sexta-feira, 18 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Martha Gabriel em Recife - Curso Marketing na Era Digital.


A Oficial Martha Gabriel convoca todos os Soldados para uma grande Operação: Curso Marketing na Era Digital: Estratégias, Planejamentos e Métricas, dias 18 e 19/Agosto.  Aliste-se!

Preço promocional de R$ 299,00 para os 50 primeiros alistados.

Conteúdo Programático:

Módulo I. Marketing: tradicional & digital

Transformação do cenário de marketing
Comportamento do Consumidor
Plataformas digitais de marketing & tecnologias emergentes
Cases

Módulo II. Estratégias em Redes Sociais

Conceitos de redes e mídias sociais
Tipos de redes sociais
Números das mídias sociais no Brasil e no mundo
SMM – Social Media Marketing (Marketing em Mídias Sociais)
Estratégias em mídias sociais
Marketing viral
Gestão de crises

Módulo III. Planejamento e Métricas

Plano de Marketing
Macro Ambiente
Micro Ambiente
Ambiente interno
SWOT
Estratégias
Mensuração e Controle

Módulo IV. Marketing de Conteúdo e Transmídia Storytelling

Conceituação de conteúdos e formatos
Convergência, crossmídia e transmídia
Transmídia storytelling

Serviço:

Local: Hotel JangadeiroAv. Boa Viagem, 3114 – Boa Viagem – Recife/PE.
Data e Horário: 18 e 19/Ago de 2012 das 9h às 19h
Carga horária total: 16 h/a



Fonte: www.quarteldigital.com.br


sábado, 12 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Seminário HSM – Philip Kotler em Recife.

Marketing 3.0 - O novo papel do marketing em uma economia conectada por redes

A maior autoridade mundial em marketing vem ao Brasil, pela primeira vez em Recife, para conduzir empresários e executivos durante uma tarde repleta de reflexões sobre o novo papel, oportunidades e desafios do marketing no século 21. Seminário HSM – Philip Kotler: uma rara oportunidade de estar frente a frente com um dos inspiradores do marketing mundial.

Em toda a história da administração somente dois pensadores conseguiram permanecer como a principal referência em suas áreas de conhecimento por mais de quatro décadas: o já falecido Peter Drucker e Philip Kotler.




Maiores informações: eventos@hsm.com.br


Fonte: eventos.hsm.com.br






















quarta-feira, 9 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Branding além da morte: qual o segredo das marcas que nunca morrem?

Reportagem da revista Administradores nº 14 apresenta e discute casos de marcas que, mesmo após as empresas fecharem as portas, continuam vivas na cabeça dos consumidores.

Marcas como Banco Nacional, Kolynos e TV Manchete têm em comum o fato de representarem empresas ou produtos que deixaram de existir já há alguns anos. Mas, mais que isso, elas integram o seleto grupo das que têm conseguido sobreviver mesmo depois de decretada a morte dos negócios ao qual estavam vinculadas. Por que algumas marcas conseguem se manter vivas na memória do público mesmo após deixarem de existir oficialmente?

"Embora afetada pelo fim do negócio, a marca só deixará de existir, de fato, quando ninguém mais lembrar dela", explica Flávio Ferrari, especialista em Inteligência Competitiva, Marketing e Comunicação.

Ferrari destaca que é importante separar organização e marca, algo que – enquanto ambas estão ativas – é praticamente impossível de se fazer. Com o fim de um negócio, entretanto, a separação se torna mais evidente e, na maioria dos casos, a morte deste não acarreta necessariamente a extinção da percepção de valores que o público tem sobre ele.

Tal separação é importante, inclusive, na hora de colocar uma marca à venda. Como explica o professor Marcelo Boschi, da ESPM/RJ, "existem muitos casos relatados na bibliografia sobre marcas de empresas em processo falimentar que, mesmo após o fechamento de suas atividades, conseguem negociar suas marcas".

A cadeia de lojas de departamentos Mesbla é um exemplo disso. Mesmo em meio a várias dificuldades, sua reputação construída ao longo de 85 anos garantiu a venda de seu controle acionário por R$ 600 milhões.

"A questão central é tratar a marca como um ativo, ou seja, algo que tem valor e consequentemente é possível de ser comprada e vendida em qualquer fase de sua vida", complementa Marcelo Boschi.


Fonte: www.administradores.com.br





terça-feira, 8 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Maior Feira de Marketing Promocional Chega ao Recife.

A Brazil Promotion Road Show aporta pelo segundo ano no Recife trazendo novidades na área de produtos e serviços promocionais.

A intenção do evento é levar aos visitantes os principais lançamentos de produtos desse ramo. A feira, que já acontece em outros estados do país chega novamente em Recife, devido a crescente demanda de marketing promocional no Nordeste.

Este ano, a edição recifense da feira acontece no dia 17 de maio, no Mar Hotel, das 10h às 21h e contará com expositores de brindes, produtos promocionais, serviços para eventos, soluções gráficas e materiais para merchandising no ponto de venda. Assim como o Brazil Promotion de São Paulo, o Road Show apresenta soluções e as últimas novidades para os profissionais que realizam campanhas, ações promocionais, além de eventos corporativos. A expectativa de público é de aproximadamente 600 pessoas. Por acontecer em um único dia e ter um formato reduzido em relação à versão nacional, o Road Show permite um contato mais próximo e mais direto entre os visitantes e expositores, facilitando aos profissionais a realização de todo o planejamento promocional durante o evento.

Os visitantes poderão participar do Seminário Promo Tendências, realizado pela AMPRO, Associação de Marketing Promocional, que acontecerá no mesmo local, das 14h30 às 18h. Três profissionais conceituados e experientes da área vão ministrar as palestras, que acontecem em diferentes horários durante toda a tarde: Wilson Mileris, diretor da Mileris Consultoria & Treinamento, Kito Mansano, diretor geral da Rock Comunicação e presidente da AMPRO e Cleber Paradela, diretor de criação da Agência Tudo e do Grupo ABC de Comunicação.

O público poderá ainda assistir a palestra beneficente oferecida pela Mileris Consultoria & Treinamentos, com o tema “O click do êxito - Uma vida melhor, com metas definidas”, ministrada pelo diretor da Mileris Consultoria & Treinamentos, Wilson Mileris. Para participar da palestra é preciso se inscrever pelo site www.brazilpromotion.com.br/roadshow2012 e levar 1 kg de alimento não-perecível, que será destinado à ONG Diálogos Oscip.


Serviço: Brazil Promotion Road Show

Data: 17/05 (Quinta-feira)

Hora: das 10h as 21h

Local: Mar Hotel - Rua Barão de Souza Leão, 451 – Boa Viagem - Recife – PE

Inscrições pelo site:  www.brazilpromotion.com.br/roadshow2012


Fonte: www.omarketizador.com



segunda-feira, 7 de maio de 2012

Marketing & Idéias: 8 de Maio - Dia do Profissional de Marketing.


Parabéns a todos os meus colegas de profissão, publicitários, mercadólogos e profissionais de marketing e também a todos os profissionais de propaganda deste país, que através de idéias criativas conseguem se comunicar com seus clientes e consumidores de forma positiva e eficaz.


"Uma idéia na cabeça e um produto no mercado ..."


Luiz Fernando Madalozo

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Marketing & Idéias: Cliente Oculto – Você sabe tudo sobre esta nova profissão ?


* Por Gustavo Periard

Hoje vamos falar um pouco sobre uma profissão que vem ganhando espaço no mercado de trabalho brasileiro nos últimos anos. Uma atividade que tem grande importância devido ao serviço que presta para as empresas, sendo conhecida como uma verdadeira arma contra o mau atendimento. Estamos falando do cliente oculto (também conhecido como cliente fantasma ou cliente misterioso).

Em geral, a empresa que contrata um cliente oculto, que pode atuar em setores como indústria, serviços, varejo etc., está procurando aprimorar ainda mais a sua prestação de serviços e aumentar a satisfação de seus clientes. Ela necessita de uma observação mais detalhada, in loco, daquilo que seus funcionários estão fazendo para melhor atender seus clientes, e para isso precisam que pessoas fiquem de olho o tempo todo, relatando as impressões percebidas nas lojas. E é aí que entra o cliente oculto.

O que é o cliente oculto?

Cliente oculto é a denominação que se dá a uma pessoa contratada por uma empresa, geralmente de médio e grande porte, para prestar serviços de “espionagem”, digamos assim, sobre os produtos e serviços oferecidos pela empresa a seus clientes.

Explicando melhor, o cliente oculto recebe treinamento especializado e remuneração (em média, de R$ 50,00 a R$ 500,00 por dia, dependendo do serviço) para visitar lojas e experimentar os produtos e serviços oferecidos pela empresa que o contratou, com a finalidade de avaliar a qualidade do que está sendo feito nas lojas. Em determinadas ocasiões, situações são criadas para testar o poder de adaptação dos funcionários da empresa, por exemplo.

A idéia é quase de espionagem mesmo, uma vez que os funcionários não sabem que estão sendo avaliados naquele momento. Este tipo de observação do trabalho dos atendentes visa pegá-los de surpresa, no seu dia-a-dia, sem máscaras ou maquiagem daquilo que é praticado, comum em dias de inspeção anunciada. Este serviço pode ser feito em restaurantes, hotéis, concessionárias de veículos, lojas de fast-food, cinemas etc.

Posteriormente à observação in loco, o cliente oculto elabora um relatório altamente detalhado sobre tudo o que viu e percebeu pessoalmente, e entrega para a empresa contratante. Esta, por sua vez, criará um mapa daquilo que foi relatado e deve ser melhorado, bem como os pontos fortes que devem ser reforçados. Neste relatório deve constar informações verdadeiras e precisas sobre cada serviço analisado, avaliando aspectos como:

◦atendimento dos funcionários (simpatia, presteza, educação etc.);
◦conhecimento do produto oferecido;
◦empenho para fechar a venda;
◦domínio das técnicas de venda e negociação;
◦temperatura da comida e bebida;
◦limpeza do ambiente de trabalho;
◦tamanho da fila de espera;
◦demora no atendimento etc.

O objetivo principal do serviço de cliente oculto está ligado ao desenvolvimento dos profissionais que atuam diretamente com os clientes de uma empresa, auxiliando-os a criar uma melhor postura de trabalho, ampliando seus conhecimentos dos produtos ofertados e das atitudes que proporcionam uma boa experiência de consumo aos clientes, fidelizando-os e fazendo com que retornem sempre que possível.

Saiba mais

O Blog Mundo do Marketing já abordou este assunto, clique aqui para ver a discussão. Recentemente o programa Mais Você, da Rede Globo, também abordou o assunto em um de seus quadros. Acompanhe o vídeo abaixo e veja mais informações sobre a profissão de cliente oculto:


Discussão

Porém, nem tudo são flores. Há uma discussão em torno deste tema, onde algumas pessoas dizem que é errado a empresa espionar os próprios funcionários, avaliando-os sem que eles percebam etc. Por isso, gostaríamos de saber a sua opinião sobre o tema. Você acha que o cliente oculto invade a privacidade dos funcionários da empresa? Ou você acha que a empresa tem todo o direito de acompanhar o que acontece com seus funcionários?

Participe, deixe seu comentário abaixo! Vamos discutir mais este tema polêmico!

* Gustavo Periard é Administrador formado pela UFF. É um apaixonado por Administração e por tudo o que compõe o mundo corporativo. Busca disseminar todo conhecimento possível sobre estes temas através da internet. É editor do blog  www.sobreadministracao.com


Fonte: www.sobreadministracao.com