sábado, 28 de agosto de 2010

Aumente sua verba de Marketing deduzindo do Imposto de Renda.

No atual ambiente competitivo, é mais necessário do que nunca que as empresas procurem formas eficazes para melhorar os resultados de seus negócios. Esse desafio pode e deve ser abordado por vários ângulos, seja desenvolvendo novos produtos/serviços, utilizando Marketing adequado, seja reduzindo custos e eliminando ineficiências.

Curiosamente, muitos profissionais de Marketing ainda não tiveram oportunidade de utilizar benefícios disponíveis por lei, mas que exigem trabalho multidisciplinar para serem implementados e auferidos pela empresa. Exemplo de tais benefícios são aqueles derivados das leis de incentivo à cultura, tais como: Lei Rouanet, Lei do Audiovisual, Lei Mendonça (Prefeitura de São Paulo), entre outras.

A Lei Rouanet, por exemplo, estabelece que empresas com base no lucro real podem, via renúncia fiscal, abater até o limite de 4% do Imposto de Renda (sem o adicional) e alocar tais recursos em projetos culturais, como peças teatrais, atividades circenses, entre outras. Há uma clara agregação de valor para empresa, devido à divulgação institucional obtida, ainda que com recursos que seriam perdidos de outro modo (via pagamento de Imposto de Renda).


A grande vantagem está no fato de que a empresa pode se valer desse benefício, redirecionando parte dos recursos que seriam destinados ao pagamento de impostos para associar sua empresa a um projeto cultural, gerando mais identificação e exposição de marca, além de ser uma das melhores plataformas de relacionamento com clientes, parceiros e prospects.

Uma empresa pode alocar até R$ 60 mil (limite de 4% do IR sem adicional) para o projeto cultural selecionado e ter igual redução no valor do IR a pagar. Na prática, funciona como uma verba de Marketing adicional e gratuita. A empresa sempre será beneficiada, pois poderá usar parte (4%) de um valor compulsório, que estaria definitivamente perdido, para fomentar a cultura e divulgar o seu nome nos meios de comunicação e entre clientes.

Além do benefício financeiro, há ganho adicional via “marketing de relacionamento”, com possibilidade de distribuição de convites dos espetáculos para clientes e/ou funcionários. Vamos exemplificar a vantagem da utilização do benefício da Lei Rouanet, com base no artigo 18, que permite aproveitamento integral (100% de dedução do IR):












Já a Lei do Audiovisual permite outro tipo de benefício, com conceito de investimento e não de publicidade. Com esta lei, a empresa aplicaria recursos que seriam destinados ao pagamento de Imposto de Renda, até o limite de 3%,, em cotas de um projeto de cinema. Os recursos destinados também podem ser abatidos via exclusão na base de cálculo do imposto de renda, gerando redução da carga tributária.

No caso da Lei do Audiovisual não há um aproveitamento institucional como na Lei Rouanet, porém, a empresa passa a participar dos resultados de bilheteria do filme produzido. Assim, mais que uma ação institucional, este benefício permite ainda um aproveitamento de recursos que seriam perdidos para um investimento concreto, que deve resultar em retorno financeiro para a empresa.

Além da questão financeira, as empresas devem estar atentas à qualidade das empresas produtoras e dos profissionais envolvidos nos projetos analisados. Isso se deve ao fato de que devem ser mitigados os riscos de execução e de prestação de contas dos projetos. Assim, ao selecionar projetos oriundos de produtoras culturais sérias, com experiências comprovadas, as empresas patrocinadoras têm maior chance de aliar seus desejos à garantia de metas cumpridas.

Qualquer que seja o benefício fiscal aproveitado pela empresa e direcionado a projetos culturais, há necessidade de trabalho conjunto das áreas de Marketing e Finanças (Contábil/Fiscal) para que a empresa avalie corretamente sua situação e a possibilidade de aproveitamento e maximização desse tipo de oportunidade. Há muitas oportunidades que podem ser aproveitadas. Basta fazer as contas.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

terça-feira, 24 de agosto de 2010

As marcas fortes do Top Brands 2010.

ABA revela a edição de 2010 de sua pesquisa, que mapeia as marcas mais lembradas em diversos segmentos.

Nesta semana, por conta do Fórum Internacional ABA Branding 2010, que acontece dias 25 e 26, a Associação Brasileira de Anunciantes divulga também a sétima edição da pesquisa anual que avalia as marcas mais fortes em categorias diversas do mercado nacional. O estudo é feito em parceria com a Top Brands Consultoria de Branding e o campo, pela Quest Pesquisa de Marketing. São 1,8 mil entrevistas realizadas por telefone em oito capitais.

Nesta edição da pesquisa, marcas como Itaú, Visa, Carrefour, Oi, Volkswagen, Veja e LG lideram o Top of Mind em suas respectivas categorias. Ao todo, 31 categorias diferentes foram avaliadas pelo estudo. Além das marcas de produtos e serviços, foi avaliada também a força das marcas dos veículos: revista, emissora de TV aberta, jornal e rádio – este último, pela primeira vez.

O estudo completo, que será oferecido em detalhes às empresas, também aborda o grau de satisfação e intenção de recompra, além de trazer uma análise do grau de fidelidade a uma determinada marca.

Veja as marcas campeãs em cada uma das categorias:

Categoria/ Marca

Banco – Itaú
Cartão de Crédito – Visa
Posto de Combustível – BR Petrobras
Supermercados – Carrefour
Plano de Saúde – Unimed
Operadora de telefonia móvel – Oi
Operadora telefonia fixa (DDD) – Oi
Automóvel – Fabricante – Volkswagen
Automóvel – Modelo – Gol
Aparelho de TV – LG
Analgésico – Dorflex
Fabric. Medicamento genérico - Medley
Provedor de internet – Vírtua
Revistas – Veja
Emissora de TV (aberta) – Rede Globo

Veículos:

Jornal

Jornal (Porto Alegre) – Zero Hora
Jornal (Rio de Janeiro) – O Globo
Jornal (Recife) – Jornal do Commercio
Jornal (Salvador) – A Tarde
Jornal ( São Paulo) – Folha de S.Paulo
Jornal (Belo Horizonte) – Estado de Minas
Jornal (Curitiba)- Gazeta do Povo
Jornal (Brasília) – Correio Brasiliense

Emissoras

Emissora de rádio (Porto Alegre) – Atlântida
Emissora de rádio (Rio de Janeiro) – Globo
Emissora de rádio (Recife) – Recife
Emissora de rádio (Salvador) – Globo
Emissora de radio (São Paulo) – Jovem Pan
Emissora de rádio (Belo Horizonte) – Itatiaia
Emissora de rádio (Curitiba) – Jovem Pan
Emissora de rádio (Brasília) – Jovem Pan

Fonte: www.mmonline.com.br

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Branding 101 – O Guia básico para Gestão de Marcas e Produtos.

Quem começa a trabalhar com marcas logo se depara com uma avalanche de termos: brand equity, valor, imagem, posicionamento, benefícios, identidade...

Quem já trabalha com marcas comumente se depara com "novos" modelos, termos e metodologias, que muitas vezes se confundem e se sobrepõem.

O objetivo do Branding 101 é ajudar o jovem profissional (e eventualmente também o mais experiente) a navegar nesse emaranhado conceitual.

Proporemos definições claras e um processo de quatro etapas para construir marcas fortes, apresentando exemplos reais. Nossa abordagem será extremamente pragmática. Jamais esqueceremos que marcas são, acima de tudo, poderosas ferramentas de negócios.

Concentraremos toda a discussão em marcas de produtos. Não temos a ambição, claro, de esgotar o assunto. Desenvolvemos o Branding 101 como um aperitivo antes de leituras mais aprofundadas. Um aperitivo, assim esperamos, de grande utilidade e gostoso de saborear.

Boa leitura!


Autores

Fernando Jucá é Mestre pela PUC-SP, Doutor pela FGV-SP, onde leciona em cursos de pós-gradução. É Diretor Associado da Troiano Consultoria de Marca, com experiência em projetos para mais de uma centena de marcas. Autor do livro "O Jogo das Marcas", escrito com Kiko Tortorelli (Editora Cultrix, 2008

Ricardo Jucá é Graduado pela FGV-SP, Mestre pela PUC-SP, Professor do GV-PEC. É atualmente o Gerente de Marketing da J. Macêdo (Dona Benta, Petybon, Sol, Brandini).

Atuou por 6 anos na Procter & Gamble, onde gerenciou as categorias de cuidados com as roupas, pilhas, cuidados com o bebê e cuidados femininos, com marcas como Ariel, Ace, Duracell, Pampers e Always. Foi também consultor da Bain & Company.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br


Não poderia deixar de compartilhar com vocês, esta excelente obra elaborada para acadêmicos e profissionais da área de marketing, publicidade e propaganda, escrita pelos autores Fernando Jucá, e Ricardo Jucá, e produzida especialmente para o Mundo do Marketing.

Para os interessados em baixar o guia Branding 101, é só clicar aqui, e em seguida, na página do mundo do marketing, clicar em Baixe aqui o Guia Branding 101

BOMBRIL INVESTE R$5 MILHÕES PRA ABALAR O CORAÇÃO DE NORTISTAS E NORDESTINOS.

Uma nova promoção da Bombril irá movimentar os consumidores das regiões Norte e Nordeste a partir do dia 16 de agosto. A agência Nova Promoção e Conteúdo, do grupo Caco de Telha Entretenimento, foi a escolhida pela companhia para o desenvolvimento da promoção “Bom Bril abalou! 1001 prêmios pra você”.

A ação especial terá Ivete Sangalo e Carlos Moreno como garotos propaganda e irá sortear 10 carretas contendo 100 prêmios, como TV, microondas e máquina de lavar louça, além de uma casa no valor de R$ 50 mil em certificados de barras de ouro.

As regiões Norte e Nordeste são estratégicas para a Bombril, representando 19% do faturamento da companhia. Para a categoria de lã de aço, essas praças juntas somam 22% de participação no mercado brasileiro. Além das fábricas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, a empresa possui um parque fabril em Abreu e Lima, Pernambuco, tendo uma linha exclusiva para o consumidor do Norte e do Nordeste – a Pronto Bril – que conta com 47 produtos entre amaciantes, detergentes, esponjas sintéticas, sabão em barra, alvejantes, água sanitária, detergente em pó e desinfetantes. A fábrica de Abreu e Lima produz 70 mil toneladas anualmente e emprega 450 funcionários diretos (15% a mais que em 2009).

“Queremos estar mais próximos dos consumidores do Norte e do Nordeste. O lançamento da campanha com a Ivete faz parte do projeto Arrastão Nordeste, que deu início em abril, com ação de patrocínio nos principais eventos regionais; promoção no ponto de venda e campanhas de incentivo com a equipe comercial”, declara Marcos Scaldelai, diretor de marketing da Bombril. “A promoção regional fecha o projeto com chave de ouro. Mas em 2011 teremos novas ações direcionadas para essas regiões”, adianta o executivo

Fonte: www.portaldapropaganda.com

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Redes sociais ajudam empresas a criar empregos.

As redes sociais já são ferramentas importantes para ajudar muitas empresas a vender mais. Agora estão ajudando a criar empregos também.

Ninguém precisa esconder do chefe que está navegando pela internet. Afinal, é o trabalho delas. A maior rede de varejo do Brasil contratou um grupo para acompanhar o que os clientes estão dizendo nas redes sociais.

"A gente consegue ver aquilo que agrada mais, aquilo que agrada menos e conseguir pautar os nossos serviços, nossos produtos, para o que nosso consumidor quer, que é a razão da gente ser", explica a gerente Andréa Dietrich.

Com muitos elogios, uma linha de produtos vai aumentar em breve. Agora, o trabalho desses consultores digitais também serve para evitar que informações negativas provoquem crises.

"Às vezes se a gente não está monitorando, por acaso não viu, quando você vê já tem um monte de gente 'retweetando' uma informação que não necessariamente é verdadeira. Então se não age rápido, a coisa cresce bastante", afirma a consultora digital, Nathália Homem de Mello.

O nome varia de empresa para empresa. Consultor digital, animador de redes sociais, analista de mídias sociais. Mas o trabalho é o mesmo: monitorar o que estão falando da empresa na internet e fazer com que falem bem.

O jornalista Rafael Ferreira de Matos é quem ocupa o cargo em uma das maiores imobiliárias do país. Para resolver o problema de uma cliente que tinha postado uma reclamação, ele apelou até, para o gosto musical em comum.

"Por acaso ela gosta de uma banda que eu também gosto. Para a gente deixar a conversa mais descontraída, eu citei a banda. Ajudou a resolver o problema e ajudou a imagem da empresa ficar positiva".

Uma faculdade de São Paulo até abriu um curso de mídias sociais. O coordenador, Eric Messa, explica qual profissional esperar formar.

"Um profissional que seja capaz de identificar o que é dito sobre a marca dentro das redes e transformar essa informação em estratégias que ampliem e difundam a marca, o produto".

Fonte: g1.globo.com/jornal-da-globo

domingo, 15 de agosto de 2010

1º Fórum de Marketing Empresarial: líderes empresariais e a superação da crise.

Apresentar o surgimento de um novo mercado no período pós-crise e destacar a importância do marketing na reestruturação das estratégias das empresas são os objetivos da primeira edição do FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL.

Apresentar o surgimento de um novo mercado no período pós-crise e destacar a importância do marketing na reestruturação das estratégias das empresas são os objetivos da primeira edição do FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL.

Promovido pela DORIA ASSOCIADOS, grupo de comunicação e marketing de João Doria Jr., e a EDITORA REFERÊNCIA, que publica o jornal Propaganda & Marketing e as revistas “Propaganda” e “Marketing”, O projeto terá a coordenação do jornalista Adonis Alonso. O FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL passa a integrar o calendário do LIDE-Grupo de Lideres Empresariais a partir de 2010. O encontro reunirá cerca de 200 líderes empresariais das mais importantes corporações nacionais e multinacionais, bem como seus diretores de marketing de 13 a 15 de agosto, no Hotel Sofitel Jequitimar, no Guarujá (SP).

“Para ter o comando da agência, e consequentemente da marca, os executivos precisarão cada vez mais estar sintonizado com todos os públicos estratégicos, seja stakeholdes, funcionários, consumidores, fornecedores, investidores e clientes”, detalha Armando Ferrentini, diretor-presidente da EDITORA REFERÊNCIA. O FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL buscará orientar empresários a encontrar ferramentas adequadas para cada público, a fim de ampliar a visibilidade da marca, fidelização do cliente e maximização dos lucros. Além de ajudar a compreender que o consumidor não é mais o mesmo no momento em que a crise econômica internacional estiver totalmente superada.

“O FORUM terá uma força tão importante, que será difícil um líder que tenha relação direta com o consumidor não participar”, comenta João Doria Jr., presidente da DORIA ASSOCIADOS e do LIDE.

O encontro terá como público, empresários e dirigentes de marketing que tenham relações diretas com o consumidor. Durante três dias de evento, os participantes terão atividades de relacionamento e conteúdo, como workshops com especialistas, debates e cases empresariais de sucesso. Entre os expositores confirmados estão o presidente do Wal-Mart, Héctor Núñez, que falará sobre a nova atitude das empresas perante o consumidor na pós-crise – ligado ao público consumidor de classes C, D e E. Também participa o presidente da Nestlé, Ivan Zurita, que apresentará sobre os valores e as responsabilidades da marca para atender bem e vender bem.

O evento também elegerá os melhores cases do mercado e o dirigente de marketing empresarial de maior destaque nos 12 meses anteriores ao encontro no PRÊMIO FORUM DE MARKETING. As categorias serão: Marketing Institucional, Marketing de Produto, Marketing de Varejo, Marketing Digital, Marketing da Inovação, Marketing de Relacionamento, Marketing de Serviço Público, Marketing Social, Marketing de Sustentabilidade e Endomarketing.

A campanha de divulgação do evento, produzida pela agência Africa, sob direção do criativo Sergio Gordilho, tem inicio esta semana nos principais jornais e revistas do Brasil. A Doria Associados Editora publicará a revista “FÓRUM DE MARKETING EMPRESARIAL”, que terá João Doria Jr. como Publisher e Daniela Filomeno, como diretora de Conteúdo. O evento terá transmissão ao vivo pela internet. O site oficial é o www.forumarketingempresarial.com.br

Fonte: www.portaldapropaganda.com.br