chamada iTracker, que registra todo o percurso feito pelo olho humano quando exposto a uma imagem. Com isso, é possível descobrir quais áreas de um anúncio as pessoas enxergam e o que as chamam atenção. “São novas possibilidades que se abrem para a publicidade”, completa a neurocientista.

Em evento realizado para empresários locais e mercado publicitário, o Neurolab não informou os valores que serão trabalhados em seus estudos. Instalados em um prédio na Ilha do Leite, Centro do Recife, os equipamentos foram trazidos, em sua maioria, da Holanda e da Alemanha. Além de atender às empresas, o lugar também será um centro de pesquisas em comportamento humano. “O investimento que está sendo feito mostra que nosso Estado está avançado nas pesquisas científicas”, diz Antonio Lavareda, cientista-político e sócio do Neurolab. “A viagem ao cérebro do consumidor é um convite irrecusável”.

Fonte: blogs.ne10.uol.com.br/mundobit

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Meio&Mensagem divulga ranking dos veículos mais admirados pelo público.


Estudo chega à 12ª edição e revela o Índice de Prestígio das Marcas segundo o grupo de comunicação especializado na cobertura da mídia.

Globo, Record, Cultura, Bandeirantes e MTV são os canais de TV aberta mais admirados pelo público que é atraído por noticiário de mídia.

Essa foi a conclusão da pesquisa realizada pelo Grupo Troiano de Branding (marcas), sob encomenda do grupo de comunicação Meio&Mensagem, especializado na cobertura da mídia.

A 12ª pesquisa sobre os “Veículos Mais Admirados”, que denota prestígio das marcas, foi divulgada nesta segunda-feira (5).

Essa pesquisa é realizada anualmente. 2011 foi um ano de muita movimentação nas emissoras, marcado principalmente pela transmissão exclusiva dos Jogos Pan Americanos de Guadalajara pela Record.

Entre os canais por assinatura, GNT, Discovery Channel e Globo News ficaram à frente.

A pesquisa é feita junto a assinantes do jornal Meio&Mensagem e os internautas cadastrados no site e tenta calcular o Índice de Prestígio da Marca (IPM) dos meios de comunicação.

Confira o ranking completo abaixo de TV aberta e por assinatura.




Fonte: entretenimento.r7.com

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Filme faz homenagem bem humorada aos publicitários.


Produtora Cinefilmes Incríveis preparou comercial para o Dia Mundial da Propaganda, comemorado no último dia 4.

Para homenagear os profissionais da propaganda, a produtora Cinefilmes Incríveis preparou um comercial bem humorado para o Dia Mundial da Propaganda, comemorado no último dia 4.

O filme mostra diversas situações na quais profissionais executam seu trabalho e são interrompidos por “palpiteiros” que tentam mostrar o melhor jeito de fazer o serviço, situação sentida na pele de todo publicitário.

“A ideia nasceu nas conversas e comparações que a gente sempre ouve nas rodinhas de publicitários. Além de uma homenagem aos colegas é também a síntese do desabafo deles”, explica o diretor de cena, Daniel Labanca.

Foram dois dias de gravações em diversas locações, um dia de montagem e um de finalização.

A princípio a proposta era que a homenagem fosse enviada aos publicitários por meio de e-mail marketing e mídias sociais, mas a receptividade foi tão boa que o comercial foi para a TV aberta.



Fonte: exame.abril.com.br

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Marketing & Idéias: Kotler: 5 passos para o sucesso em marketing.



Confira ,a seguir, o que esse especialista entende como os cinco passos para o sucesso em marketing:

1. Chegue sem ser pego pelo radar. A chave para a construção da marca é ter algo bom, que você revela de maneira muito inteligente. Algo que seja até mesmo invisível por um tempo, porque você quer estar fora da tela do radar dos concorrentes.

2. Conheça seu cliente. Você tem que entender e escolher os clientes que você quer atender. Não vá, simplesmente, atrás de todo mundo. Defina o mercado-alvo cuidadosamente por meio da segmentação de mercado e, então, posicione-se como diferente e como superior para aquele alvo específico de mercado.

3. Tenha sua estratégia de branding. Nós não estamos mais em um estado de concorrência; estamos em uma condição de hiperconcorrência. Então, as pessoas estão desesperadamente em busca de algo a que se agarrar, como itens funcionais dos produtos e apelos emocionais a eles. Deveríamos pensar em ter uma palavra, ou uma frase, que ajudasse a construir retenção e lealdade por parte dos clientes.

4. Permaneça à frente da concorrência. O ruim é que, se algo funcionar, seus concorrentes vão copiar e, antes que você perceba, qualquer coisa que você tenha como diferencial será imitada pelos outros. Portanto, você está no ramo da inovação constante. Pergunte-se o tempo todo: “Daqui a três anos, qual será nosso diferencial?”

5. Crie uma experiência. De vez em quando, vemos que alguém desenvolveu uma abordagem totalmente nova para um mercado maduro. Há um grande movimento no sentido de dizer “nós não estamos apenas acrescentando serviços ao nosso negócio e ao nosso produto; estamos, na verdade, tentando criar uma experiência”. Estamos no negócio do desenvolvimento de experiências.

Fonte: www.hsm.com.br

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Pode entrar, a casa é sua - Marketing de Permissão


* Por Saulo Veríssimo

Termo criado por Seth Godin, atual presidente de marketing permissivo da Yahoo, tem como fundamento a idéia de que o cliente possúi o direito de escolha no que se refere ao tipo de conteúdo que deseja receber, que tipo de novidades e curiosidades mais lhe interessam.

Pensando nisto os profissionais de marketing, têm como desafio, criar no cliente o desejo de abrir as portas de sua vida para uma empresa e seus produtos e serviços. Para isso é fundamental investir nas redes de relacionamento, inclusive às eletrônicas, que assumem o papel de atraír o cliente a adentrar na empresa, sentar-se na mesa da diretoria e opinar a respeito de que tipo de produto/serviço deseja e que inovações quer enxergar nos ítens que já consome.

A missão deste tipo de marketing e criar uma relação de proximidade com o cliente final, o que não é diferente da missão do marketing como um todo. Pensando no conceito de Marketing 3.0, criado e defendido por Kotler, onde o cliente é visto como um ser humano e que seus valores e os valores da empresa se cruzam. Não apenas isso, mas onde a empresa assume um papel social importatíssimo, podemos compreender que as ações de marketing permisso ajudam às empresas a "apaixonarem" seus clientes que se tornam seus fieis defensores, e melhores promotores.

Por fim, vale refletir antes de montar sua estratégia de marketing e utilizar dos recursos do marketing permissivo em busca do sucesso com seus clientes.
 
* Saulo Veríssimo é Gestor de Marketing, Comércio e Comunicação pela FASE Faculdade, palestrante e Consultor em Educação Profissional pela Veríssimo Treinamento e Desenvolvimento, Especialista em Marketing, estratégias de gestão de vendas com foco em resultados, Analista e Consultor em Marketing Digital, mídias e redes sociais, atuando na criação de estratégias de comunicação digital, passando pela montagem das peças gráficas e eltrônicas, execução e monitoramento das ações.

Fonte: ww.sauloverissimo.com
 
Ao contrário do marketing de interrupção onde o foco são as vendas e o consumidor é tratado apenas como mera cifras e números, além do próprio inconveniente em receber na tela de seu monitor ou na sua caixa de email uma propaganda da qual você não permitiu e muito menos lhe interessa, o marketing permissivo como já havia publicado em seu artigo o professor Saulo Veríssimo, o mesmo tem o propósito de criar um bom relacionamento com seu consumidor tratando-o de forma humana (marketing 3.0 explica muito bem isso) com respeito e procurando não só lhe entregar um produto ou serviço de seu interesse, mas também conhecê-lo, ouvir este cliente, criar um RELACIONAMENTO POSITIVO, trazendo a este consumidor benefícios que podem ir de descontos, promoções, mas acima de tudo o mais importante que é o RESPEITO A ESTE CONSUMIDOR.
 
Luiz Fernando Madalozo

terça-feira, 29 de novembro de 2011

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Como elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso.


Faculdade concluída, fim de ano chegando e finalmente podemos dizer com orgulho: Somos Gestores de Marketing ! Certo ? Certo, porém ficam aí algumas dicas para quem ainda não concluiu a faculdade e está em fase de se preparar para a sua tão esperada conclusão de curso, o famoso TCC 

Atenção no decorrer das aulas, sim pois seu TCC começa à partir do seu primeiro dia de faculdade, pois todas as lições que você obtiver dentro de sala de aula e durante suas pesquisas acadêmicas, irão ser útil para o seu trabalho, e lhe servirá de bagagem. Procure levar a sério (não tente empurrar com a barriga), pois além de ser um grande aprendizado pra você, é um momento especial e único onde terá a oportunidade de pesquisar um tema escolhido por você e que irá defender no dia da sua apresentação.

Procure ler e se informar com assuntos ligados ao seu tema. Leia livros, revistas, artigos, monografias que tenham a ver com o tema, e principalmente mantenha-se antenado no que está acontecendo no dia a dia, pois até o momento em que você encerrar o seu trabalho, outros tópicos mais atuais poderão ser adicionados ao seu TCC.

Outra dica que julgo importante é, depois de pronto leia e releia seu trabalho antes de apresentar, pois é quando estamos de cabeça fria é que conseguimos visualizar melhor nossos erros (passei muito por isso).

Não desgrude de seu orientador pois ele lhe dará todo apoio necessário as normas da ABNT e a coerência da sua defesa.

E pra finalisar e o mais importante: LEVE A SÉRIO, pois o seu Trabalho de Conclusão de Curso é o seu CARTÃO DE VISITAS. Não tente enrolar e fazer só por fazer pois além de você acumular conhecimento, principalmente no tema que você escolher, É O SEU NOME que estará ali na capa do trabalho.

Dica de quem já viveu esta fase. É cansativo, é demorado, MAS VALE A PENA !

Para quem se interessar no assunto, disponibilizo o Infográfico para quem quiser baixar nossa monografia, onde abordamos temas como: história da embalagem, história da embalagem no Brasil, psicologia aplicada ao marketing, design de embalagens, cores, valores agregados nas embalagens de iogurte, artes nas embalagens de iogurte, ações ecológicas, e reciclagem como fator de decisão na hora da compra do produto.


Este trabalho pretende ser também uma fonte de consulta e de informação, e que transporte o leitor, seja ele profissional de marketing, acadêmico, ou simplesmente um interessado no assunto, a um mundo extremamente interessante no que se refere a marketing e embalagens de iogurtes, contribuindo assim em suas pesquisas.

Luiz Fernando Madalozo