segunda-feira, 1 de abril de 2013

Marketing & Idéias: Site lista 10 mentiras da Copa 2014.

 
Aproveitando o clima de piadas desse dia 1º, o site do canal de TV ESPN aproveitou o mote e publicou um texto onde lista as promessas não cumpridas dos governantes para a Copa de 2014
 
Na reta final dos preparativos para a Copa do Mundo de 2014, já dá para ter alguma noção sobre quais promessas feitas no início do projeto vão se concretizar (ou já se concretizaram) e quais ainda não foram cumpridas (e nem serão!). Aproveitando o clima de piadas desse dia 1º, mas sem perder o tom de crítica, o site do canal de TV ESPN aproveitou o mote e publicou um texto com o título “No dia 1º de abril, veja 10 mentiras da Copa do Mundo de 2014”.

No top 10, estão, por exemplo, a promessa de que a maior parte dos investimentos seria da iniciativa privada e que os estádios estariam prontos dentro do cronograma previsto. Veja abaixo a lista:
 
Investimentos majoritariamente privados
 
O site da ESPN destaca uma fala de Ricardo Teixeira antes de o Brasil ser oficializado como sede. "Uma Copa bem organizada é aquela que tem recursos prioritariamente do setor privado". O portal Terra destaca, entretanto, que 85% do custo da Copa está sendo pago com dinheiro público.
 
Governo não pagará estádios
 
O discurso repetido durante todo o processo de campanha do Brasil a sede da Copa era de que a iniciativa privada bancaria as construções e reformas de arenas. A Folha de São Paulo destacou, entretanto, no final do ano passado, que cerca de 90% dos custos dos estádios estariam sendo cobertos com dinheiro público.
 
As arenas não vão extrapolar o orçamento
 
Conversa furada. Todos os estádios estouraram o orçamento previsto inicialmente.
 
Estádios da Copa das Confederações prontos em dezembro
 
A ideia era de que os seis estádios do torneio estivessem finalizados em dezembro. Só o Castelão, em Fortaleza, cumpriu o prazo.
 
São Paulo terá monotrilho
 
Talvez o aerotrem de Levy Fidélix saia primeiro. Em outubro do ano passado, o governo de São Paulo admitiu que a obra não será concluída a tempo.
 
Projeto de mobilidade urbana em Manaus
 
Era para ser algo revolucionário, com monotrilho e BRT (uma espécie de ônibus rápido que trafega em faixas exclusivas), mas os governos municipal e estadual desistiram do projeto no meio do caminho, alegando dificuldades burocráticas
 
VLT em Brasília
 
Outra ideia revolucionária, mas perdeu força em meio a denúncias de corrupção e saiu da lista de obras para a Copa.
 
Ultimatos de Jerome Valcke
 
O secretário-geral da Fifa disse que os estádios da Copa das Confederações deveriam estar prontos em dezembro. Não ficaram. Depois, ele garantiu que nenhum poderia passar de abril. O Maracanã, entretanto, só será entregue em maio.
 
Aeroportos
 
Até que algumas coisas têm caminhado. Mas boa parte do que foi prometido também não ficará pronto a tempo.
 
Internet 4G
 
Segundo o site da ESPN, especialistas em telecomunicações avaliam que não será possível implantar a tecnologia em todas as cidades-sede até o início da Copa.


Fonte: www.administradores.com.br

Marketing & Idéias: 'Dia da Mentira' vira mais uma ferramenta de marketing.

 
 
O Dia da Mentira morreu. Ou melhor, deixou de ser uma brincadeira inocente entre pessoas comuns para se tornar um colosso corporativo controlado por executivos de marketing.

Empresas do mundo todo, incluindo Google, BMW e Sony-– adotaram a tradição de pregar peças nos incautos no 1º de abril, como forma de mostrarem seus lados mais descontraídos e conseguirem alguma publicidade gratuita.

O Google, que já faz isso há uma década, brincou com sua própria onipresença: lançou um arquivo de aromas, fingiu que iria desativar o YouTube, transformou o Google Maps em um velho pergaminho, com jeito de caça ao tesouro, e apresentou o Gmail Blue, nova versão do seu serviço de emails que tem como grande novidade... ser azul.

No Japão, a empresa de telecomunicações KDDI lançou um celular que é na verdade uma cama –- para poupar o usuário de ter de se levantar. E a Sony soltou os cachorros, literalmente, ao apresentar uma TV que só exibe imagens em cores que agradam aos cães, e com um controle remoto adaptado ao uso por patas.

No Twitter –-ou melhor, "Twttr", um blog disse que os usuários que desejarem usar vogais precisarão pagar US$ 5 por mês.

A Procter and Gamble lançou uma versão do seu enxaguatório bucal Scope no sabor "bacon".

A montadora alemã BMW ofereceu aos leitores do Reino Unido –-onde há grande agitação com a iminente chegada de um novo bebê real-– o veículo chamado Pram (sigla em inglês para "automóvel real pós-natal"). O anúncio tinha um carrinho de bebê em estilo esportivo, e um cão da raça corgis (favorito da realeza) em frente ao palácio de Windsor.

Sátira

No âmbito mais tradicional das falsas notícias do Dia da Mentira, o Yahoo francês colocou em sua manchete o anúncio de que, por razões de economia, o presidente François Hollande iria transferir seu gabinete do palácio do Eliseu para um dos subúrbios mais pobres de Paris.

O site Iceland Review Online noticiou que o Banco Central da Islândia havia resolvido o problema de como valorizar a krona, moeda local, que sofreu muito durante a crise financeira –- a reportagem satírica informava que a ilha escandinava adotaria como moeda o franco CFA, que circula em vários países africanos.

No Reino Unido, o jornal "Guardian" ofereceu ao seus leitores esquerdistas óculos de "realidade aumentada" que permitem "ver o mundo o tempo todo pelos olhos do Guardian".

O "Daily Mail" publicou um texto assinado por "Nesta Vowles" sobre o treinamento de corujas para a entrega de correspondências internas em um escritório –- o nome do jornalista soa como "ninho de corujas".

O "Sun" publicou uma foto de Mick Jagger em uma barraca, dizendo que o milionário vocalista dos Rolling Stones teria passado a Páscoa ao ar livre num treino para o festival de rock de Glastonbury.

Mas poucos jornais podem superar o "Times Daily", de Florence (Alabama, EUA), que destacou na sua capa de segunda-feira a foto de uma ponte local sofrendo um ataque simultâneo do Monstro do Lago Ness, de um óvni e do Godzilla. "Não há motivo para pânico", avisou o jornal. "Nenhum tomate assassino foi visto nos arredores."
 
 

Fonte: economia.uol.com.br

quinta-feira, 28 de março de 2013

Marketing & Idéias: Marketing do Bem - Páscoa NACC Sua Ajuda Vale Toda Essa Paixão.

 
O Nacc trabalha dia e noite para cuidar de milhares de crianças com câncer. Isso porque para nós, esse trabalho é muito mais do que um compromisso, é uma verdadeira paixão. Nessa Páscoa você também pode compartilhar desse sentimento indo à sede do Nacc. Lá você vai encontrar os deliciosos ovos de chocolate Nacc-Faultless recheados de muito amor e carinho. Faça também seu pedido por telefone ou email.
 
 


 
 
Fonte: Nacc - Núcleo de Apoio à Criança com Câncer 
 

sexta-feira, 15 de março de 2013

Marketing & Idéias: No Dia Mundial do Consumidor 15/3, Dilma Rousseff anuncia novas medidas de proteção ao consumidor.

 
Objetivo do governo é transformar a proteção ao consumidor em política de Estado. Anúncio é feito durante as comemorações do Dia Mundial do Consumidor.
 
Em meio à comemoração do Dia Mundial do Consumidor, nesta sexta-feira (15/3), a presidente Dilma Rousseff anunciou, no Palácio do Planalto, o Plano Nacional de Consumo e Cidadania (Plandec). Segundo o governo, a proposta de lei determinará que os institutos de Defesa do Consumidor (PROCONs) terão poder executivo para solucionar conflitos e evitar que o consumidor tenha de ir à Justiça. Para isso, vários ministérios estão envolvidos e eles integração a Câmara Nacional de Relações do Consumo: Justiça, Fazenda, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Planejamento e da Casa Civil. A primeira missão desse órgão que funcionará como um observatório é criar, em 30 dias, uma lista de produtos essenciais ao consumidor.

Para a presidente, as medidas que são implantadas hoje, “configuram um novo marco regulatório das relações de consumo. Não de um contra o outro, mas a favor de todos”. Ela destacou que se trata de um plano que contempla as relações invisíveis, “os valores que têm que permear as relações de consumo”, além de ser um importante passo nas relações sociais e na projeção da economia. “O Brasil, da mesma forma que acontece com países desenvolvidos, terá construído, dessa forma, uma moderna política de estado”.

Um dos objetivos do plano é diminuir as desigualdades territoriais em relação ao acesso às assistências técnicas e serviços no Brasil. Segundo a presidente, o conselho ministerial que está formado para debater o projeto pretende transformar a agenda referente ao tema como prioritária, “um observatório nacional das relações de consumo”.
 
Dilma destacou o trabalho que será realizado em uma das três câmaras de trabalho do Plandec, a de pós-venda, que trata das questões mais críticas. Com o processo de expansão do consumo no país, há, segundo a presidente, uma escassez de assistências técnicas em várias regiões. “No Nordeste, no Norte e no Centro-Oeste é uma carência sensível, palpável e que compromete a qualidade do consumo. Isso traz dificuldades para o consumidor que, para solucionar coisas básicas, têm problemas significativos, que o atingem e até o anulam”.

Durante a cerimônia, Dilma assinou o decreto que institui a Câmara Nacional e institui o Código de Defesa do Consumidor (CDC) para o comércio eletrônico. O documento também altera o CDC para fortalecer a atuação dos Procons. Com essa medida, o plano amplia o poder jurídico dos Procons, cujos acordos terão valor judicial, a fim de reduzir os processos no Judiciário e também os custos. “Cerca de 70% da demanda dos juizados de pequenas causas, são relativas ao Código de Defesa do Consumidor. Cada processo custa R$ 1 mil para resolver uma demanda de R$ 300”, revelou o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.
 
Poder ao Procon
Cardozo abriu a cerimônia, falando sobre a história do Dia do Consumidor. Ele defendeu que um plano em defesa dos consumidores precisa da integração não apenas do governo e do Poder Legislativo, mas também de órgãos da sociedade civil. "O sistema tem de ser punitivo para quem não cumpre o que a lei determina", explica o ministro. Ressaltou, no entanto, que o sistema precisa ajudar aqueles que "não têm condições" de atender as leis.

A secretária nacional do Consumidor, Juliana Pereira, especificou, em seguida, alguns pontos do plano, explicando que neste momento, em que temos mais direito de consumir, “queremos consumir com mais direitos”. De acordo com ela, o projeto determina poderes aos mais de 700 PROCONs do país. Entre eles estão a restituição de cobranças indevidas, substituição ou reparação de produtos e a prestação adequada de informações.

Data histórica

Desde o pronunciamento do presidente norte-americano John Kennedy, em 15 de março de 1962, a data tem sido referência para os direitos do consumidor em todo o mundo. Na ocasião, Kennedy defendeu quatro direitos fundamentais dos consumidores: à segurança, à informação, à escolha e a ser ouvido. Vinte e três anos depois, a Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) adotou os direitos do consumidor como diretrizes das Nações Unidas, instituindo o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, comemorado hoje.
 
 
Fonte: www.correiobraziliense.com.br
 

quinta-feira, 7 de março de 2013

Marketing & Idéias: Veja como será o novo Facebook.



 
Rede ficará bem mais parecida com o Google +
 
O próprio Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, apresentou nesta quinta-feira (7) a maior transformação que a rede social já implementou desde que foi lançada. O novo layout trará mudanças profundas e deve impactar fortemente a forma como os usuários utilizam suas funcionalidades. O objetivo com a ação é deixar a timeline mais limpa, algo que – inclusive – deixará o Facebook bem mais parecido com o Google +.
Agora, a interface será dividida em apenas duas colunas, em vez das três que existem atualmente. Na da esquerda, ficará o feed, onde serão exibidas as atualizações dos amigos e páginas seguidas. Na da direita, ficarão os conteúdo de cunho mais automático, como os botões de segmentação do conteúdo e as notificações.
 
E, por falar em segmentação, com o auxílio dos botões localizados na direita, o usuário poderá definir mais facilmente se quer ver na timeline apenas conteúdos de amigos, de páginas que segue ou de listas específicas.
 
As fotos terão mais destaque e serão exibidas com tamanhos maiores. A rede também promete mais agilidade para exibição de imagens grandes e vídeos mais longos.
 
O chat ficará agora em uma coluna destacada, mais escura, à esquerda, fora da timeline, como já é atualmente. Ele dividirá espaço, entretanto, com botões de eventos, aplicativos, fotos etc.
 
A nova interface será liberada aos poucos e ainda não há informações de quando estará disponível para os usuários brasileiros. Pelo tamanho do público brasileiro, entretanto, as novidades não devem demorar para chegar por aqui.
 
Veja abaixo o vídeo lançado pela rede para apresentar as mudanças (em inglês):
 
 
 
 
 
Fonte: www.administradores.com.br
 

quarta-feira, 6 de março de 2013

Marketing & Idéias: Palestra: "Virtudes e Efeitos Colaterais da Nova Comunicação Digital. "

Como usar as redes com eficiência e criatividade ? Conheça experiências inovadoras na comunicação através de vídeos, blogs, twitter, e outras ferramentas digitais.
 


 
Fonte: Fiepe / Sebrae