segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Marketing & Idéias: Matthew Broderick curte a vida em comercial da Honda.


Vídeo, que será veiculado no Super Bowl 46, mostra dia de folga do astro que interpretou Ferris Bueller nos cinemas.

Cheio de referências a “Curtindo a Vida Adoidado”, o comercial da Honda para o Super Bowl não é sobre mais um dia off do Ferris Bueller, e sim do próprio Matthew Broderick.

Pode não ser o que você estava esperando depois de assistir o teaser – muita gente acreditou ser a sequência do clássico de 1986 – mas é um bom e divertido filme, cheio de nostalgia exatamente para a faixa etária de público que pode comprar uma CR-V 2012.

Abaixo, somente para internet, a versão estendida do comercial. Veremos no domingo qual é o corte que vai para TV.



Fonte: exame.abril.com.br

Marketing & Idéias: Wizard Recife abre vagas na àrea de vendas.


Marketing & Idéias: Wizard Recife Leva Você ao Cinema com Direito a Acompanhante!


Que tal curtir QUALQUER FILME com direito a acompanhante no cinema UCI totalmente FREE??

Para participar do sorteio é simples:



sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Marketing & Idéias: Iº Encontro dos Profissionais de Marketing Digital de Pernambuco foi um verdadeiro sucesso !

Evento reuniu profissionais de comunicação e marketing digital no Sistema Jornal do Commércio de Comunicação.

A partir desta quinta-feira (26) os usuários de mídias digitais podem se preparar para ter acesso a conteúdos publicitários de melhor qualidade na internet. A mudança deve ser o primeiro reflexo do I Encontro dos Profissionais de Marketing Digital de Pernambuco, realizado na noite desta quinta, no auditório do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação (SJCC), em Santo Amaro, centro do Recife. Profissionais, empresários e estudantes da área lotaram o espaço para conferir as palestras de especilistas em Redes Sociais e Comunicação e Marketing Digital.

O obejtivo do evento foi abrir um canal para troca de experiências e networking em Marketing Digital. Palestrantes de renome no mercado local falaram sobre diversos assuntos relacionados ao tema, passando pelos mais variados temas e apresentando dados e fatos do que aconteceu de bom e ruim em no ano que passou, além das tendências para este ano.

Quem abriu a noite de palestras foi o gerente de mídias sociais da Agência Conteúdo, Ygor Sarkis. Durante cerca de 40 minutos ele falou da importância de criar uma identidade entre a marca e o consumidor. Ygor alertou também para a importância de estar atento ao que acontece nas redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut, para conseguir gerar um conteúdo que vire sucesso entre os usuários desses sites fortalecendo o produto. "É importante criar um relacionamento com os usuários para gerar um produto de marketing", ressaltou o especialista.

Dando continuação ao evento, o diretor de marketing da Wizard Escolas de Idiomas, Saulo Veríssimo usou do bom humor e da interatividade com o público para palestrar sobre a importância de manter um relacionamento estreito e fiel com o cliente das empresas de publicidade e propaganda. Fazendo analogias com um envolvimento amoroso tradicional ele fez com que os profissionais e empresários da área de marketing digital entendessem que oferecer além do que o cliente pede é de grande valia nessa época de globalização e compartilhamento de informações. "Sensibilidade e fidelidade dão o tom das relações entre empresa, publicitário e usuário nos tempos da internet", resumiu Saulo Veríssimo.

A mais rápida entre as quatro palestras da noite, porém não menos informativa, foi a do diretor de criação da empresa Cappen, Felipe Medeiros. Adotando um estilo despojado o especilista dissertou sobre a mudança no jeito de fazer comunicação mercadológica no mundo. Exemplos como o vídeo "Luiza que está no Canadá", a música "Ai se eu te pego" e a polêmica foto do protesto dos estudantes contra o aumento das passagens dos ônibus na Região Metropolitana do Recife, em que um policial dá uma gravata numa manifestante, foram usados para mostar como os conteúdos se popularizam na internet em uma velocidade impressionante. "A comunicação está ganhando um novo nível e a internet ganhou força", resumiu Felipe Medeiros que ainda alertou que os profissionais da área de comunicação e marketing digital precisam estar atentos às mudanças tecnológicas.

Apesar do horário que a última palestra começou, por volta das 22h, o público ficou até o final para assitir a apresentação do diretor de criação da empresa Ampla, Maurício Nunes. O especialista mostrou dados de como a mídia digital alavancou o mercado publictário nos últimos anos, e mostrou produtos realizados de forma intergrada para a internet e todos os outros veículos de comunicação que fizeram sucesso com o público. Ele ainda fez questão de ressaltar que a maior parte dos produtos gerados na web é uma variação do que as pessoas vêm na televisão. Segundo informações apresentadas por Maurício Nunes, mais de 70% dos usuários brasileiros navegam na internet enquanto assistem TV. "Os profissionais devem se especializar nessa área de marketing digital uma vez que há espaço para todos no mercado de trabalho", garantiu.

Para encerrar o encontro foi realizado um debate entre os participantes que respondiam perguntas feitas pelo público através da hashtag #mktdigitalpe, que chegou a ficar entre os assuntos mais comentados em Pernambuco, via Twitter, na noite desta quinta-feira (25).

Ao final do debate, o gerente de marketing e comercial do Portal NE10, Felipe Menezes, avaliou que evento foi um sucesso por causa da grande participação do público. Ele ainda explicou que a ideia do encontro surgiu da própria necessidade criada pela evolução do marketing digital no mundo, e principalmente no Estado. No vídeo abaixo, Felipe Menezes faz uma avaliação positiva do encontro:


MOBILE - Todos os convidados para palestrar no evento ressaltaram a importância do investimento, por parte das marcas, no acesso à internet móvel. Segundo Felipe Menezes, gerente de marketing e comercial do Portal NE10, parceiro do I Encontro dos Profissionais de Marketing Digital de Pernambuco, revelou que cerca de 20% dos acessos de um dos blogs do portal, o Blog do Torcedor, são feitos através do mobile.


EVENTO - O encontro foi uma realização da Psiu Comunicação e da Agência Conteúdo, com a Safetec e o Portal NE10 como parceiros, além do apoio de diversas empresas voltadas para o marketing digital.


Fonte: ne10.uol.com.br

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Marketing & Idéias: 5 mulheres que são presidentes de empresas no Brasil.



Ao suceder Gabrielli no comando da Petrobras, Maria das Graças Foster entra para um grupo seleto de mulheres que chegaram ao topo de grandes empresas.

Maria das Graças Foster, da Petrobras

Depois de muita especulação e expectativa, a Petrobras, finalmente, confirmou que seu posto mais alto será ocupado por uma mulher.

Maria das Graças Foster, atual diretora de Gás e Energia da estatal, será a sucessora de José Sérgio Gabrielli na presidência da companhia. A indicação deve ser feita em 9 de fevereiro por Guido Mantega, que é presidente do conselho da Petrobras.

Maria das Graças foi a primeira mulher a ocupar uma posição na diretoria executiva da Petrobras. É formada em Engenharia Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Graça, como é chamada, possui mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ) e MBA em Economia pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Casada e mãe de dois filhos, iniciou carreira na companhia em 1978 como estagiária. Chegou ao atual posto de diretora de Gás e Energia em setembro de 2007, logo após presidir a Petrobras Distribuidora.

Antes disso, atuou como presidente da Petroquisa e gerente executiva de Petroquímica e Fertilizantes, ligada a Diretoria de Abastecimento da Petrobras. Entre 2003 e 2006, foi secretária de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia.

Adriana Machado, da GE Brasil

Em dezembro, a cientista política Adriana Machado se tornou a primeira mulher a assumir o topo da General Eletrics no Brasil.

Aos 43 anos, Adriana é formada em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília. Antes de assumir o cargo de diretora de relações internacionais na GE em 2009, atuou na Câmara Americana de Comércio (Amcham), na Embaixada Americana e em empresas de tecnologia.

A partir de agora, Adriana terá sob sua batuta 8 mil funcionários e o desafio de tocar o primeiro centro de pesquisas da companhia no país. Em 2010, a operação brasileira da GE teve faturamento de 2,6 bilhões de dólares.

Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza

Formada em direito e administração de empresas, Luiza é sobrinha dos fundadores da empresa e começou a trabalhar aos 12 anos. Está na presidência da empresa desde 2008.

Hoje, lidera 23 mil colaboradores espalhados por 718 lojas em 16 estados. Em 2011, o Magazine Luiza estreou na Bolsa de Valores e fez a 13ª aquisição de sua história, quando comprou 121 lojas do Baú, que pertenciam ao Grupo Silvio Santos.

Chieko Aoki, da Blue Tree Hotels

Formada em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), Chieko iniciou sua carreira em 1982 como diretora de marketing e vendas do Caesar Park. Lançou a bandeira Blue Tree Hotels em 1997.

Antes disso, foi presidente da Caesar Park Hotels & Resorts e da Westin Hotels & Resorts.É formada em Administração pela Universidade de Sofia, em Tóquio, e em Administração Hoteleira, pela Cornell University, nos Estados Unidos.

Grace Lieblein, da GM Brasil

Depois da curta passagem de Denise Johnson pela presidência da GM Brasil, Grace Lieblein chegou ao topo da hierarquia da operação brasileira em junho do ano passado.

Grace liderou a operação mexicana da GM no México. Antes disso, foi líder na implementação do sistema de manufatura global da GM. Grace também foi diretora de engenharia de design da divisão de automóveis da General Motors, na América do Norte.

A executiva trabalha na GM desde o final da década de 70, quando ingressou na montadora como estagiária.

Fonte: exame.abril.com.br

Marketing & Idéias: Adidas lança o programa Pegada Sustentável.


Para garantir o descarte adequado dos calçados, o usuário deve entregá-lo nas lojas da marca e trocá-lo por um brinde. Em São Paulo, nos três primeiros meses, o brinde será um ingresso para visitar o Museu do Futebol, e à partir de março o programa será ampliado para o restante do País

A Adidas lançou na última terça-feira o Pegada Sustentável, programa voluntário de logística reversa que tem como intuito minimizar os impactos ambientais causados pelo descarte inadequado dos calçados esportivos. Além disso, visa sensibilizar e engajar os usuários na prática do descarte consciente e disseminar os princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

“Com o programa Pegada Sustentável a Adidas do Brasil engloba mais uma parte da sua cadeia de valor com ações sustentáveis, ou seja, a destinação dos nossos produtos ao fim do seu ciclo de vida. E não vamos parar por aí, estamos desenvolvendo um programa mais abrangente visando a Copa 2014. Mais do que um compromisso de desenvolvimento sustentável, temos aqui uma iniciativa de cidadania corporativa”, afirma Fernando Basualdo, Diretor Geral da Adidas Brasil.

Para participar do programa Pegada Sustentável e garantir o descarte adequado de seu calçado, basta o usuário entregar o calçado sem condições de uso, de qualquer marca, nas lojas Adidas.

O cliente deverá assinar um termo de doação do calçado para reciclagem e receberá um brinde especial da Adidas. Em São Paulo, nos três primeiros meses, será um ingresso para visitar o Museu do Futebol (Pacaembu- SP)

Todos os produtos entregues para reciclagem serão encaminhados para a empresa de logística reversa e gestão ambiental parceira no projeto, a RCRambiental, que irá receber os produtos, descaracterizá-los e os transportará até seu destino final – plantas de blendagem de resíduos, onde os calçados serão transformados em combustível para alimentar fornos de cimento, possibilitando o reaproveitamento integral como fonte energética. Todo o processo seguirá rigorosamente as normas da legislação ambiental vigente no Brasil.

Inicialmente, o descarte será realizado nas sete lojas e 11 outlets da Adidas na grande São Paulo e capital. A partir de março o programa será ampliado para o restante do País. “Essa ação é parte do compromisso da Adidas em dar continuidade aos programas globais e criar uma plataforma brasileira de sustentabilidade”, reforça Basualdo.

Fonte: exame.abril.com.br

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Marketing & Idéias: Água mais pura do mundo chega ao Brasil

Água Voss

Chega ao Brasil neste mês a água Voss, considerada a mais pura do mundo

Importada pela Casa Flora, a Voss brota naturalmente de uma fonte no sul da Noruega, no deserto gelado, sob uma formação rochosa protegida do ar e de qualquer tipo de contaminação externa. A marca possui quantidades reduzidas de minerais e sódio.

Disponível em embalagens de vidro com ou sem gás, e na embalagem pet somente sem gás, a marca teve as garrafas, em formato de perfume, criadas por Neil Kraft, ex-diretor artístico da grife Calvin Klein.

A embalagem PET de 330ml é a mais barata, e custa 12 reais. A mais cara, um Still & Sparkling de 800ml, sai por 26 reais.

Fonte: exame.abril.com.br

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Marketing & Idéias: Riachuelo: case brasileiro para gringo ver


Estratégia da companhia é baseada no entendimento da necessidade de seu target, as mulheres da nova classe média.

Perto das grandes redes de varejo dos Estados Unidos, a Riachuelo tem o tamanho de uma formiga. Mas diante de um mercado mundial que busca diferenciação e aumento de faturamento, a empresa pode ser considerada gigantesca. Caçula no varejo brasileiro, a companhia veio até Nova York para ensinar a gringos e a compatriotas um modelo de sucesso.

A estratégia da companhia é baseada no entendimento da necessidade de seu target, as mulheres da nova classe média, e na verticalização de seu negócio. Muito além das mulheres de hoje terem dinheiro para gastar, a consumidora da Classe C expressa a sua ascensão social por meio da aparência. E nada melhor que a moda para deixar isso claro. Por isso, o foco da Riachuelo foi entregar roupas da moda a um preço acessível.

Desde 1998 a companhia promove a associação com estilistas reconhecidos para desenharem suas coleções, como Cris Barros e Oskar Metsavaht. Tudo na Riachuelo é produzido pela própria empresa, desde o design das roupas até o crédito para a compra, passando pela fabricação e logística. Ter toda a cadeia de produção sob sua responsabilidade faz com que a eficiência e rentabilidade da companhia, pertencente ao Grupo Guararapes, aumente a cada ano.

“Ter um processo integrado facilita a tomada de decisão. Podemos lançar uma coleção e só produzir mais se ela está vendendo bem. Acabamos com a briga que existe entre a indústria e o varejo. O desafio é ser eficiente em toda a cadeia”, aponta Flávio Rocha (foto), CEO das Lojas Riachuelo, que hoje conta com 145 pontos de venda.

Fonte: exame.abril.com.br

Marketing & Idéias: Você conhece o Conceito da Cauda Longa ?


Há cerca de um ano li um artigo chamado The Long Tail que descreve como empresas de internet utilizam o conceito da Cauda Longa para ganhar dinheiro. Entre os exemplos estão: Google, Amazon e iTunes. O artigo se desenvolveu em blog e agora virou o livro A Cauda Longa – do mercado de massa para o mercado de nicho.

O que é a Cauda Longa?

A Cauda Longa é um fenômeno observado em empresas de internet que conseguem faturar com produtos de nicho tanto quanto, ou até mais que os tradicionais arrasa-quarteirão. Isso se tornou viável com o advento da internet já que a inexistência de limitação do espaço físico para exibição de produtos faz com que os mercados de nicho sejam explorados da mesma forma que o mercado de massas.

A prateleira infinita

Dizem por aí que a “regra dos 80/20” rege o faturamento das empresas, ou seja, 20% dos produtos representam 80% do faturamento. Se a loja é uma livraria, sabemos que a última aventura do Harry Potter vai vender tanto que representará uma parcela significativa do faturamento. Por este motivo a livraria acaba colocando em suas prateleiras aqueles títulos que têm mais chance de vender. Como o espaço físico de uma loja é limitado e tem um custo, só é possível disponibilizar uma quantidade limitada de títulos diferentes, exatamente aqueles que vendem. Faz sentido? Certamente.

Na internet tudo isso muda. Uma livraria virtual possui prateleiras de tamanho teoricamente infinito, cuja limitação é a quantidade de títulos oferecidos e não o espaço físico. Ao invés de disponibilizar apenas aqueles “xis” mil títulos que são os que mais vendem, é possível ter em catálogo um número muito maior. No livro “A Cauda Longa”, o autor Chris Anderson mostra que uma loja física de uma grande livraria nos EUA possui em média 100 mil títulos diferentes disponíveis. Ao mesmo tempo a loja virtual Amazon.com possui em suas “prateleiras” cerca de 3,7 milhões de livros diferentes. Note que o fato da Amazon possuir o título na “prateleira” não significa necessariamente que ele esteja em estoque.

A grande descoberta veio da análise das quantidades vendidas dos produtos. Um estudo feito com a Amazon mostrou que, por ter uma “prateleira” maior de livros à venda, o faturamento dos livros menos polulares (fora dos 100 mil principais títulos) representava em torno de um quarto da receita. Analisando o gráfico (acima) temos a impressão de que são produtos que não vale a pena vender. Sim, isso é verdade para uma loja física tracional. No varejo da internet descobriu-se o poder da Cauda Longa e da prateleira de tamanho infinito.

O fim da era dos arrasa-quarteirão

Na economia da Cauda Longa, o que faz a diferença é a abundância, ao contrário da escassez que existia até então. Em um mercado que predomina a escassez o que faz sentido é explorar aquilo que vende mais, ou seja, os arrasa-quarteirão, os hits. Nesse novo conceito de negócios (a abundância da Cauda Longa) o não-hit acaba se tornando uma parcela importante do faturamento e concorre diretamente com os poucos e efêmeros sucessos do momento. Saber explorar isso tem feito empresas como o Google ou Amazon crescerem vertiginosamente, tornando-as gigantes da nova era.

A ironia é que um livro que analisa, entre outras, o fim da era dos arrasa-quarteirão acabou virando best-seller internacional.

Fonte: techbits.com.br

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Marketing & Idéias: Você conhece o novo e-book do Google, ZMOT - Momento Zero da Verdade ?


Ganhando o momento zero da verdade.

A maneira como compramos está mudando e as antigas estratégias de marketing não conseguem acompanhar o ritmo. Não importa que tipo de produto compramos, de cereais a ingressos para shows ou uma viagem de lua de mel para Paris, a Internet mudou o modo como decidimos o que comprar. Hoje, somos todos exploradores digitais, buscando na web avaliações e opiniões de colegas em redes sociais e vídeos, e levantando muitas informações sobre os produtos antes de comprá-los. O marketing evoluiu e as estratégias modernas devem evoluir de acordo com as mudanças no comportamento antes da compra.

No Google, chamamos o momento da tomada de decisão on-line de Momento zero da verdade (Zero Moment of Truth) ou, simplesmente, ZMOT.

O ZMOT é um novo e poderoso e-book escrito por Jim Lecinski, Diretor de Vendas e Serviços para os EUA e evangelista-chefe do ZMOT. Jim compartilha conosco como ficar a frente neste momento crucial do novo marketing, apoiado por pesquisas de mercado exclusivas, histórias pessoais e percepções de executivos de empresas como General Electric, Johnson & Johnson e Vivaki.

Se você é um profissional de marketing, diretor, representante de vendas ou um futuro empreendedor, este e-book ajudará você a entender a mudança no ambiente de marketing e as estratégias necessárias para o sucesso.


Fonte: www.zeromomentoftruth.com

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Marketing & Idéias: 10 itens explicam o que os consumidores querem


Uma vez conectados, a internet é uma das últimas coisas de que os consumidores estariam dispostos a desistir se tivessem de reduzir gastos, de acordo com as descobertas do ConsumerLab.

Por mais de 15 anos, a área de pesquisas de comportamento da Ericsson tem realizado estudos sobre os valores, comportamentos e maneiras de pensar das pessoas sobre produtos e serviços de TIC. O programa de pesquisa global é baseado em entrevistas anuais com 100.000 pessoas, em mais de 40 países e de 10 megacidades.

Michael Björn, responsável pelo ConsumerLab, diz: “Os consumidores aderiram aos aplicativos de smartphones naturalmente. O acesso direto e o formato touch via ícones escondem a complexidade dos serviços de internet. As pessoas agora estão dispostas a explorar várias áreas novas da vida cotidiana que se beneficiam da conectividade. Acabamos de concluir um estudo em mercados emergentes e descobrimos que até mesmo as pessoas que usam celulares pela primeira vez tornam-se rapidamente usuárias da internet. A conectividade está se tornando uma parte crescente de suas atividades diárias.”

As 10 maiores tendências do consumidor:


1. A conectividade domina.

A conectividade tornou-se tão essencial como o ar que respiramos. Uma vez conectados, os consumidores dizem que a internet é uma das últimas coisas que eles estariam dispostos a cortar se tivessem que reduzir gastos.

2. Todo mundo pode ser um provedor de serviços.

Há uma enorme demanda por novos serviços. A internet possibilita tanto às empresas como aos consumidores inventar novas soluções, como aplicativos.

3. Mídias sociais redefinem os relatos de notícias.

As mídias sociais movimentam o consumo de fotos, videoclipes e músicas, e agora elas também ajudam os consumidores a julgar a relevância das notícias, fornecendo os comentários sociais necessários.

4. Celulares têm um papel significativo na vida cotidiana.

Os consumidores mostram mais interesse em serviços móveis que estão diretamente relacionados com lugares próximos ou serviços locais. Enquanto 90% de todos os donos de smartphones carregam seus celulares com eles, apenas 80% dizem carregar dinheiro.

5. Mais transparência.

As pessoas estão se acostumando a viver suas vidas com transparência e elas também esperam que empresas e outras organizações ajam dessa mesma maneira.

6. A nuvem faz as coisas serem mais fáceis de usar.

Dividir informações e ter vários dispositivos conectados o tempo todo está se tornando a regra para os consumidores, resultando na introdução de mais serviços baseados em nuvem. O principal motivo é a facilidade de uso.

7. As mulheres conduzem a adoção de smartphones.

O estudo de usuários de smartphones de 2011 da Ericsson mostrou que os homens ainda dominam o uso de serviços de nicho em smartphones, enquanto mais mulheres usam serviços regulares como chamada de voz, SMS e Facebook. Ao integrar todos os canais de comunicação em um único dispositivo, as mulheres estão conduzindo a adoção em massa de smartphones.

8. Compras facilitadas.

A pesquisa mostrou que 67% dos usuários de smartphones estão interessados em pagamentos móveis. Os pagamentos não devem ser vistos de forma isolada, mas devem ser colocados em um contexto de compras cotidianas – por exemplo, em informações do produto, pontos de bônus e recibos.

9. Tudo se conecta.

Os dados móveis ultrapassaram o tráfego de voz no último trimestre de 2009 e os dobraram no primeiro trimestre de 2011. Os consumidores estão cada vez mais conectados à internet e às coisas ao redor deles, como carros, ônibus públicos ou vending machines (máquinas de autosserviço).

10. Tempos incertos

Consumidores querem mais controle. Em tempos de instabilidade econômica ou quando desastres como terremotos ocorrem, aumenta o interesse dos consumidores por serviços relacionados a utilities, como água e eletricidade. Do mesmo modo, uma mudança na renda disponível está impulsionando as necessidades dos consumidores em estarem no controle do consumo de serviços.

Fonte: adnews.uol.com.br

Marketing & Idéias: Dia do Publicitário em Pernambuco



O Dia do Publicitário em Pernambuco foi criado no ano de 1985.

Aprovado em assembléia soberana e devidamente registrado na CCT e homologado pelo Ministério do Trabalho. Até o ano de 2002, o feriado da categoria era comemorado na 3ª segunda-feira de dezembro. A partir do ano de 2003, contudo, por solicitação do Sinapro, passou a ser comemorado na 2ª segunda-feira de janeiro. Portanto companheiros (as), no dia 09 de janeiro de 2012, vamos celebrar o verdadeiro Dia do Publicitário.

Fonte: www.publipe.com.br

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Marketing & Idéias: 1º Encontro de Profissionais de Marketing Digital / PE


Marketing & Idéias: Liderança: cinco passos para alcançá-la em 2012


Para especialista, com algumas atitudes simples, é possível alcançar objetivo.

Você trabalhou bastante em 2011, já tem algum tempo na empresa e se sente preparado para assumir um cargo de liderança neste ano que está começando? De acordo com a consultora de transição de carreira da De Bernt Entschev Human Capital, Leandra Cortelleti, com algumas atitudes simples, é possível alcançar este objetivo neste ano. Contudo, alerta ela, antes de partir para esta caminhada, reflita se você está mesmo preparado.

“Ao decidir buscar um cargo de liderança, a pessoa tem que estar certa de que está preparada para isso. Avaliar o conhecimento técnico e se suas habilidades, tanto técnicas como comportamentais, são semelhantes ao que a empresa deseja de quem ocupa o cargo almejado”, diz.

Estando certo de que este é o ano da tão sonhada promoção, seguem cinco passos para que o sonho chegue mais perto da realidade.

1 – Seja claro. Converse claramente com o seu gestor e foque nos resultados. Primeiramente, deixe claro ao seu gestor as suas ambições na carreira e solicite um feedback para saber o que ele acha do seu trabalho e o que é preciso melhorar.

2 - Foque nos resultados. Ainda nesta conversa, diz a consultora, foque nos seus resultados e mostre as conquistas que já obteve até ali, tanto fora como dentro da empresa.

3 – Mostre-se comprometido. A partir daí, mostre-se ainda mais comprometido com os projetos da empresa e envolvido com o trabalho. É preciso ficar claro o seu envolvimento e disposição para desafios;

4 – Inspire as pessoas. Quem quer liderar tem de ser exemplo para os demais. Observe o seu comportamento e faça o possível para inspirar as pessoas, saiba dividir, mostre-se solícito e passe confiança;

5 - Assuma riscos. Seja pró-ativo, tenha iniciativa e se disponibilize para estar à frente, conduzir projetos. Quem quer ser líder precisa não ter medo de assumir riscos!


Fonte: www.administradores.com.br

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Marketing & Idéias: Empresários de sucesso dão dicas para quem vai abrir negócio em 2012.


Dirigentes aconselham futuros empreendedores. Veja recomendações de pequenos e grandes empresários de sucesso.

Quem deseja começar o ano com um novo empreendimento pode se inspirar em recomendações de quem entende do assunto. O G1 fez a alguns empresários brasileiros bem-sucedidos em diferentes áreas dos negócios a seguinte pergunta:

“Que conselho você daria para quem deseja abrir um negócio e empreender em 2012?”

Confira:

Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração do Grupo Pão de Açúcar

"Primeiro é preciso trabalhar com o maior número de informações sobre o negócio e investigar: Pergunte, pergunte, pergunte. O 2º momento é o do planejamento, que permitirá traçar os objetivos, desafios e metas a serem alcançados. Nessa etapa é muito importante ter planos B, C e D, pois nem sempre as coisas saem como a gente imagina. Tendo um projeto coeso em mãos, é chegada a fase da execução. E, nesse processo, definir suas ações em princípios do bem faz toda a diferença, independentemente do tamanho da empresa ou do negócio que se pretende montar."


José Antonio Fay, presidente da Brasil Foods

“Para ser empreendedor, tem que ter sonho, muita vontade e algum dinheiro ajuda muito. Às vezes, as pessoas têm uma boa ideia, mas é preciso saber administrar uma boa ideia. Penso que é um privilégio viver no Brasil neste momento. O Brasil nunca teve tanta estabilidade e possibilidade de fazer negócios, em qualquer tamanho, então acho um privilégio que deve ser aproveitado.”


Luiza Trajano, dona do Magazine Luiza

"É difícil dar conselhos porque não existe uma fórmula pronta para se obter o sucesso. O que eu falo sempre é que as pessoas nunca devem pensar pequeno, têm que pensar grande, sonhar, mas agir com os pés no chão, dentro de suas possibilidades. Toda gestão precisa ser racional, baseada em números. O fluxo de caixa pode quebrar uma empresa rapidamente, mas alguns momentos exigem muito mais intuição do que racionalidade, então, é preciso ter a sensibilidade para perceber esse momento. Por fim, um conselho que vale para todas as pessoas é investir sempre no conhecimento. É preciso estudar, ler e estar muito bem informado, porque a informação é fundamental para semear nossas cabeças com ideias novas."


Maurício Padovani, dono da Pet Creche

"Tenha foco, informe-se com as pessoas certas, pesquise e estude; mas, acima de tudo, tenha um diferencial no seu negócio, algo que tire você do lugar comum, do mesmo."





Paulo Nascimento, vice-presidente da Azul Linhas Aéreas

“O primeiro conselho que eu daria é: tenha bastante capital para enfrentar períodos difíceis que podem vir. Segundo: seja muito criativo e ofereça um produto diferenciado para os seus clientes, mesmo que seja num nicho de mercado. E terceiro: é preciso ter muita dedicação para construir um projeto e atrair boas pessoas no seu time. Com isso, você vai ter sucesso.”


Fonte: g1.globo.com