quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Pode entrar, a casa é sua - Marketing de Permissão


* Por Saulo Veríssimo

Termo criado por Seth Godin, atual presidente de marketing permissivo da Yahoo, tem como fundamento a idéia de que o cliente possúi o direito de escolha no que se refere ao tipo de conteúdo que deseja receber, que tipo de novidades e curiosidades mais lhe interessam.

Pensando nisto os profissionais de marketing, têm como desafio, criar no cliente o desejo de abrir as portas de sua vida para uma empresa e seus produtos e serviços. Para isso é fundamental investir nas redes de relacionamento, inclusive às eletrônicas, que assumem o papel de atraír o cliente a adentrar na empresa, sentar-se na mesa da diretoria e opinar a respeito de que tipo de produto/serviço deseja e que inovações quer enxergar nos ítens que já consome.

A missão deste tipo de marketing e criar uma relação de proximidade com o cliente final, o que não é diferente da missão do marketing como um todo. Pensando no conceito de Marketing 3.0, criado e defendido por Kotler, onde o cliente é visto como um ser humano e que seus valores e os valores da empresa se cruzam. Não apenas isso, mas onde a empresa assume um papel social importatíssimo, podemos compreender que as ações de marketing permisso ajudam às empresas a "apaixonarem" seus clientes que se tornam seus fieis defensores, e melhores promotores.

Por fim, vale refletir antes de montar sua estratégia de marketing e utilizar dos recursos do marketing permissivo em busca do sucesso com seus clientes.
 
* Saulo Veríssimo é Gestor de Marketing, Comércio e Comunicação pela FASE Faculdade, palestrante e Consultor em Educação Profissional pela Veríssimo Treinamento e Desenvolvimento, Especialista em Marketing, estratégias de gestão de vendas com foco em resultados, Analista e Consultor em Marketing Digital, mídias e redes sociais, atuando na criação de estratégias de comunicação digital, passando pela montagem das peças gráficas e eltrônicas, execução e monitoramento das ações.

Fonte: ww.sauloverissimo.com
 
Ao contrário do marketing de interrupção onde o foco são as vendas e o consumidor é tratado apenas como mera cifras e números, além do próprio inconveniente em receber na tela de seu monitor ou na sua caixa de email uma propaganda da qual você não permitiu e muito menos lhe interessa, o marketing permissivo como já havia publicado em seu artigo o professor Saulo Veríssimo, o mesmo tem o propósito de criar um bom relacionamento com seu consumidor tratando-o de forma humana (marketing 3.0 explica muito bem isso) com respeito e procurando não só lhe entregar um produto ou serviço de seu interesse, mas também conhecê-lo, ouvir este cliente, criar um RELACIONAMENTO POSITIVO, trazendo a este consumidor benefícios que podem ir de descontos, promoções, mas acima de tudo o mais importante que é o RESPEITO A ESTE CONSUMIDOR.
 
Luiz Fernando Madalozo

terça-feira, 29 de novembro de 2011

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Como elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso.


Faculdade concluída, fim de ano chegando e finalmente podemos dizer com orgulho: Somos Gestores de Marketing ! Certo ? Certo, porém ficam aí algumas dicas para quem ainda não concluiu a faculdade e está em fase de se preparar para a sua tão esperada conclusão de curso, o famoso TCC 

Atenção no decorrer das aulas, sim pois seu TCC começa à partir do seu primeiro dia de faculdade, pois todas as lições que você obtiver dentro de sala de aula e durante suas pesquisas acadêmicas, irão ser útil para o seu trabalho, e lhe servirá de bagagem. Procure levar a sério (não tente empurrar com a barriga), pois além de ser um grande aprendizado pra você, é um momento especial e único onde terá a oportunidade de pesquisar um tema escolhido por você e que irá defender no dia da sua apresentação.

Procure ler e se informar com assuntos ligados ao seu tema. Leia livros, revistas, artigos, monografias que tenham a ver com o tema, e principalmente mantenha-se antenado no que está acontecendo no dia a dia, pois até o momento em que você encerrar o seu trabalho, outros tópicos mais atuais poderão ser adicionados ao seu TCC.

Outra dica que julgo importante é, depois de pronto leia e releia seu trabalho antes de apresentar, pois é quando estamos de cabeça fria é que conseguimos visualizar melhor nossos erros (passei muito por isso).

Não desgrude de seu orientador pois ele lhe dará todo apoio necessário as normas da ABNT e a coerência da sua defesa.

E pra finalisar e o mais importante: LEVE A SÉRIO, pois o seu Trabalho de Conclusão de Curso é o seu CARTÃO DE VISITAS. Não tente enrolar e fazer só por fazer pois além de você acumular conhecimento, principalmente no tema que você escolher, É O SEU NOME que estará ali na capa do trabalho.

Dica de quem já viveu esta fase. É cansativo, é demorado, MAS VALE A PENA !

Para quem se interessar no assunto, disponibilizo o Infográfico para quem quiser baixar nossa monografia, onde abordamos temas como: história da embalagem, história da embalagem no Brasil, psicologia aplicada ao marketing, design de embalagens, cores, valores agregados nas embalagens de iogurte, artes nas embalagens de iogurte, ações ecológicas, e reciclagem como fator de decisão na hora da compra do produto.


Este trabalho pretende ser também uma fonte de consulta e de informação, e que transporte o leitor, seja ele profissional de marketing, acadêmico, ou simplesmente um interessado no assunto, a um mundo extremamente interessante no que se refere a marketing e embalagens de iogurtes, contribuindo assim em suas pesquisas.

Luiz Fernando Madalozo

Marketing & Idéias: Quer Falar em Público Sem Segredos ?



Curso Básico de Oratória

Duração: 08 horas

Opções de Data:    Dois Sábados             - 08h00 ás 12h00
                               Dois Dias da Semana  -18h00 às 22h00

Investimento:        Profissionais  - R$ 80,00
                            Estudantes    - R$ 40,00
 
Facilitador:            Saulo Veríssimo

Inscrições e Informações: (81) 4104 4030





sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Venha você também participar do DIA D – O Dia da Atualização Profissional.


Sábado 03 / 12 / 2011

À partir das 09h00

Inscrição – 01 kg de alimento não perecível


Palestras:

Empreendedorismo

Prof. Leônidas Albuquerque
Diretor Acadêmico da Faculdade FASE

Práticas de Comunicação Empresarial

Prof. Dr. Almir Menelau
Doutor em Economia e Especialista em Gestão

Empregabilidade – “Concluí a faculdade, e agora ?”

Prof.ª Flávia Belo
Coord. do Núcleo de Empregabilidade da FASE Faculdade

Inteligência Emocional

Prof.ª Patrícia Paiva
Pedagoga e Professora da FASE Faculdade

Marketing Pessoal

Saulo Veríssimo
Gerente Comercial da FASE Faculdade


Inscrições e Informações:


(81) 3431 4433



quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Marketing & Idéias: Konta Propaganda do Ceará conquista Grand Prix no 3º Prêmio Mídia Bus


Com a campanha “Mulher Independente”, para o anunciante Couro Fino, a agência cearense Konta Propaganda foi a grande vencedora do Grand Prix do 3º Prêmio Mídia Bus.

A premiação que apontou as melhores propagandas em ônibus do Nordeste, reuniu o mercado publicitário numa grande festa, realizada ontem (16), na Casa Rosada Recepções, no Recife. “O tipo de inspiração para nossa equipe não podia ser mais feliz. Graças a Deus nossa peça foi reconhecida e aprovada. Queria parabenizar também todos que disputaram este prêmio, que honraram ainda mais a nossa vitória”, celebrou sócio-diretor da Konta, Valdemir Paiva, ao receber o certificado e o troféu das mãos do presidente da Rota Mídia Exterior, Wilson Guimarães.

Com a apresentação bem-humorada do ator baiano Thales Castro, no formato de stand up comedy, o clima de euforia tomou conta dos criativos da agência Gruponove, quando reconhecidos vencedores da etapa regional, com campanha para Brilux, na categoria Promocional, abocanhando o troféu assinado pelo artista plástico Ricardo Cavani Rosas e certificado. Além da ação com a Brilux, a agência também disputou a etapa regional com campanha para o Colégio Saber Viver, na categoria Institucional. Já o destaque na categoria Social/Governo foi para a BM4, que ficou com o primeiro lugar com a peça “Ação Promocional Verão”, para a Prefeitura do Ipojuca/Porto de Galinhas.

Todas as agências finalistas das seis praças por onde a Rota Mídia Exterior e a Mídia Bus, em parceria com as empresas Linha Digital e Propaganda Diomnibus, realizaram as premiações contemplaram este belíssimo evento. Foram elas: Raf Comunicação, vencedora da praça Natal; Lira Propaganda, de Maceió; Única Comunicação, de Salvador; Konta Propaganda, de Fortaleza, Três Comunicação, de João Pessoa; além da vencedora no Recife, Gruponove. O presidente do Grupo Rota Mídia, Wilson Guimarães, chamando ao palco todos os jurados e equipe Rota presente à cerimônia, ressaltou a satisfação em promover o evento: “Desejamos cada vez mais enaltecer a propaganda em mídia bus. Este Prêmio é de todo o Nordeste.”, destacou.

Concurso – O publicitário Anderson Gouveia, da Aleixo Comunicação, do Recife, foi o vencedor da ação ousada, realizado pela Rota Mídia Exterior, que utilizou uma ação de computador por meio de realidade aumentada. Eleito pelos internautas com 2.197 votos, o campeão levou para casa um Ipad. “Ficamos muito felizes com o engajamento dos participantes e esperamos continuar promovendo ações de criação e incentivo para a mídia de ônibus, que foi confirmada pela opinião pública como a mídia mais lembrada do país”, destacou a diretora de Marketing do Grupo Rota Mídia e coordenadora do Prêmio, Tatiana Guimarães.

Autógrafos – A presença da jornalista e escritora mineira Teresinha Moraes Abreu, sócia-fundadora da Plurex Publicidade abrilhantou a festa do 3º Prêmio Mídia Bus. Na ocasião, a autora do livro “Omnibus - A história da Publicidade em ônibus desde 1851, presenteou o público da noite com uma sessão de autógrafos. Após a premiação, a banda Papaninfa subiu ao palco para fechar a noite dos publicitários ao som do pop rock.

Confira a lista completa dos ganhadores:

CATEGORIA INSTITUCIONAL

3º lugar:
Título: “Essa tradição não sai do coração”
Anunciante: Vinho Carreteiro
Agência: Aleixo Comunicação

2º lugar:
Título: “A Revista Veja e o Recife inteiro curtem a Fri-sabor”
Anunciante: Fri-sabor
Agência: Lunes Comunicação

1º lugar
Título: “Reciclado”
Anunciante: Colégio Saber Viver
Agência: Gruponove Comunicação

CATEGORIA PROMOCIONAL

3º lugar:
Título: “Já pensou em misturar tudo que é divertido?”
Anunciante: Shopping Tacaruna
Agência: Italobianchi Comunicação

2º lugar:
Título: “Nós fazemos a festa”
Anunciante: Gourmet Spettus
Agência: MC Comunicação

1º lugar
Título: “Garrafa Caindo”
Anunciante: Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte
Agência: Gruponove Comunicação

CATEGORIA SOCIAL/GOVERNO

3º lugar:
Título: “Carnaval 2011”
Anunciante: Detran
Agência: OeM Comunicação

2º lugar:
Título: “Economize Água”
Anunciante: BBC Vigilância e Serviços
Agência: HSM Marketing Integrado

1º lugar
Título: “Ação Promocional Verão”
Anunciante: Prefeitura do Ipojuca / Porto de Galinhas
Agência: BM4

VENCEDOR RECIFE

Título: “Garrafa Caindo”
Anunciante: Indústrias Reunidas Raymundo da Fonte
Agência: Gruponove Comunicação

VENCEDOR GRAND PRIX

Título: “Mulher Independente”
Anunciante: Couro Fino
Agência: Konta Propaganda
Praça: Fortaleza

Fonte: www.rpress.com.br - Rpress Comunicação.