quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vamos praticar o marketing social ? Ser Diferente é Normal.

Menina Diferente: esse é o título do novo filme do Instituto MetaSocial criado pela Giovanni+Draftfcb.

Essa é a sexta campanha desenvolvida pela agência para a ONG que dá orientação aos pais de filhos com síndrome de Down.

No filme, Paula Werneck, atriz que já protagonizou outras campanhas do MetaSocial, está em casa e declara ser uma menina diferente. A suposição leva a crer que essa "diferença" seria por outros motivos até que ela declara que é por gostar de tocar bateria.

Nota 10 para a agência e para o Instituto, e na minha modesta opinião é com certeza o melhor comercial do ano, e quem quiser conferir o site para rever outras campanhas, o endereço é www.metasocial.org.br/

Abaixo o novo filme, com o tema: "Ser diferente é normal".



Fonte: www.metasocial.org. / Giovanni+Draftfcb




quarta-feira, 20 de abril de 2011

Crowdsourcing: A Sabedoria das Multidões.


A necessidade do ser humano de buscar algo novo é observada ao longo da história.

* Sandra Turchi

A necessidade do ser humano de buscar algo novo é observada ao longo da história. E quando falamos do mundo corporativo então isso se torna, muitas vezes, uma questão de vida ou morte. Com o advento da internet muitas coisas têm mudado e a forma de buscar inovação é uma delas. Talvez seja apenas mais um modismo, porém o fato é que muitas companhias já estão utilizando esse novo caminho colaborativo, ou o crowdsourcing que, segundo a Wikipedia, significa utilizar a inteligência e os conhecimentos coletivos, e voluntários, para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias. É também chamado de "open innovation"

Mas como isso funciona? Muitas vezes a empresa consulta a "nuvem", onde anuncia seu problema e estabelece um preço. Nesse caso, os participantes propõem soluções e a empresa seleciona a melhor. As propostas podem vir de profissionais ou não. Embora isso seja bem difundido nos EUA, no Brasil ainda é pouco utilizado. Há diversos exemplos de produtos obtidos através do crowdsourcing, como os sistemas operacionais Linux e Android, do Google, que foram criados por voluntários ao redor do mundo, o que demonstra que muitos internautas podem fornecer informações mais precisas do que peritos individuais, ou seja, por trás disso está a ideia de que muitas cabeças pensam melhor que uma. O maior exemplo desse conceito é a própria biblioteca virtual Wikipedia que é tão precisa nas suas definições como uma enciclopédia tradicional. Outro caso que demonstra claramente como isso funciona são as comunidades voltadas à criação de aplicativos para aparelhos móveis, como para IPhone e Ipad.

Isso é bem utilizado no mundo da tecnologia, como descrito acima, mas não apenas nesses casos. Na moda essa tendência tem se ampliado, como nos exemplos da Nike e Ked's, em que os internautas criam seus próprios modelos. E o mais interessante não é a venda desses itens pelas companhias e sim a repercussão gerada nas redes sociais, quando essas pessoas postam as respectivas criações em suas próprias páginas.

Um dos maiores casos de sucesso no Brasil foi a criação do carro ‘Fiat Mio', lançado no último salão do automóvel em 2010 em São Paulo. Esse projeto obteve mais de 10,6 mil ideias enviadas e mais de 17 mil participantes. O Zoopa é um exemplo ligado à publicidade e usado por marcas como Microsoft, Sony, Google e Nike, no qual empresas publicam seus briefings e publicitários apresentam peças e campanhas criativas, sendo que as melhores são premiadas.

Vale ressaltar a experiência de um portal holandês, chamado "Battle of concepts", cujo representante no Brasil é a empresa Terraforum. Nesse espaço, desafios são propostos a estudantes e o foco é a busca de novas soluções, produtos ou processos mais eficientes. As empresas oferecem 15 mil reais em prêmios, distribuídos para as melhores ideias. Em um ano, doze empresas lançaram batalhas, entre elas Philips, Ambev, Natura e Tecnisa. Falando em Tecnisa, sua experiência foi tão positiva - nos últimos dois anos, mais de dez processos foram remodelados - que a empresa decidiu lançar seu próprio portal de inovação em 2010, o ‘Tecnisa Ideias', sendo que o seu principal interesse é se aproximar de grandes talentos.

Como a própria história nos mostra, a busca pela inovação não tem caminhos precisos, exatos. Ela deve ser vista, muito mais, como algo sem regras definidas, sem verdades absolutas e sem pré-conceitos estabelecidos. Isso me lembra muito como os antigos navegadores se lançavam ao mar em busca de novas terras.

Como dizia Fernando Pessoa: "Navegar é preciso, viver não é preciso".

* Sandra Turchi - Superintendente de Marketing na Associação Comercial de São Paulo.

Fonte: www.cidademarketing.com.br


























segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pesquisa - Curitiba lidera 'ranking' de consumo de chocolate do país, diz Ibope.


73% da população da cidade consumem o produto.Entre as mulheres, 71% consomem chocolate; entre homens, são 61%.

Os moradores de Curitiba, capital paranaense, são os maiores consumidores de chocolate do país, segundo pesquisa do Ibope Mídia divulgada nesta segunda-feira (18). De acordo com o levantamento, 73% dos curitibanos consumiram o produto nos sete dias anteriores à pesquisa.

Em São Paulo, a parcela de consumidores ficou em 71%, tanto na capital quanto no interior (exceto Campinas). Em Recife, a fatia de consumidores foi um pouco menor, de 70%, seguida por Salvador, com 69%. O Rio de Janeiro é a capital onde os consumidores se interessam menos pelo produto – 63%.

O levantamento também mostrou que 71% das mulheres consumiram chocolate no período pesquisado, contra 61% dos homens.

Por idade, os brasileiros entre 12 e 19 anos se mostraram os mais “fanáticos” pelo produto, com 77% deles tendo consumido chocolate nos sete dias anteriores à pesquisa. Já a menor porcentagem de consumo, de 53%, foi verificada entre as pessoas de 55 a 64 anos.

A pesquisa ouviu 18.884 pessoas entre agosto de 2009 e julho de 2010 nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília, além do interior de São Paulo e das regiões sul e sudeste.

Fonte: g1.globo.com

sábado, 16 de abril de 2011

1º Marketing em Debate


Local : Teatro Valdemar de Oliveira, bem pertinho da Faculdade IBGM, no dia 27 de abril das 19:00 às 21:30 horas.

O participante receberá um Certificado Digital recorrentes a 6 horas de Atividades Complementares.

Inscrições na Loja IBGM SHOP

Investimento: R$ 20,00

ATENÇÃO:  VAGAS LIMITADAS

Fonte: Faculdade IBGM


Curso de Marketing - "Inovações em Marketing"


Para os acadêmicos, profissionais da àrea e apaixonados por propaganda e marketing, vai aí uma dica:

Na próxima segunda-feira dia 18/04  iniciará  o curso de marketing, "Inovações em Marketing", ministrado pelos professores Dodi Fontes - Mestrando em Gestão de Negócios e Professor da Facottur/Faculdade Bairro Novo e Consultor em Marketing e RH, e Flávio Fontes - Especialista em Marketing e Analista de Marketing da Celpe.

Período

Segunda à sexta -  Das 19:00 às 22:00 horas (total duas semanas e dois dias)

Local

Neo Multi Cursos

Inscrições pelo fone (81) 3011.3009

Investimento

R$ 150,00 à vista ou R$ 180,00 em 2 x

O curso terá ainda, um certificado de 40 horas para abater da carga horária complementar de cursos.

Inscrições limitadas para 30 alunos.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

O diferencial está no design.

Sabemos que a maior parte da decisão de compra acontece no ponto de venda. E essa é a hora mais importante em todo o processo. Por isso, é necessário avaliar alguns aspectos sobre a embalagem dos seus produtos.

* Eduardo Przybylski

Em datas especiais é comum vermos centenas de produtos em embalagens extremamente elaboradas e bem feitas. Tudo para valorizar o produto, aumentando seu valor agregado e possibilitando um destaque maior no ponto de venda. Logicamente, aumentando cada vez mais a percepção do consumidor.

Com o crescimento econômico do país, é possível observar um aumento significativo das empresas que investem mais nesse setor. Segundo a ABRE (Associação Brasileira de Embalagens), o setor cresceu 10% em 2010. Isso é uma clara demonstração de que as empresas descobriram que para ganhar o consumidor, não adianta somente um produto de qualidade, mas também é necessário investir em boas embalagens.

Sabemos que a maior parte da decisão de compra acontece no ponto de venda. E essa é a hora mais importante em todo o processo. Por isso, é necessário avaliar alguns aspectos sobre a embalagem dos seus produtos:

A marca - Deve estar sempre em destaque, identificando qual é o produto e a quem pertence. Dessa forma, o consumidor assimila todas as informações contidas na embalagem com a marca do produto.

Avalie formatos - Eles podem ser decisivos para a decisão da compra. Embalagens bem pensadas, possibilitam melhor acondicionamento em armários e também tem fácil manuseio;

Cores - Elas devem estar dentro do conceito do produto. Higiene e limpeza devem sempre buscar tons claros, sóbrios que remetam a sua função. Alimentos devem despertar a fome utilizando combinação de cores quentes.

Materiais - Embalagens recicláveis e que agridam menos o meio ambiente tendem a levar vantagem. Como o apelo ecológico ganha força a cada dia, é importante desenvolver também produtos dentro desta nova tendência.

No mundo atual, de alta competitividade entre as empresas, qualquer fator que determine um diferencial deve ser avaliado com muita atenção. Fabricar um produto e fazer com que ele chegue à mesa do consumidor é um processo dominado pelas empresas.

Portanto o diferencial está na "cara" que seu produto tem e como ele se apresenta para seus clientes. O design é uma peça fundamental dentro da estratégia de venda e que precisa sempre ser levada em consideração, pois é ele que tem a capacidade de fazer com que um produto bem feito se mostre de forma correta para o mercado.

* Eduardo Przybylski - é Designer de Informação da dBrain, agência especializada em marketing de canais.

Fonte: www.administradores.com.br