terça-feira, 29 de junho de 2010

A importância do marketing para o gestor.

Capacitar o gestor para o desenvolvimento de um plano de marketing é fundamental para concorrer no mercado.

Saber para onde se quer ir, como e alcançar os objetivos é o básico para qualquer planejamento. Mas como ter certeza que o caminho correto é o que está sendo traçado? A dúvida, para muitos profissionais, pode ser um dos principais percalços para a carreira de qualquer gestor, ou para quem quer se tornar um executivo da área de gestão pública ou privada.

Para o especialista Rodrigo Rodrigues, diretor de planejamento da agência OpusMúltipla Comunicação Integrada, conhecer mais sobre Marketing é compreender o mercado. "Toda e qualquer empresa deve estar bem relacionada com o mercado e, para que possam sobreviver nestes dias tão competitivos, é necessário ter conhecimentos mais aprofundados. É necessário que o líder ou gestor entenda a produção, o consumidor, a concorrência, o preço e a distribuição do seu produto para obter diferenciais para a marca", avalia o especialista.

Segundo ele, "É o gestor quem indica os passos que devem ser seguidos pelos colaboradores para a criação de um planejamento de curto, médio e longo prazo na empresa, bem como, para o lançamento de um produto", diz. O especialista destaca que se o gestor não tiver conhecimento prévio das estratégias de Marketing pode, inclusive, fazer com que o produto ou serviço que está lançando seja um fracasso total. "Conhecer bem o mercado, o público alvo, os desejos desse público e como se comunicar com esse público é fundamental, esta é uma área onde o gestor não pode ser induzido pelo achismo", comenta Rodrigues.

Desbravar o Marketing é também economizar para a empresa. "Com um planejamento bem adequado, fundamentado e estratégico, o gestor consegue direcionar melhor as verbas para uma campanha de comunicação com o público, saberá definir qual a melhor forma de divulgação e a quem dirigi-la. Isso resulta em duas importantes conquistas: uma comunicação eficiente, com o público certo e um melhor investimento dos recursos que, com certeza, se reverterão em resultados", confirma Rodrigues.

Fonte: www.administradores.com.br

Saiba quais são as marcas mais populares do Mundial da África do Sul.


Quem escolheu a melhor estratégia de marketing? Ranking atualizado diariamente indica as empresas mais lembradas.

É inegável, a Copa do Mundo mexe com os torcedores de todo o mundo. O patriotismo vem à tona, e todos focam os olhos para esse que é um dos maiores eventos esportivos atuais. Nesse momento, muitas organizações aproveitam a relevância do espetáculo para valorizar ainda mais a sua marca.

A grande questão é, como melhor aproveitar esse evento único para se aproximar dos seus consumidores. O dilema para os profissionais de marketing é cada vez maior e mais complexo, escolher entre um patrocínio oficial investindo milhões, ou tentar ser bem sucedido nas famosas campanhas virais em busca do buzz.

A Predicta - consultoria especializada no comportamento do consumidor nos meios digitais – realiza durante o Mundial da África do Sul a ação intitulada Copa das Marcas, para avaliar a percepção dos twitteiros brasileiros a respeito dos patrocinadores da competição da FIFA, bem como as marcas ativas no Mundial.












Diariamente, a consultoria veiculará rankings das empresas mais lembradas, admiradas e populares pelo site (www.copadasmarcas.com.br).

Fonte: www.administradores.com.br

Serviços dos Correios chegam aos celulares.

Site para acesso móvel Correios Mobile foi lançado nesta terça-feira (29). Usuários podem buscar CEP e rastrear encomendas, entre outras opções.

Usuários de celulares com navegadores para acesso à internet já podem consultar alguns serviços dos Correios diretamente de seus smartphones.

Lançado nesta terça-feira (29), o site móvel Correios Mobile oferece, inicialmente, busca de CEP, simulação de preços de envio de encomendas, rastreamento de objetos, consulta de agências e Fale com os Correios.

Os serviços iniciais do Correios Mobile permitem, por exemplo, que o usuário consulte um código de endereço postal para calcular o preço do envio da correspondência ou inserir o endereço no GPS do aparelho. É possível também fazer a busca de uma agência mais próxima para realizar a postagem e, depois, rastrear a remessa.

De acordo com a empresa, os serviços oferecidos pelo celular são os mais procurados pelos 20 milhões de internautas que visitam o site dos Correios mensalmente. O site já registra 40 mil acessos mensais via celular.

O Correios Mobile já pode ser acessado no endereço m.correios.com.br, a partir de smartphones com navegadores web.

Fonte: www.administradores.com.br

Profissionais criativos se destacam em empresas. Saiba como ser um!

A criatividade proporciona inúmeros benefícios para as organizações.

Cobiçados pelo mercado, profissionais com esse talento são capazes de produzir ideias, fazer algo novo ou original, propor soluções novas a problemas antigos ou soluções inéditas a problemas novos.


E, ao contrário do que se imagina, a criatividade não é inata. "Ela pode ser aprendida e desenvolvida, sendo sempre suscetível de melhora", explica Fernando Montero da Costa, Diretor de Operações da Human Brasil, especializada na seleção e recrutamento de talentos, formação, desenvolvimento e consultoria estratégica de pessoas nas organizações.

Na prática, segundo o especialista, conhecimento não é o mesmo que criatividade. "A imaginação transcende o conhecimento. Portanto, se você quiser ser criativo, primeiro esqueça o que sabe", completa.

Fernando Montero afirma que algumas barreiras são encontradas na prática e exercício desta competência, como a incapacidade de mudar as respostas de sempre, do tipo "em time que está ganhando não se mexe", e bloqueios sociais, culturais ou emocionais, como, por exemplo, medo, dúvidas ou insegurança.

O consultor de RH lista algumas dicas para a aplicação dos princípios de criatividade:

1) Decida ser criativo
2) Busque sempre mais de uma solução (ou várias alternativas)
3) Escreva todas as suas ideias e as analise minuciosamente
4) Defina teus objetivos
5) Utilize o pensamento divergente e haja com flexibilidade
6) Considere o problema dos outros como oportunidades e desafios
7) Aprenda a assumir riscos e atreva-se a ser diferente
8) Desafie normas e suposições. Procure ser menos racional.
9) Utilize o humor
10) Tome o tempo que seja necessário para cumprir suas tarefas. Fazer as coisas com calma (quando se pode) aumenta a produtividade e a eficácia
11) Seja persistente
12) Viva o presente
13) Desfrute de momentos de lazer. A qualidade de vida depende de como se emprega o tempo livre.

"O comportamento criativo das pessoas é algo perceptível, pois estas se destacam dos demais membros da organização pela grande variedade de ideias e soluções originais que propõem. E também porque ignoram a forma convencional de pensar", afirma Fernando Montero.

Fonte: www.administradores.com.br

Depois de Orkut, Facebook, Twitter, Linkedin... Agora deve ser a vez do "Google Me".


A empresa Google deve lançar nova rede de relacionamentos para competir, principalmente, com o Facebook.

No último final de semana foram divulgados rumores que a empresa Google está planejando o lançamento de uma nova rede social, chamada "Google Me". Essa nova ferramenta pretende abocanhar uma maior fatia no mundo das redes sociais e se tornar a principal concorrente do Facebook.

Atualmente, o Google é a detentora do Orkut que apesar de ser a rede social mais utilizada no Brasil e ter aproximadamente 100 milhões de usuários mundiais, ainda está muito longe de ser uma rede social popular no mundo. Basta fazermos uma rápida comparação com os 400 milhões de usuários do Facebook para termos uma idéia da diferença de popularidade entre os dois serviços.

O vazamento

O boato da nova rede social da Google surgiu após o jornalista Kevin Rose, fundador do Digg, soltar, recentemente, o seguinte rumor em seu Twitter: "Ok, umm, huge rumor: Google to launch facebook competitor very soon 'Google Me', very credible source". Algo como "Grande Rumor: Google pode lançar em breve um competidor para o Facebook chamado 'Google Me', segundo uma fonte sólida".

O site norte-americano Fast Company destaca que Rose é conhecido por levantar rumores que muitas vezes se tornam verdadeiro, principalmente, em relação a lançamentos de produtos da Apple. Mesmo assim, lembra que ele erra tanto quanto acerta e faz uma comparação com o baseball, afirmando que, no esporte, uma média de acerto de 50 % já é muito importante.

Além disso, o ex-diretor de tecnologia da Facebook e também co-fundador da Quora (a nuvem de origem Fórum de pergunta-resposta), Adam D'Angelo, confirmou ter fontes seguras sobre o lançamento dessa nova rede social.

Fonte: www.administradores.com.br

Brasileiros confiam mais em publicitários do que em profissionais de Marketing.

Ranking da GFK mede o índice de confiança em profissões e organizações do país e do mundo.

Os brasileiros confiam mais em jornalistas e publicitários do que nos profissionais de Marketing. É o que indica um estudo realizado pela GFK, que mediu o nível de confiança da população em profissões e organizações no Brasil, nos Estados Unidos, na Colômbia, na Índia e em 15 países da Europa. Por aqui, os jornalistas conquistaram a 6ª posição, com 76% do índice de confiança dos cidadãos, enquanto na média mundial os profissionais ocupam a 11ª colocação, com 41%.

O ranking nacional também foi melhor para os publicitários, que garantiram o 7º lugar, com 71%. Internacionalmente, a categoria ficou na 15ª colocação, com 30%. Já os profissionais de Marketing brasileiros ficaram na 11ª posição (67%) e, nos outros países, os executivos estão em 13º lugar, com 39%. No ranking geral, os bombeiros são apontados como os profissionais mais confiáveis, citados por 98% dos entrevistados brasileiros e 94% das populações internacionais. A categoria com a pior avaliação é a dos políticos, com 11% de índice de confiança no Brasil e 14% no mundo.

A GFK também indica que a confiança dos brasileiros nos pesquisadores de mercado aumentou em relação ao ano passado. Com 80% do nível de confiança da população, a profissão subiu da 6ª para a 5ª colocação em 2010. Internacionalmente, esta categoria manteve o desempenho de 2009, com 55%, mas caindo da 8ª para a 9ª posição.

Fonte: www.administradores.com.br