quarta-feira, 30 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Life Vest Inside, um movimento salva-vidas para o coração.

Ao treinar experiências gentis e emocionantes, dá-se abertura a oportunidades ao redor enquanto se reconhece o portencial para a mudança, simplesmente por começar a mudança em nós mesmos.

Essa é a filosofia que move o "Life Vest Inside" (algo como salva-vidas do coração, em tradução livre para o português).

O movimento busca incentivar as pessoas a viverem e acreditarem na bondade de cada indivíduo, para assim melhorar o mundo. O projeto prega que esse trabalho de gentileza deve estar ligado à compaixão, à empatia e à conexão humana.

"Um sorriso, um toque ou uma palavra de conforto. Até mesmo o menor gesto pode iluminar um dia escuro ou apagar um fardo pesado" - Life Vest Inside

A criadora do Life Vest Inside é a educadora americana Orly Wahba, que vem cultivando a gentileza em suas aulas de ensino fundamental desde 2004. O movimento ganhou vida a partir desse trabalho e tem como principal alvo as crianças, que têm grande poder de disseminar a ideia.

Para participar basta ser um disseminador de gentilezas e promover o amor ao próximo. As escolas e os grupos juvenis interessados também podem visitar o site do Life Vest Inside, lifevestinside.com, registrar participação e se envolver diretamente com o movimento.

E você? Está sensibilizado com a causa? Então compartilhe o vídeo abaixo nas redes sociais e contribua com a rede da gentileza entre seus amigos.



Matéria indicada por Márcia Valença


Fonte: www.ecodesenvolvimento.org.br - Informação para um mundo sustentável. 


Marketing & Idéias: Suba a bordo do navio do Greenpeace.

Nos dias 02 e 03 de junho o público de Recife terá a oportunidade de subir a bordo do novo Rainbow Warrior, conhecer a tripulação e participar das campanhas de proteção ambiental do Greenpeace Brasil.

Terceiro navio do Greenpeace a ostentar o nome Guerreiro do Arco-Íris, o navio foi lançado em outubro do ano passado, mas já se tornou um ícone em sustentabilidade. Cada detalhe foi pensado para reduzir ao máximo seu impacto sobre o meio ambiente, desde o uso da força dos ventos como principal motor, até um sistema de tratamento de água e resíduos.

 Seu motor de propulsão diesel-elétrica é acionado apenas sob condições climáticas desfavoráveis ou em ações que exijam potência máxima. Mesmo assim, o design inovador do casco permite que menos combustível seja gasto, com menos emissão de gases poluentes. A construção do navio só foi possível graças ao apoio de mais de 3 milhões de colaboradores regulares do Greenpeace em todo o mundo, além de 100 mil doações específicas.

Na visita ainda será possível saber mais sobre a lei de Desmatamento Zero, proposta de iniciativa popular que pede o fim do desmatamento no país. Se desejar, traga seu título de eleitor para assinar a petição.

O navio estará atracado no porto do Recife (entre os armazéns 7 e 8). A visitação é gratuita e acontece no sábado e domingo, 02 e 03 de junho, das 10h às 17h. Venha com roupas confortáveis.

O Rainbow Warrior passará por mais três cidades brasileiras: Salvador, Rio de Janeiro e Santos. Confira a agenda:

•Recife: 2 e 3 de junho
•Salvador: 7 e 8 de junho
•Rio de Janeiro: 16 e 17 de junho
•Santos: 30 de junho e 1 de julho


Fonte: www.greenpeace.org/brasil

sábado, 26 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Por favor, abra a mente.

Conceitos do passado não fazem mais sentido no Marketing de hoje.

Por Bruno Mello do Mundo do Marketing

Como se faz uma promoção hoje em dia? É igual há 20 anos? Certamente não. Antes disso: como nasce e como se desenvolve um planejamento estratégico em pleno século XXI? Algumas poucas coisas não mudaram, é verdade, mas muitas se transformaram e alteraram de forma avassaladora a forma como se faz Marketing. Não vou elencá-las. Para ficar apenas na seara promocional, multiplicaram-se os pontos de contato com o consumidor e as dificuldades de acessá-lo. Para chamar a sua atenção, envolvê-lo e aumentar as vendas, é necessário se reinventar.

Semana passada, uma discussão me chamou atenção. Na verdade, uma tentativa de discutir, durante o julgamento de um prêmio, sobre a essência do Marketing Promocional. Enquanto uma minoria defendia uma essência de 20 anos atrás, a maioria olhava para o presente e enxergava outras possibilidades diante de uma realidade bem diferente. É importante dizer que não há nenhum problema com a disciplina, mas sim na visão de profissionais que não olham o mundo em sua volta. O próprio julgamento dos trabalhos mostrou isso.

Pouquíssimos cases saíram do comum e chamaram atenção pela inovação, enquanto outros fizeram mais do mesmo e sequer foram considerados. Mas houve aqueles que realizaram o trabalho de casa bem feito, seguindo as regras do mercado atual, e conseguiram seus prêmios. Isso mostra como ainda há uma minoria, que infelizmente não é tão minoria assim, que pensa como se estivéssemos no século XIX. Ficou provado que as ações embasadas num modelo de 20 anos atrás não são mais suficientes para entregar os resultados exigidos em 2011 e daí para frente. O mundo mudou e o Marketing deve mudar. Simples assim.

Pensamento de vanguarda

Isso não vale apenas para o Marketing Promocional. Vale principalmente para a estratégia, para o modelo de negócio e o modelo de gestão das empresas. O Marketing de toda companhia deve representar a vanguarda de pensamentos, planos e ações. E, como sempre, deve ser holístico, perpassar toda a organização, desde a estratégia até o café servido aos visitantes.

Quem trabalha com Marketing precisa capitanear as mudanças, preparar a empresa para os novos desafios, sem ficar pensando como se o mundo fosse o mesmo da época dos dinossauros. Seria o começo do fim. Já temos muitas áreas engessadas e retrógradas dentro das empresas. O Marketing tem que ser diferente e provar que não é só um departamento que gasta dinheiro.

Quem deixa de ver as mudanças pelas quais as pessoas, o mercado e o Marketing passaram não quer enxergar a realidade e não está preocupado com o futuro do seu negócio. Ficar preso a conceitos e modelos de 10, 15, 20 anos atrás é como jogar uma ancora no meio do mar e ficar parado no tempo. Só que até o mar mudou e um tsunami pode afundar o seu barco em questão de segundos.


Fonte: www.mundodomarketing.com.br










sexta-feira, 25 de maio de 2012

Marketing & Idéias: 5 ótimas campanhas no Facebook que não foram vistas no Brasil.

Na Colômbia, um rapaz decide repentinamente doar tudo que tem. Na Índia, deuses ganham perfis no Facebook e interagem via chat.


Homecenter Sodimac - O homem que doou tudo que tinha


Na Colômbia, a rede de móveis e utensílios domésticos Homecenter Sodimac fez uma ação para quebrar a crença de que a comunicação de marcas no país só funcionava efetivamente em mídias convencionais e de massa.

No dia 23 de fevereiro do ano passado, um rapaz colombiano chamado Juan Miguel Cure resolveu doar tudo que já havia comprado e que tinha em sua casa. Para disseminar seu intento, ele criou uma página no Facebook com fotos e vídeos de tudo que estava disponível para doação: geladeira, TV, portas, janelas e até mesmo o piso de sua casa.

No dia 3 de março, centenas de colombianos estavam em frente à casa Juan, organizados em uma fila que fez a volta no quarteirão, prontos para levar tudo que pudessem. E levaram. Até o fim do dia, a casa de Juan estava vazia. Foi só então que Juan Miguel revelou o motivo de seu repentino "surto de bondade e minimalismo": a Homecenter Sodimac era a melhor desculpa para renovar toda a casa a preços baixos. E, claro, ele estava sendo patrocinado pela loja.

A página da ação ganhou 2 novos fãs a cada seis minutos e os posts de Juan Miguel Cure foram vistos quase 350 mil vezes. As vendas da Homecenter aumentaram 54% em comparação com o mesmo período de 2010.

A campanha foi criada pela Young & Rubicam.

Nike - Take Mokum


Em Amsterdam, a Nike criou um aplicativo que permitiu que usuários do Facebook pudessem traçar rotas de grafite no mapa da cidade. Funcionava assim: os atletas registravam seus percursos com o Nike+ e podiam preencher pelo aplicativo, com cores, os quilômetros corridos.

O conceito atraiu muitos corredores urbanos, que começaram a usar a criatividade para desenhar mapas de variadas formas e cores - incluindo caveiras e símbolos do game Space Invaders - enquanto se exercitavam.

Junto ao aplicativo, a Nike abriu uma pop-up store perto do parque mais famoso de Amsterdam. A loja engajou jovens no projeto Run Unleashed Experience, com eventos, corridas e testes livres de produtos da marca. Outdoors, banners online e táticas de marketing de guerrilha também foram usados. A campanha durou seis semanas.

O resultado?

A página do projeto foi curtida por mais de 9 mil usuários e o clube foi visitado 183,275 vezes no Facebook. 220 mapas foram criados, coloridos com 1,268 quilômetros percorridos no Nike+.

A campanha foi criada pela agência Boondoggle.

MTS MBlaze - Gods on Facebook


Na Índia, a marca de telefonia móvel MTS MBlaze lançou a campanha "The Gods on Facebook", pela qual criou páginas na rede social para divindades hindus como a deusa Durga.

A campanha aconteceu durante o último Durga Puja, um grande festival anual comemorado intensamente por cinco dias na Índia.

A ideia era que a marca fosse notada no mercado durante o período festivo. Assim, criou-se o primeiro Durga Puja no espaço virtual, onde pessoas poderiam encontrar a deusa Durga e outras divindades hindus no Facebook. Os deuses, inclusive, também interagiam entre si.

A história da vitória de Durga sobre o demônio Mahish Asur ganhou vida em posts, vídeos, interações e no Facebook, além de cerimônias online e representações de divindades em 3D.

A campanha foi promovida por 250 anúncios em outdoor que mostravam as divindades interagindo no Facebook. Também foram veiculados 50 spots em rádios e 9 filmes foram compartilhados no Facebook. Uma projeção gigante mostrou um chat dos deuses.

A criação foi da Rediffusion Y&R.

Dove - The Wall of Beauty


Em Tel Aviv, Israel, a Dove, Unilever, criou um aplicativo para o Facebook conectado a um outdoor digital em uma das regiões mais conhecidas da cidade. Pela ferramenta, as mulheres podiam fazer o upload de uma imagem delas com o aplicativo, e o retrado era transmitido ao outdoor com a seguinte frase: "A beleza não tem apenas uma rainha".

A campanha foi feita durante o concurso anual de rainha da beleza e além do aplicativo para Facebook, envolveu conteúdo para TV e outdoors digitais.

Funcionou?

15 mil pessoas falaram sobre a campanha na página de Dove no Facebook e 9 mil instalaram o aplicativo.

170 mil pessoas se envolveram em debates online e 17 mil falaram sobre a campanha em redes socias

A página acumulou 23 mil novos fãs.

A criação foi da McCann Erickson Tel aviv para a Unilever.

Sky - Don Natale


Na Itália, Santa Claus virou Don Natale pelas mãos da M&C Saatchi em uma ação da Sky. O bom velhinho se juntou a uma das figuras mais famosas da história do cinema para dar lugar a um "Godfather Santa Claus", com a missão de entregar os bons desejos natalinos a amigos de usuários no Facebook. Desejos que "ninguém poderia recusar".

Um aplicativo no Facebook criava um vídeo customizado com as informações pessoais, fotos e uma mensagem.

Em menos de duas semanas, a campanha obteve como resposta mais de 600 mil cartões de Natal entregues por "Don Natale", mais de 500 mil visitantes únicos no app e quase 100 mil fãs.


Fonte: exame.abril.com.br






















terça-feira, 22 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Os 50 times com a marca mais valiosa do mundo (4 são brasileiros).

Corinthians, São Paulo, Internacional e Flamengo integram o ranking da Brand Finance.

Enquanto o Manchester United permanece desde 2011 sendo a marca mais valiosa do mundo entre os clubes de futebol, o ranking Brand Finance Football 2012 escalou quatro times brasileiros entre as 50 posições: Corinthians, São Paulo, Internacional e Flamengo.

Com um valor de marca avaliado em 77 milhões de dólares, o Timão aparece em 24º. Em 39º vem, valendo 58 milhões de dólares, o São Paulo. O Internacional e o Flamengo ocupam a 44ª e a 47ª posições, respectivamente, com valor de marca de 51 milhões e 46 milhões de dólares.

Com um valor de marca de 853 milhões de dólares, os ingleses são seguidos pelo Bayern de Munique (US$ 786 milhões) - que em 2011 aparecia em quarto lugar, Real Madrid (US$ 600 milhões) - o segundo do ano passado -, Barcelona (US$ 580 milhões) - também com queda de uma posição -, e Chelsea (US$ 398 milhões), que conseguiu se manter em quinto e cuja marca deve ter valorizado desde o último sábado (19), com a conquista da Liga dos Campeões da UEFA.

Veja abaixo a lista com os 50 mais valiosos.

  Time  -  US$ milhões - 2012

  1  Manchester United  -  661
  2  Bayern de Munique  -  493
  3  Real Madrid  -  643
  4  FC Barcelona  -  629
  5  Chelsea  -  314
  6  Arsenal  -  301
  7  Liverpool  -  250
  8  Manchester City  -  170
  9  AC Milan  -  273
10  Schalke 04  -  135
11  Borussia Dortmund  -  125
12  Tottenham  -  127
13  Inter Milan  -  263
14  Ajax  -  74
15  Olympique de Marseille  -  119
16  Juventus  -  184
17  Hamburg SV  -  134
18  Olympique Lyonnais  -  121
19  Aston Villa  -  69
20  Newcastle United  -  40
21  AS Roma  -  101
22  SSC Napoli  -  70
23  Everton  -  61
24  SC Corinthians  -  77 *
25  FC Girondins do Bordeaux  -  77
26  PSV Eindhoven  -  46
27  FC Basel 1893  -  72 *
28  VFB Stuttgart  -  81
29  West Ham United FC  -  70 *
30  Werder Bremen  -  68
31  Valencia CF  -  80
32  VfL Wolfsburg  -  66 *
33  Sunderland AFC  -  66 *
34  Fulham FC  -  54
35  Guangzhou Evergrande FC  -  65 *
36  Bayer 04 Leverkusen  -  64 *
37  Celtic  -  49
38  Paris Saint-Germain FC  -  64 *
39  São Paulo FC  -  58 *
40  Seattle Sounders FC  -  58 *
41  FC Zenit St Petersburg  -  56 *
42  Stoke City FC  -  55 *
43  Hertha BSC Berlin  -  55 *
44  SC Internacional  -  51 *
45  Atlético de Madrid  -  88
46  Sevilla FC  -  49 *
47  CR Flamengo  -  46 *
48  SS Lazio  -  55
49  ACF Fiorentina  -  56
50  Los Angeles Galaxy  -  46 *

* valores de 2011. 


Fonte: exame.abril.com.br











sábado, 19 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Neymar é atleta com maior potencial de marketing no mundo, diz revista.

Para a revista inglesa SportsPro, santista é 'a aposta certeira: jovem, talentoso e com Olimpíada e uma Copa do Mundo em casa no horizonte'.

Para quem ainda tinha dúvida de que Neymar é uma estrela mundial, a revista inglesa SportsPro, especialista em negócios do esporte, coloca o santista no topo de seu já tradicional ranking dos atletas com maior potencial de marketing do mundo. O atacante deixa para trás o norte-irlandês Rory McIlroy, líder do ranking mundial de golfe, e o argentino Lionel Messi, eleito pela Fifa o maior jogador do planeta dos últimos três anos. Neymar sucede o velocista jamaicano Usain Bolt, que liderou o ranking no ano passado e aparece em quarto na lista deste ano.

O bom momento da economia brasileira pesou na escolha. Para David Cushnan, editor da SportsPro, Neymar é, numa tradução livre, "a aposta certeira: jovem, talentoso e com uma Olimpíada e uma Copa do Mundo em casa no horizonte. Ele já é uma superestrela no Brasil, uma das economias mais robustas do mundo e um vasto mercado em crescimento".

Se você é uma marca procurando causar impacto no Brasil, Neymar certamente seria o atleta a ser escolhido. Ele é o garoto do pôster do Brasil nesta década esportiva - disse Cushnan.

Neymar já tem contrato de patrocínio com 11 empresas: Ambev (Guaraná Antarctica), Banco Santander, Claro, Heliar, Lupo, Nike, Panasonic, Red Bull, Tenys Pé Baruel, Unilever e Volkswagen.

Veja os 10 atletas com maior potencial de marketing, para a SportsPro

Neymar (futebol / Brasil)
Rory McIlroy (golfe / Irlanda do Norte)
Lionel Messi (futebol / Argentina)
Usain Bolt (atletismo / Jamaica)
Cristiano Ronaldo (futebol / Portugal)
Blake Griffin (basquete / Estados Unidos)
Novak Djokovic (tênis / Sérvia)
Sebastian Vettel (automobilismo / Alemanha)
Tim Tebow (futebol americano / Estados Unidos)
Yani Tseng (golfe / China)


Fonte: www.globo.com