sábado, 30 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Grupo Newcomm lança site para expandir a Campanha do Agasalho.



Através de plataforma digital, pessoas poderão realizar doações para a compra de cobertores para moradores de rua.

Nesta sexta-feira (29), o Grupo Newcomm ampliou o alcance de sua Campanha do Agasalho, que já ocorre há dez anos, com o lançamento do site "Cobertor Social". A ação visa arrecadar fundos para a compra de cobertores que serão doados a ONGs que auxiliam moradores de rua.

Até o dia 6 de julho, quem acessar o site www.cobertorsocial.com.br poderá comprar "retalhos digitais", por preço mínimo a partir de R$ 5,00. Após a confirmação do pagamento pelo PagSeguro, a foto do comprador vai estampar o retalho escolhido por ele. Ao final da ação todo o valor arrecadado será convertido em compra de cobertores para as instituições ajudarem pessoas que passam frio nas ruas de São Paulo.

Além de colaborar para aquecer pessoas carentes, os visitantes do site ambém vão ajudar a divulgar a campanha em suas redes de contatos ao compartilhar o endereço do site em seu perfil no Twitter e na página do Facebook. De acordo com Elise Passamani, diretora de RH do Grupo Newcomm, as redes sociais têm aumentado sua relevância no engajamento dos colaboradores em ações de responsabilidade social. "O espírito colaborativo da web propociona maior envolvimento dos colaboradores e facilita o engajemento de seus familiares e amigos. O site aberto permite que todos possam ajudar ao próximo neste inverno", acrescenta.

O projeto Cobertor Social foi desenvolvido por profissionais voluntários de três agências do Grupo: a VML é a agência responsável pela idealização e arquitetura de informação do projeto; a Y&R assina o design e a campanha de divulgação entre os 1000 colaboradores do Grupo; e a Wunderman desenvolveu o site.



Fonte: www.administradores.com.br






sexta-feira, 29 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Rolling Stones apresentam nova versão da sua logo.


A primeira vez que a marca apareceu foi em 1971 na capa do disco Sticky Fingers.

Como parte das celebrações do 50º aniversário dos Rolling Stones, foi lançada uma versão atualizada da língua que se tornou o cartão de visitas do grupo. O novo design foi criado pelo artista Shepard Fairey.

A imagem original foi desenhada em 1969 por Jonh Pashe, um estudante da Royal College of Art de Londres, a pedido do próprio Mick Jagger que estava insatisfeito com a logomarca oferecida pela gravadora na época, a Decca Records.

Pelo trabalho, Pashe recebeu apenas 50 libras. Depois, com o sucesso, a banda ofereceu mais 200. Nada comparado aos 50 mil pagos pelo Victoria and Albert Museum pela obra original. Ele se inspirou na boca carnuda do líder dos stones e na atitude de anti-autoritarismo assumida pelo quarteto. Seu objetivo também era criar um símbolo de fácil reprodução e que ficasse gravado na mente dos jovens.

A primeira vez que a marca apareceu foi em 1971 na capa do disco Sticky Fingers.



Fonte: www.administradores.com.br








quarta-feira, 27 de junho de 2012

Marketing & Idéias: As 5 marcas de cerveja mais valiosas do mundo.


Ranking da Millward Brown conta com três marcas da AB Inbev e traz também a mexicana Corona, cobiçada pela belga-brasileira.


1. Bud Light (AB InBev)

Valendo 8,368 bilhões de dólares, a marca Bud Light figura no topo do ranking elaborado pela Millward Brown, que traz as cervejas mais valiosas do mundo em 2012.

Em 2011, a marca ocupava o segundo lugar, atrás da Budweiser, também da AB InBev. De lá pra cá, teve uma valorização de 17%, tomando a primeira posição.

Nos Estados Unidos, a marca possui grande apelo principalmente por ser patrocinadora oficial da NFL, a Liga Nacional de Futebol Americano.

Uma das ações bacanas da marca no ano passado foi o lançamento de uma edição limitada, com um rótulo que trazia uma espécie de "raspadinha" e permitia que os consumidores escrevessem nele com objetos metálicos.

Além disso, a Bud lançou o Ice Cold Index, um app que mostrava o desconto que os consumidores receberiam na compra da cerveja em bares e pubs, de acordo com a temperatura do dia. Quanto maior fosse a temperatura, maior era o desconto.


2. Budweiser (AB InBev)

Assim como a Bud Light subiu, a Budweiser, da AB InBev, caiu 15% do ranking do ano passado para cá, ocupando agora a segunda posição. A marca vale 7,514 bilhões de dólares.

Importante lembrar que foi no ano passado o lançamento da Budweiser no mercado brasileiro. A cerveja entrou com uma plataforma musical forte, patrocinando diversos shows e festivais musicais. Nos esportes, também atua agressivamente, com destaque para o patrocínio ao UFC.


3. Heineken (Cervejaria Heineken)

Mesmo apresentando uma queda de 8% em seu valor de marca do ano passado para este, a Heineken se manteve na terceira posição no ranking da Millward Brown, com um valor de 6,058 bilhões de dólares.

A marca investiu fortemente na China, apostando no segmento premium. Daqui para frente, espera que um grande crescimento venha de mercados como o Brasil e o México, de acordo com a Millward Brown.


4. Cerveja Corona

Valendo 5,114 bilhões de dólares, a cerveja Corona, do Grupo Modelo, do México, aparece na quarta posição no ranking.

Do ano passado para cá, a marca teve uma queda de 6% em seu valor. Mesmo assim, manteve-se na quarta posição.

Com uma valor de mercado de US$ 23 bilhões, o Grupo Modelo é hoje a maior cervejaria do México, e está a um passo de ser comprado pela Anheuser-Busch InBev por US$ 10 bilhões. O grupo belga-brasileiro confirmou hoje o interesse em adquirir os 50% restantes da cervejaria - atualmente a AB InBev detém 50% do grupo, porém, não controla a empresa.


5. Skol (AB InBev)

São Paulo - Quinta entre as cinco mais valiosas, a brasileira Skol está valendo 4,698 bilhões de dólares, e cresceu 3% do ranking do ano passado para este.

A marca tem uma forte atuação em plataformas digitais. No início deste ano, por exemplo, lançou no Facebook uma promoção pela qual seus fãs poderiam ter fotos estampadas em uma embalagem especial da cerveja.

Além disso, criou um ovo especial para a Páscoa deste ano, feito com cerveja. O doce ganhou o apelido de "Redondinho" e teve grande apelo popular, principalmente no Facebook, onde a ação foi lançada.


Fonte: exame.abril.com.br

























Marketing & Idéias: Tetra Pak premia empresas de design de embalagens.


As agências Sempre Comunicação, Hub Brasil e Monstro foram destaques do Programa Tetra Pak de Qualidade Gráfica.

Durante a Fispal Tecnologia (Feira Internacional de Embalagens e Processos para as Indústrias de Alimentos e Bebidas) a Tetra Pak entregou o prêmio do "Programa Tetra Pak de Qualidade Gráfica 2012" para os melhores trabalhos desenvolvidos pelas empresas de design no último ano. As agências Hub Brasil, Monstro e Sempre Comunicação receberam reconhecimento nas categorias Ouro, Criatividade e Revelação, respectivamente. Já a AMP Propaganda e a TR3S foram destaque nas premiações prata e as Black Ninja Comunicação, Narita Design, PA Publicidade receberam o troféus da categoria Bronze.

Durante o evento os profissionais foram premiados por desenvolverem os layouts das embalagens de acordo com as especificações técnicas de impressão. A ação tem o objetivo de reduzir o tempo de desenvolvimento, destacar a importância da qualidade na finalização do design das embalagens, e ainda incentivar a integração dos diversos elos da cadeia produtiva.

Além do troféu, as empresas premiadas ainda receberam o selo "Qualidade Gráfica", criado para valorizar as agências e profissionais e indicar aos seus clientes a excelência de seus trabalhos.

Confira a lista completa dos premiados:

Prêmio Criatividade gráfica

Agência: MONSTRO
Cliente: Globalbev Bebidas e Alimentos
Produto: Suco de Laranja Gourmet Fast Fruit

Prêmio Revelação

Agência: SEMPRE COMUNICAÇÃO
Cliente: Laticínios Rezende
Produto: Leite UHT Integral Damare

Ouro

Agência: HUB BRASIL
Cliente: Itambé
Produto: Leite UAT (UHT) Integral Itambé

Prata

Agência: AMP PROPAGANDA
Cliente: Mariza Águas Minerais
Produto: Bebida Mista de Soja e Maçã MariSoy

Prata

Agência: TR3S (leia-se: TRÊS)
Cliente: Usina de Laticínios Jussara
Produto: Leite UHT Integral Jussara

Bronze

Agência: BLACK NINJA COMUNICAÇÃO
Cliente: SABE Alimentos
Produto: Leite UHT Integral Sabe

Bronze

Agência: NARITA DESIGN
Cliente: Cargill Agrícola
Produto: Molho Pronto Peneirado Pomarola Mais

Bronze

Agência: PA PUBLICIDADE
Cliente: Grupo Pão de Açúcar
Produto: Chá Branco de Baixa Caloria TAEQ


Fonte: www.administradores.com.br









segunda-feira, 25 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Desenvolvimento sustentável fará parte do currículo nas faculdades brasileiras.

Esse foi um dos compromissos voluntários anunciados na última sexta-feira (22), pelo Brasil durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

A partir do ano que vem, a sustentabilidade deve ser incluída no currículo acadêmico de todas as universidades brasileiras. Esse foi um dos compromissos voluntários anunciados na última sexta-feira (22), pelo Brasil, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20.

De acordo com o conselheiro do Conselho Nacional de Educação e pró-reitor da Fundação Getulio Vargas, Antônio Freitas Jr., a ideia é que, no futuro, a disciplina seja incorporada também da pré-escola ao ensino médio.

"Não faz sentido ensinar finanças sem ensinar ética ou meio ambiente. Educação superior é o começo, mas tem que ser em todas [as séries]. Incentivo a todos que façam ações. Não é só compromisso financeiro, precisamos de comprometimento dos governos".

Ele informou que a decisão já foi publicada no Diário Oficial da União na semana passada e que o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, assinou simbolicamente o compromisso durante a Rio+20.

"A sustentabilidade permeia todas as áreas, os enfoques é que são diferentes. Por exemplo, foi descoberto que o gás que sai do motor a diesel causa câncer. Então, um engenheiro mecânico tem que saber muito mais sobre esse assunto. Também tem a ver com economia, pois o assoreamento dos rios tem um custo", comentou o conselheiro.


Fonte: ww.administradores.com.br





sexta-feira, 22 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Brasileiro prefere boca a boca a anúncios.

Pesquisa Nielsen revela grau de confiança em publicidade e destaca busca na web e recomendações de conhecidos.

A edição da Pequisa Online Global, realizada pela Nielsen no terceiro trimestre de 2011, aponta que, no Brasil, inserção de resultados em busca na internet são considerados mais confiáveis pelos consumidores que a veiculação em mídia, seja online ou off-line. Do total de entrevistados, 68% afirma “confiar totalmente” e “confiar um pouco” em search advertising. O número só é precedido por Recomendações de conhecidos (93%), websites de marcas (75%) e conteúdo editorial (70%).

Em primeiro lugar entre as veiculações publicitárias tradicionais está a televisão, com 64%, seguida de revistas (64%), jornais (61%), outdoor (60%), merchandising em TV (59%), rádio (57%), propaganda em cinemas (57%). A maior rejeição ficou com mensagens de texto em aparelhos celulares (64% não confiam muito ou não confiam nada) e propaganda em telas de dispositivos móveis (57%).

A pesquisa Online Global Nielsen foi feita entre 31 de agosto e 16 de setembro de 2011 e entrevistou 507 pessoas no Brasil.


Fonte: www.meioemensagem.com.br






Marketing & Idéias: Coca-Cola cria garrafas para as Olimpíadas.

A Coca-Cola lançou no Reino Unido uma edição limitada de garrafas de alumínio em comemoração aos Jogos Olímpicos.

Dos oito modelos criados, dois serão entregues ao longo do percurso da Tocha e outros seis distribuídos no Parque Olímpico durante os jogos.

Foram produzidos três frascos especiais nas cores amarelo, vermelho, azul e preto, além de dois da Union Jack e outros dois da mesma edição, porém, com tons de dourado e azul claro.

A marca também estará presente no torneio por meio da música ambiente que tocará no local e do concerto final, realizado no dia 26 de julho, no Hyde Park.


Fonte: exame.abril.com.br







terça-feira, 19 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Quanto custa um profissional de marketing promocional?

Ampro cria tabela de custos dos profissionais de Marketing Promocional. Associação fez ainda a atualização nos preços de criação e produção de 225 materiais

A Ampro (Associação das Agências de Marketing Promocional) elaborou uma tabela com os custos do trabalho de profissionais da área, entre eles os de atendimento, criação, planejamento e operação de projetos.

Os valores referem-se às horas trabalhadas. A tabela será atualizada semestralmente e, por meio dela, a entidade busca profissionalizar o mercado.

A associação fez ainda a atualização nos preços de criação e produção de 225 materiais. Dez deles permaneceram com os valores abertos à negociação entre as partes envolvidas.

Outra ação da Ampro é o reforço ao conceito Four or Pay, que propõe que anunciantes convidem, no máximo, quatro agências para concorrências. A inclusão de mais implica no pagamento de 1% do valor do projeto em disputa a cada participante, até o limite de R$ 5 mil.


Fonte: exame.abril.com.br



sábado, 16 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Empresa Júnior – O que é e como funciona.

O que é uma Empresa Júnior?

* Por Gustavo Periard

Empresa Júnior é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos de um curso superior, cujos principais objetivos são: fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação; aproximar o mercado de trabalho das academias e os próprios, além de uma gestão autônoma em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico. Com a elaboração de projetos de consultoria na área de formação dos alunos. As Empresas Juniores contemplam as necessidades de três clientes principais:

1 – Os alunos: Que se utilizam da interação entre os membros da empresa e da troca de conhecimento e experiências para se desenvolverem pessoal, profissional e academicamente;

 2 – As empresas: Que se beneficiam com os projetos desenvolvidos pelos alunos, cujas características são a alta qualidade dos trabalhos, garantida pela orientação dos professores, e o baixo investimento, uma vez que as empresas juniores não visam o lucro. Assim, as empresas conseguem bons projetos a um custo muito baixo;

3 – As universidades: Que são favorecidas pelo retorno em imagem institucional, garantido pela divulgação que as Empresas Juniores necessariamente fazem ao seu nome. As Universidades que investem nas Empresas Juniores tem o retorno de imagem e, também, um retorno no que diz respeito à atração de novas parcerias, alunos e clientes (no caso de prestação de consultorias etc).

 O que é feito em uma Empresa Júnior?

 Basicamente, os alunos que participam de uma Empresa Júnior têm como rotina a elaboração de ensaios práticos apoiados em uma visão acadêmica, o que lhes proporcionam um considerável e importante diferencial competitivo entre aqueles que almejam prosperar profissionalmente.

São desenvolvidos projetos de consultoria, protótipos de novos produtos, estratégias de gestão e marketing, bem como documentos de estudos e pesquisas sobre o mercado de atuação. Além de gerenciamento de projetos, liderança de equipes, gerenciamento de departamentos, geração de networking com grandes profissionais, etc. Muitos destes trabalhos, auxiliados por grandes professores de suas universidades.

Enfim, em uma Empresa Júnior, os alunos podem exercitar seu lado empreendedor e pesquisador, trabalhando forte na geração de novas idéias, contribuindo para a resolução de problemas e necessidades de grandes empresas.

Quais as vantagens de se participar de uma Empresa Júnior?

Existem muitas vantagens para um aluno que ingressa em uma Empresa Júnior. A experiência adquirida neste tipo de trabalho coloca o aluno à frente de seus concorrentes no concorrido mercado de trabalho, levando-o a um patamar mais elevado nas seleções de emprego.

Os alunos empreendedores saem na frente na conquista de grandes oportunidades, uma vez que o ambiente que eles protagonizam nada mais é do que uma arena de constantes desafios. Onde aprendem como lidar com situações novas e a conviver com pessoas em um ambiente organizacional, sem falar no convívio com empresários de verdade, ferramentas de gestão, reuniões com profissionais etc. Algo que, sem dúvida, seria praticamente impossível de ser vivenciado em um estágio comum.

Como ingressar em uma empresa júnior?

Todo aluno que desejar ingressar em uma empresa júnior deverá participar de um processo seletivo que consiste, basicamente, em prova de conhecimentos gerais, entrevista, redação, dinâmica de grupo etc. Estas etapas variam de empresa para empresa, mas seguem basicamente o mesmo escopo geral. Sempre contando com a dedicação e comprometimento dos alunos em contribuir com o crescimento e desenvolvimento da empresa, por isso o Marketing Pessoal também é importante.

Algumas destas empresas implementam, também, uma espécie de processo seletivo que mais se parece com uma seleção para o cargo de Trainee, onde os alunos passam por todas as áreas da empresa, participando de treinamentos e atividades de preparo para ocuparem um cargo na empresa.

O Brasil é o país com mais empresas juniores no mundo!

Recentemente, o Bom Dia Brasil apresentou uma reportagem sobre as empresas juniores, onde destacava que o Brasil é hoje o país com o maior número de empresas juniores do mundo. São mais de 1.200 empresas, onde 90% de seus clientes são micro e pequenos empresários. Fato este que demonstra a real importância deste modelo empreendedor, tanto para alunos quanto para organizações da região onde a empresa júnior está instalada.

Como vimos, nos dias de hoje, a Empresa Júnior se apresenta como uma excelente alternativa para alicerçar uma revolução em toda a metodologia de ensino superior do Brasil e do mundo. Substituindo arraigados paradigmas, rumo à uma política de completo incentivo ao empreendedorismo acadêmico. Por isso, é importante que cada vez mais universidades incentivem esta modalidade de ensino e vivência profissional.

* Gustavo Periard é Administrador formado pela UFF. É um apaixonado por Administração que busca disseminar todo conhecimento possível através de posts de alta qualidade na internet. É editor do blog www.sobreadministracao.com.



Fonte: www.sobreadministracao.com



 

 


 

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Marketing & Idéias: Campus Party Recife tem data e locais revelados.


O blog da Campus Party confirmou a data da edição recifense neste segundo semestre.

Será entre os dias 26 a 30 de julho, no Chevrolet Hall e Centro de Convenções de Pernambuco. “Trata-se de uma edição especial, que chega para somar com a versão anual realizada em São Paulo”, diz o comunicado oficial.

Maior evento tecnológico da América Latina, a Campus Party possui outras edições em cidades como Santiago, Bogotá e Madri, e acontece no Brasil fora de São Paulo pela primeira vez. O lançamento oficial, com todos os detalhes e destaques da programação, será feito na próxima terça (5).

Pensamos: já estamos na maior cidade do Brasil, agora precisamos ir para a mais tecnológica, disse ao NE10, Paco Ragageles, em visita à cidade, quando se encontrou com autoridades do Governo e da Prefeitura. A organização espera um público de cerca de um terço da Campus Party paulista.



Fonte: blogs.ne10.uol.com.br/mundobit