domingo, 26 de junho de 2011

Como saber o que os clientes pensam da sua empresa?

Toda marca deve carregar um signo para ser lembrada pelo cliente.

* por Daniela Khauaja

Na área acadêmica, uma disciplina bastante importante é o estudo de signos, conhecido como semiótica. Apesar dos empreendedores não precisarem conhecer a fundo esse campo, é bom lembrar que toda marca é um signo, o que deixa clara a ligação entre marketing e semiótica.

Um dos pontos a serem analisados é como os clientes primeiro se deparam com seus produtos. Para isso, analise embalagens, rótulos, protótipos de produtos, logotipos, peças publicitárias da sua empresa. Pesquisas com clientes no ponto de venda e com os funcionários pode ajudar a desenvolver isso.

Depois, preste atenção à marca. Pode ser apenas um nome ou um desenho. Lembre-se que ela carrega muitos significados na cultura do consumidor e os profissionais de marketing buscam descobrir, criar, traduzir e transformar esse significado. Em um ambiente tão competitivo e no qual os produtos não conseguem mais diferenciarem-se por atributos funcionais, administrar de maneira consciente como os clientes enxergam a sua empresa é crucial para o sucesso.

Uma análise deste tipo pode ajudar na escolha das cores de uma embalagem, do formato de um produto, das palavras que formam um slogan, entre outras escolhas relacionadas aos elementos da marca que devem ser pensadas e discutidas com toda a equipe.

* Daniela Khauaja é especialista em marketing pela Western International University de Londres e coordenadora da área de marketing de pós-graduação da ESPM.

Fonte: Exame.abril.com.br

quinta-feira, 23 de junho de 2011

10 mascotes que ajudaram a popularizar as marcas.

Para se aproximar dos consumidores, empresas criam personagens que traduzem seus valores de forma amigável e simples.


Chester Cheetah

O mascote Chester Cheetah surgiu em 1986 como um guepardo antropomórfico e de personalidade "dissimulada", capaz de fazer loucuras para comer o salgadinho Cheetos, da Frito-Lay - no Brasil, o produto é comercializado pela Elma Chips.

Na década de 90, o personagem inspirou dois jogos de videogame criados pela empresa Kaneko: "Chester Cheetah: Too Cool to Fool" e "Chester Cheetah: Wild Wild Quest". A aparição do imprevisível guepardo nos games foi responsável por popularizá-lo - ele e o produto da Elma Chips - entre os consumidores brasileiros, que até então conheciam o salgadinho por meio dos ratinhos da Queijolândia. Em 1994, Chester Cheetah ganhou as embalagens do Cheetos.

Tony The Tiger

Tony The Tiger nasceu em 1952 para promover a marca de cereais Sucrilhos, da Kellogg's. O tigre foi escolhido em uma disputa que incluía, além dele, um elefante, um gnu e uma canguru chamada Katy.

Na década de 60, Tony passou por suas primeiras mudanças visuais, ganhando formas mais arredondadas e um traço mais marcante. Nessa época, o tigre protagonizou o anúncio "Você é um bom caçador de tigres?', premiado em 1964.

Em 1972, a marca Sucrilhos aumenta a família de Tony, que ganha uma esposa. Dois anos depois, no ano do tigre no horóscopo chinês, nasce Antoinette, primeira filha do casal.

Em 1983, uma nova mudança no visual do tigre deixa-o um pouco mais musculoso. O "descolado" mascote passa então a ser usado para incentivar a prática de esporte entre as crianças.

No início da década passada, Tony The Tiger foi considerado pela revista Advertising Age como um dos dez maiores personagens do século 20.


Ronald McDonald

Ronald McDonald apareceu pela primeira vez em 1963, nos restaurantes da rede McDonald's em Washington (EUA), mas foi só em 1967 que o palhaço tornou-se o porta-voz oficial da marca.

Quando surgiu, o mascote tinha um visual totalmente inspirado em produtos da própria rede: o chapéu era, na verdade, uma bandeja com um hambúrguer, um milk-shake e um saquinho de batata frita, o nariz tinha o formato de um copo da rede, e os sapatos se pareciam com pãezinhos. O nome Ronald surgiu de uma forma simples, quase por acaso, porque rimava com McDonald.

No Brasil, Ronald estreou em 1979, quando o primeiro restaurante da rede foi inaugurado no país, no Rio de Janeiro. Foi também o primeiro McDonald's da América Latina.

No mês passado, centenas de médicos americanos assinaram uma carta aberta em que pedem a "morte" do palhaço Ronald. O argumento do grupo é de que a rede de fast-food contribui para a obesidade infantil ao promover seus produtos entre as crianças.

A rede defendeu seu mascote: " Ronald é um embaixador a serviço do bem, que dá mensagens importantes às crianças sobre segurança, alfabetização e um estilo de vida ativo e equilibrado".

Bibendum ou Bib

O personagem Bibendum - ou Bib -, símbolo da Michelin, surgiu em 1898. A idealização do boneco começou involuntariamente anos antes, quando os irmãos Michelin observavam uma pilha de pneus de diferentes dimensões em seu estande, em uma exposição em Lyon. A aparência corpulenta formada pela pilha chamou a atenção de Edouard e André, que se lembrariam da imagem na hora de criar o mascote da marca.

Famoso no mundo todo, Bibendum pode ser visto em campanhas, adesivos, cartazes e até mesmo nos pneus produzidos pela Michelin. Em 2000, o mascote foi eleito pelo jornal The Financial Times e pela revista Report On Business como o melhor logotipo do mundo.

O nome Bibendum tem origem na frase latina "Nunc est bibendum" (Bebamos agora). Antes mesmo da criação do mascote, André Michelin costumava pronunciar a frase “O pneu bebe o obstáculo” como forma de defender as qualidades dos pneus de sua companhia.

Cofapinho

Cofapinho, o cãozinho da raça bassê personagem da marca Cofap, virou um dos principais ícones da publicidade brasileira em 1989. Foi quando a companhia de amortecedores lançou o mascote em suas campanhas como estratégia para aproximar-se do consumidor final.

Criada pela então W/Brasil, de Washington Olivetto, a campanha associou o "salsichinha", como a raça é conhecida no Brasil, ao slogan: "O melhor amigo do carro e do dono do carro".

Os comerciais mostravam o mascote usando um capacete em situações engraçadas, fazendo manobras ousadas sobre um carrinho e geralmente deixando cães de outras raças para trás em disputas.

Resultado: a marca ganhou confiabilidade e ainda tornou-se mais amigável aos olhos dos brasileiros.


Assolino

A Assolan não era lá muito conhecida até 2002, quando resolveu disputar agressivamente por uma fatia maior de mercado. O alvo foi a Bom Bril, líder absoluta na categoria de esponjas de aço. Foi nesse contexto que o mascote da marca foi criado: uma embalagem animada do produto, com olhos, pernas e muito rebolado. Nascia o Assolino.

Criado pela agência Africa, de Nizan Guanaes, o personagem virou "fenômeno" dançando músicas de artistas conhecidos no Brasil, como Calypso, Latino e Rouge. Devido ao enorme crescimento nas vendas alcançado com a estratégia, o slogan - antes somente "Assolan - o fenômeno" - foi modificado para: “Assolan: o fenômeno que não pára de crescer”.


Lequetreque

Lequetreque, o mascote da Sadia, foi criado em 1971, como parte da estratégia da empresa para popularizar seu frango defumado. O produto já vinha temperado e podia ir direto para o forno, reduzindo o tempo de preparo. Daí a ideia de se criar um personagem ágil, com capacete e óculos de motoqueiro.

A primeira peça publicitária para TV mostrava o franguinho - ainda sem nome - socorrendo uma dona de casa em apuros na hora de preparar o jantar.

Em 1985, o nome Lequetreque foi escolhido por meio de um concurso entre consumidores. Ao longo dos anos seguintes, o personagem foi ganhando ares mais modernos condizentes com cada época. Em 2007, o mascote teve sua mudança mais significativa: ganhou uma versão em três dimensões (3D). De cara nova, Lequetreque passou a ser chamado somente de Mascote Sadia, reforçando mais a marca.


Quik Bunny

O simpático coelho que promove a marca Nesquik foi criado em 1973, 25 anos após o lançamento do produto no mercado americano, que na época recebeu o nome de Nestlé Quik, vindo do inglês " quick" (rápido, veloz). No Brasil, Nesquik chegou em 1980.

No seu "nascimento", Quik Bunny usava um colar azul na forma da letra Q. Com o tempo, o coelho foi ganhando roupas e passou a vestir uma camiseta amarela com a letra N em azul. Em algumas situações, também aparece usando boné. Quik Bunny é um exemplo de mascote que marcou a infância de quem tem hoje por volta de 30 anos.


Bunny

O coelho, além de ser símbolo de longevidade e velocidade, também é sinônimo de discórdia para as marcas Duracell e Energizer: as duas optaram pelo uso do mascote em cor-de-rosa para comunicar aos consumidores que suas pilhas eram de longa duração.

Em disputa pelo personagem, a saída foi uma separação de mercados em que cada marca ganhou o direito de usá-lo em lugares específicos. Nos Estados Unidos, o personagem é usado pela Energizer, primeira a utilizar a imagem naquele país. Na Europa, quem se apresenta com "Bunny" - nome dado pela marca ao coelho de brinquedo - é a Duracell. E assim também acontece no Brasil. O coelhinho cor-de-rosa da Duracell foi criado em 1973; o da Energizer, em 1989.


Bocão Royal

Quem nasceu na década de 80 ou 90 vai se lembrar facilmente do jingle "Abra a boca, é Royal!", das gelatinas da marca. Veiculado pela primeira vez em 1988, o comercial ainda não contava com a ilustre presença do personagem Bocão.

O boneco vermelho em forma de gelatina entrou para a equipe da Royal no ano seguinte, em 1989, como estratégia da empresa para aumentar o consumo do produto entre as crianças, associando alimentação a diversão.

Fonte: Exame.abril.com.br





























 

Como Neymar ‘rouba’ a torcida dos times rivais para o Santos.

















Ídolo de crianças e adolescentes, craque ajuda o Peixe a conquistar novos torcedores e a aumentar os contratos de patrocínio do clube.

Neymar desempenha hoje um papel fundamental no plano da “multiplicação dos peixes” de seu time, o Santos. Alegre, carismático e dono de uma juventude desafiadora, o jogador conquista cada vez mais espaço entre os "pequenos" torcedores e ajuda a rejuvenescer as arquibancadas da Vila Belmiro.

Os pais de filhos pequenos estão desesperados, porque os filhos começaram a gostar tanto do Neymar que estão mudando de time, sem se deixar influenciar pela escolha dos pais”, afirma Amir Somoggi, diretor da área de consultoria esportiva da BDO. "Isso é uma mudança profunda", diz, para desgosto de progenitores fanáticos por outros clubes.

Neymar é um dos maiores exemplos da própria estratégia de crescimento do Santos. A imagem jovial e risonha do jogador dentro e fora dos campos ajuda no planejamento de marketing do clube de dois modos.

Primeiro, o craque contribui para aumentar o número de torcedores às vésperas do centenário, celebrado em 2012. Aliado a isso, o time alvinegro tem dado preferência para jogos no Pacaembu, em São Paulo, em detrimento de seu estádio na Vila Belmiro, em Santos. Ao decidir a Libertadores com o Peñarol no Pacaembu, por exemplo, o time conseguirá uma renda extra de cerca de 22.000 ingressos - a diferença de capacidade entre as duas arenas.

Drible na resistência

Nos contratos de patrocínio, o jogador também entra como peça-chave. Com capacidade para conversar com diferentes públicos, Neymar agrega valor à marca Santos e coloca o time em uma posição favorável para a captação de recursos.

Além de ter em campo um jogador convocado para a Seleção Brasileira - e portanto, com visibilidade mundial -, o Santos pode se tornar mais uma vez campeão da Libertadores, feito já alcançado por times como Grêmio, Internacional, São Paulo e Palmeiras, e almejado sem sucesso pelo Corinthians em seu ano de centenário, o que culminou na aposentadoria de Ronaldo, o maior destaque do clube.

Com quatro patrocinadores fixos – BMG, Seara, Netshoes e CSU CardSystem -, que garantem ao clube cerca de R$ 28 milhões, Bivik Jeans e Leroy Merlin também entraram com acordos pontuais para a reta final da Taça Libertadores.

Com o aproveitamento publicitário em ascensão, o time foi o que mais cresceu em faturamento, chegando aos 110 milhões de reais – um aumento de cerca de 65% de 2009 para 2010. Se, em 2009, o time acumulou um prejuízo de R$ 28,9 milhões, em 2010, deu a volta por cima: foram R$ 10 milhões de lucro. Sem dúvida, a habilidade de Neymar em driblar a resistência de torcedores de outros times - sobretudo as crianças - é uma arma que o Santos também coloca em campo.

Fonte: Exame.abril.com.br

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Danette une Maguila, Palmirinha, Sérgio Mallandro e Supla.














Em série de quatro filmes o comercial usa o bom humor para ressaltar o sabor do produto.

Com propriedade e elegância, o lutador Maguila ensina como usar os talheres e segurar o copo durante uma refeição. A situação inusitada é justamente o objetivo da campanha que marca a volta à mídia de Danette. A ideia, segundo a empresa, "é mostrar que existe algo ainda mais difícil do que fazer o ex-pugilista dar aula de etiqueta: resistir à Danette, a sobremesa cremosa da Danone".

Parte integrante de uma série de quatro filmes, assinados pela agência Young & Rubicam, o comercial usa o bom humor para ressaltar o sabor do produto. "Nós queremos lembrar as pessoas que Danette é uma deliciosa e irresistível opção de sobremesa de uma maneira divertida", afirma Cecilia Bottai, gerente de marketing da Danone.

No segundo filme da campanha, Sérgio Mallandro, com cara de sério, faz uma exposição sobre o Produto Interno Bruto (PIB). Já o terceiro, "Palmirinha", traz a apresentadora ensinando uma de suas receitas, quando de repente ela esquece o que vai falar, como sempre acontece nos seus programas. O locutor então pergunta: “Impossível a Palmirinha lembrar das coisas? Impossível mesmo é resistir à Danette”.

O último deles transforma o roqueiro Supla em astro sertanejo. Os quatro filmes já estão no ar, sendo que o plano de mídia contempla, inicialmente, emissoras de TV aberta em algumas cidades do Estado de São Paulo. A criação da campanha é de Carolina Markowicz e Bruno Bomediano, com direção de criação de Rui Branquinho, Mariangela Silvani e Jorge Iervolino.

Assista aos vídeos





Fonte: exame.abril.com.br



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Magazine Luiza compra lojas do Baú da Felicidade por R$ 83 milhões.













O Magazine Luiza anunciou nesta segunda-feira um acordo para a compra de 121 lojas da rede Baú da Felicidade, do grupo Sílvio Santos, por R$ 83 milhões. O valor será pago na data de fechamento da transação, em 31 de julho.

A maioria das unidades está no Paraná (80). Outras 40 estão em São Paulo e uma delas fica em Minas Gerais.

Às 10h20, as ações ordinárias do Magazine Luiza registravam alta de 1,86% na Bolsa de Valores de São Paulo, sendo negociadas a R$ 17,47. O volume de negócios estava em torno de R$ 656 mil.

De acordo com o comunicado ao mercado emitido pelo Magazine Luiza, "a aquisição reforça a estratégia de consolidação da presença nos mercados de atuação, com destaque para o fortalecimento das operações no Paraná e na região metropolitana de São Paulo". As lojas, completa a nota, "estão localizadas em pontos comerciais estratégicos, com foco na classe C, mesmo público-alvo das lojas do Magazine Luiza".

Com a compra, a empresa aumenta a área total de vendas em mais 46 mil metros quadrados, tamanho equivalente a cerca de 11% da área de vendas atual. Parte das lojas adquiridas deverá ser convertida em lojas virtuais (apenas com computadores e vendedores, sem produtos), reforçando a estratégia da empresa de investimento nesse canal.

O comunicado destaca ainda que, principalmente na região metropolitana de São Paulo, o Magazine Luiza aumentará a presença com 10 lojas "estrategicamente localizadas em bairros da capital, como Santo Amaro, Lapa e São Miguel Paulista, e nas cidades de Guarulhos, São Bernardo do Campo, Osasco e Santo André".

Todas as lojas adquiridas estão no mesmo raio de atuação da empresa, o que vai permitir no médio prazo ganhos de escala com o compartilhamento das despesas de propaganda e logística, ressalta a nota. Devido à sobreposição de algumas unidades em cidades que não precisam de lojas adicionais, a empresa informa que poderá "juntar, fechar, alienar ou transferir alguns dos pontos comerciais do Baú".

Reestruturação 

O grupo Sílvio Santos decidiu se reestruturar para amenizar os impactos da venda do banco PanAmericano para o BTG Pactual após a descoberta de uma fraude contábil, que gerou rombo bilionário na instituição.

Nos próximos cinco anos, a rede irá concentrar seus negócios em três pilares: consumo, com a Jequiti Cosméticos; comunicação, com o SBT; e capitalização, com a Tele Sena. "Éramos um grupo muito pulverizado e resolvemos focar naquilo que é o grande conhecimento do grupo", disse Lásaro do Carmo Jr., vice-presidente do grupo, à Folha em entrevista no final do mês passado.

Outras empresas, como a seguradora Panseg, a construtora Sisan e os hotéis Jequitimar, permanecem no grupo, mas sem grandes investimentos. Segundo afirmação do executivo na ocasião, o grupo decidiu vender o Baú, conhecido pela venda de carnês para compra de produtos, devido à concorrência. "Para competir nesse mercado, você tem de ser um Walmart, um Pão de Açúcar."


Fonte: www1.folha.uol.com.br



Para celebrar o Dia dos Namorados, o poema: Carta de Amor















Neste momento, os seguidores do Marketing & Idéias devem estar se perguntando: "Mas o que tem a ver marketing com poesia ?" Eu respondo: Neste momento tem tudo a ver, pois além de ser uma forma de prestarmos uma homenagem aos nossos seguidores, (embora um pouco atrasada é verdade) ao Dia dos Namorados, é também uma forma de incentivar a cultura e ao dom da poesia ao autor desta obra, que por acaso é meu amigo e parceiro de formação profissional e ex-colega de faculdade o mercadólogo Felipe Feuza, o que demonstra toda a sua veia artística e comprova que marketing e sensibilidade caminham lado a lado.          - Valeu Felipe -
    

Carta de amor


Não mais procurei desatino noutrem

Não mais procurei em desfazer de mim

Não mais procurei atenção onde não tem

Não mais procurei gratidão como o assim

Não mais passei horas e horas em devaneio

Não mais procurei alegrias a não ser esta

Não mais perdi minha fina modéstia

Não mais confundi paixão com anseio

Não mais perdi o canto dos passarinhos

Não mais passei momentos de tristeza

Não mais fiquei tempos longos sem carinhos

Não mais perdi, e sim ganhei mais destreza

Não mais penso noutrem com mal algum

Não mais tenho um sentimento fortuito

Não mais pareço o ser simples inútil

Não mais pertenço ao nada e nem ao nenhum

Não mais perdi minha amena inspiração

Não mais perdi a vontade louca de viver

Não mais perdi a eloqüência da emoção

Não mais perdi nada, não mais perdi o amanhecer...

Nesta carta ponho meu sentimento aqui,

Pena que palavras são áridas e não refletem o mesmo

Tanto de amor que sinto ao falar de ti

Porém, estas aqui não serão jogadas a esmo.

Não mais penso em amar outro alguém

Igual ao que pensava nos tempos passados

É simples, tenho no coração você meu bem

Que casados ou não, seremos eternos namorados.


Eu te amo!

Feliz dia dos namorados!!!!!


Felipe Feuza

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>


Aos meus amigos próximos e distantes, enamorados

ou solitários, amantes ou amados,


FELIZ DIA DOS NAMORADOS!!!


Um grande abraço! Felipe Feuza


<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<





domingo, 12 de junho de 2011

Filme "Eduardo & Mônica" criado para o comercial da Vivo gera polêmica na internet.

Recentemente a Vivo lançou um comercial criado pela agência Africa, com produção da O2 Filmes, para o Dia dos Namorados e que está fazendo sucesso na internet, usando como tema a música do Legião Urbana "Eduardo & Mônica"

Todos viram o filme correto? Mas a grande polêmica criada em cima deste vídeo, é o fato de que ele é praticamente igual a de um antigo comercial da operadora de telefonia móvel ATL, lançado em 2002.

A marca da operadora de telefonia celular ATL (Algar Telecom Leste) que atuou no Rio de Janeiro e Espírito Santo teve filme semelhante e com a mesma música, e por este motivo está gerando polêmicas e discussões nas redes sociais do país.

A ATL foi adquirida em 2004 pela Claro e o filme, segundo apurações do propmark, foi criado pela então Salles D’Arcy (hoje Publicis). O roteiro mostra cenas de uma casal interagindo em festas e ambientes públicos, sempre com a intenção de divulgar o serviço de telefonia celular.

Assistam abaixo o primeiro comercial lançado pela ATL em 2002, e em seguida o comercial da Vivo lançado em 2011, e tirem suas próprias conclusões !



segunda-feira, 6 de junho de 2011

Trabalho de Conclusão de Curso aprovado !

















Faculdade concluída e finalmente podemos dizer com orgulho: Somos Gestores de Marketing ! Certo ? Certo, porém fica aí uma dica pra quem ainda não concluiu a faculdade e está em fase de se preparar para a sua tão esperada conclusão de curso.

Atenção no decorrer das aulas, sim pois seu TCC começa à partir do seu primeiro dia de faculdade, pois todas as lições que você obtiver dentro de sala de aula e durante suas pesquisas acadêmicas, servirão para o seu TCC, e lhe servirá de bagagem. Procure levar a sério (não tente empurrar com a barriga), pois além de ser um grande aprendizado pra você, é um momento especial e único onde você terá a oportunidade de pesquisar um tema escolhido por você e que irá defender no dia da sua apresentação.

Procure ler e se informar com assuntos ligados ao seu tema. Leia livros, revistas, artigos, monografias que tenham a ver com o tema, e principalmente mantenha-se antenado no que está acontecendo no dia a dia, pois até o momento em que você encerrar o seu trabalho, outros tópicos mais atuais poderão ser adicionados ao seu TCC.

Outra dica que julgo importante é, depois de pronto leia e releia seu trabalho antes de apresentar, pois é quando estamos de cabeça fria é que conseguimos visualizar melhor nossos erros (passei muito por isso).

Não desgrude de seu orientador pois ele lhe dará todo apoio necessário as normas da ABNT e a coerência da sua defesa.

E pra finalisar e o mais importante: LEVE A SÉRIO, pois o seu Trabalho de Conclusão de Curso é o seu CARTÃO DE VISITAS. Não tente enrolar e fazer só por fazer pois além de você acumular conhecimento, principalmente no tema que você escolher, é O SEU NOME que estará ali na capa do trabalho.

Dica de quem já viveu esta fase. É cansativo, é demorado, MAS VALE A PENA !

Bem, dicas à parte segue abaixo um breve resumo de nossa monografia onde procuramos eu e meus amigos e parceiros de faculdade Luiz Antônio e Pedro Felipe, defender nosso TCC com o tema : EMBALAGENS DE IOGURTE COMO FATOR DE DECISÃO NA HORA DA COMPRA DO PRODUTO.

Para quem se interessar no assunto, disponibilizo o link http://www.megaupload.com/?d=XQPEVVRH para quem quiser baixar nossa monografia, onde abordamos temas como: história da embalagem, história da embalagem no Brasil, psicologia aplicada ao marketing, design de embalagens, cores, valores agregados nas embalagens de iogurte, artes nas embalagens de iogurte, ações ecológicas, e reciclagem como fator de decisão na hora da compra do produto.

Este trabalho pretende ser também uma fonte de consulta e de informação, e que transporte o leitor, seja ele profissional de marketing, acadêmico, ou simplesmente um interessado no assunto, a um mundo extremamente interessante no que se refere a marketing e embalagens de iogurtes, contribuindo assim em suas pesquisas.

Luiz Fernando Madalozo

Dia 5 de junho - Dia do Meio Ambiente


No dia do meio ambiente o Marketing & Idéias, presta uma homegaem a WWF e ao Greenpeace, estas duas organizações não governamentais que protegem, defendem e até compram brigas com governantes e grandes corporações em defesa de nosso planeta, nossa fauna, nossa flora, e consequentemente em nossa defesa.

Como forma de homenagear publicamos algumas peças publicitárias destas duas ONGS, já veiculadas no Brasil e em alguns países, onde tentam através destas campanhas chamar a atenção das autoridades e da população em geral.

Confiram a seguir estas verdadeiras obras primas da criação publicitária.



O WWF é uma organização não-governamental dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações.












O Greenpeace definiu como escopo de seu trabalho em favor do ambiente os seguintes temas: florestas, clima, energia, oceanos, agricultura sustentável (transgênicos), tóxicos e desarmamento/promoção da paz.

A partir de objetivos e estratégias determinados, esses temas transformam-se no que chamamos “campanhas” – um trabalho de investigação, exposição e confronto a partir das demandas da organização em cada país onde ela atua.







Fonte: WWF / Greenpeace




sábado, 4 de junho de 2011

Pão de Açúcar cria metas para operação sustentável.


Marca divulgará “Compromisso com a Natureza” no Dia Mundial do Meio Ambiente.

O Pão de Açúcar lança no próximo dia 5 de junho, Dia do Meio Ambiente, o documento “Compromisso com a Natureza”. A rede realizou um estudo que elencou as ações de maior impacto para promover a operação sustentável em suas lojas. O projeto é baseado no conceito dos 3R que compreende a redução, a reutilização e a reciclagem dos materiais dos pontos de venda. As iniciativas envolvem ações como a eliminação de sacolas plásticas em todo Brasil, gestão de resíduos com a reciclagem, a expansão da linha de produtos orgânicos e o controle da emissão de CO2.

A rede já conta com duas lojas Verdes em operação, ambas no estado de São Paulo. Os pontos de venda eliminaram a distribuição gratuita de sacolas plásticas, ação que deve atingir as demais unidades até junho de 2012. Além deste, outro projeto já em atividade é o Programa Descarte Correto de Alimentos, em parceria com a Eurofarma, que incentiva os consumidores a realizar o descarte correto de remédios. Já o Programa Alô Recicle, em parceria com a Nokia, estimula os clientes a darem celulares, baterias e acessórios para a correta eliminação.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

Laselva contrata funcionários da terceira idade.










Empresa cria Projeto Melhor Idade para investir no relacionamento com o cliente.

A Laselva implantou em seus cafés o Projeto Melhor Idade Laselva Café (MILC). A iniciativa tem o objetivo de inserir pessoas da terceira idade no mercado de trabalho. A rede de livrarias acredita que este perfil de funcionário pode dar um atendimento diferenciado e ampliar o relacionamento com o cliente.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br



 




quinta-feira, 2 de junho de 2011

A neurociência em pesquisas de comportamento de consumo.



















A utilização de ferramentas neurocientíficas em pesquisas de comportamento de consumo vem sendo adotada pelas principais corporações ao redor do mundo.

Por Billy E. M. Nascimento*

A utilização de ferramentas neurocientíficas em pesquisas de comportamento de consumo vem sendo adotada pelas principais corporações ao redor do mundo. Diversas empresas nos Estados Unidos, Europa e na região da Ásia-Pacífico oferecem serviços que utilizam algum tipo de avaliação neurofisiológica que promete revolucionar a pesquisa de marketing. Utilizando eletrodos, fios, géis ou mesmo máquinas que custam 3 milhões de dólares, estas empresas coletam informações preciosas sobre a atividade cerebral e corporal de consumidores quando são expostos a propaganda, produtos ou embalagens.

O aumento exponencial do número de empresas que oferecem estas diversas técnicas de pesquisa neurocientíficas levou a Advertising Research Foundation a elaborar uma iniciativa batizada como NeuroStandards Collaboration Project. O projeto tem como objetivo estabelecer normas que possam ajudar as empresas interessadas, anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação, a compreenderem como o neuromarketing pode auxiliá-los na elaboração de pesquisas de marketing mais efetivas.

A iniciativa conta com a colaboração de oito empresas de neuromarketing que utilizam abordagens neuro e biométricas como a eletroencefalografia (EEG), o EEG quantitativo, a eletromiografia facial, o imageamento por ressonância magnética funcional, medidas da atividade cardíaca, e da sudorese da pele. Em três diferentes continentes, homens e mulheres entre 18 e 49 estão sendo expostos a oito diferentes propagandas desenvolvidas pelos anunciantes patrocinadores American Express, Campbell Soup, Chase, Clorox, Colgate-Palmolive, General Motors, Hershey’s e MillerCoors. O estudo está também sendo patrocinado pelos veículos ESPN, MTV, NBC e Turner Broadcasting e conduzido pelas empresas Innerscope, Mindlab International, MSW/LAB, NeuroCompass, Neuro Insight, Neurosense/decode, Sands Research e Sensory Logic.

Alguns insights preliminares já foram veiculados, indicando que a análise de vídeos, por exemplo, que naturalmente contêm imagens que mudam de maneira rápida, palavras e música geram respostas complexas que tornam difícil isolar os elementos que causam reações específicas. Imagens diferentes podem gerar tempos de resposta diferentes dependendo de sua categoria emocional; aquelas mais ameaçadoras, como uma foto de uma cobra são processadas mais velozmente do que imagens positivas como uma paisagem bonita. As análises cerebrais também podem representar uma reação de antecipação a uma determinada imagem, em contraposição a uma reação a uma imagem apresentada naquele instante. Outra conclusão preliminar é que mensurar “atenção” é menos complexo que mensurar emoções específicas ou intenção de compra.

Estes insights demonstram a vantagem na realização de um estudo como este, a possibilidade de criação de melhores práticas para consumidores e vendedores desta nova indústria neurotecnológica que será cada vez mais utilizada para a compreensão dos comportamentos de compra. A idéia do projeto não é, entretanto, ser um fim em si mesmo. A idéia da ARF é criar um fórum permanente de debates sobre a utilização de neurociência aplicada ao marketing e comunicação.

* Billy E. M. Nascimento é formado em biomedicina pela UFRJ, doutorando em Fisiologia pela UFRJ e fundador da Forebrain, empresa de pesquisa em Neuromarketing

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

Consumidores definem slogan do Bob´s.

Rede anuncia estratégia de comunicação e ofertas baseadas em pesquisas com consumidores.

A rede Bob´s anunciou nesta quarta-feira (1) a nova campanha com o slogan: “Bob´s não dá para controlar”, que foi definido após uma série de pesquisas feitas com os clientes da rede.

Produzida pela NBS, a estratégia de comunicação conta com um filme intitulado “Cachorro”, que além de trazer o novo slogan, lança uma oferta por tempo limitado, onde o cliente compra um trio Bob´s Picanha e ganha um sundae.

Assista o comercial:


Ficha técnica:

Direção de criação: André Lima, Pedro Feyer e Marcello Noronha
Criação: Renato Jardim
Atendimento: Antonino Brandão, Aline Pimenta, Rafaela Lua, Suzana Graciosa e Igor Binder.
RTVC: Andrea Metzker, Paula Alimonda, Rodolpho Donato e Ana Beatriz Galeão.
Direção de fotografia: Pedro Cardillo
Produtora: Sentimental Filme
Aprovação pelo cliente: Marcello Farrel, Carlos Eduardo Pollhuber, Thais Fernandese Joana Grottera

Fonte: www.propmark.com.br


Pessoalmente acho este comercial genial e com um grande senso de humor. Nota 10 !

Luiz Fernando Madalozo

Ação incentiva e orienta sobre consumo de produtos orgânicos.







Ministério da Agricultura promove palestras e degustações por todo o Brasil.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento lançou no último domingo, dia 29, a Semana dos Alimentos Orgânicos, com o tema “Produtos Orgânicos – Ficou mais fácil identificar”. Até o dia 5, todos os estados brasileiros contarão com uma programação especial, que inclui palestras, degustações de alimentos e distribuição de material explicativo. A iniciativa pretende orientar e conscientizar os consumidores sobre as novas formas de identificação dos produtos orgânicos nos pontos de venda e conta ainda com o site Prefira Orgânicos.

O selo que identifica os produtos orgânicos é concedido por Organismos de Avaliação da Conformidade (OAC), credenciados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Os OAC verificam se as normas de produção, preparo, transporte e ponto de venda estão sendo cumpridas. Para o agricultor familiar, o produto orgânico é reconhecido por meio da relação de confiança entre o consumidor e o produtor. Neste caso, o profissional se cadastra nas Superintendências Federais de Agricultura (SFAs) e recebe uma declaração de que é oficialmente reconhecido como agricultor orgânico. O documento deve ficar exposto no local de venda.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

quarta-feira, 1 de junho de 2011

A estratégia por trás da cerveja que enganou o Pânico na TV!

Campanha de marketing da Proibida, cerveja que chega em junho ao mercado, foi protagonizado pelas "tchecas" Dominika e Michaela.

Duas belas mulheres atraem atenção em qualquer lugar que estejam. Se forem descoladas, simpáticas e tchecas, aí concentram mais holofotes ainda. Acrescente a isso a vontade delas de conhecer o Brasil e o fato de terem criado um blog dizendo que amam o país. Dá até pra fazer um roteiro sobre esta história. Foi isso que o Pânico na TV! pensou e pôs em prática, mesmo sem saber que Dominika e Michaela "eram de mentirinha": apenas protagonizavam uma inusitada estratégia de mídia.

Há meses, as tchecas estreitam, via rede sociais, as relações com brasileiros e alimentam o blog We Luv Brazil. Ao conhecerem Sabrina Sato, ganharam um reality show que as acompanhou por Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza e Salvador.

Mas o último episódio da série, previsto para ir ao ar domingo (15/5) revelaria uma surpresa: o programa que se gaba de tirar sarro dos entrevistados, deu-se conta de que caíra numa pegadinha e enfrentara uma saia justa.

Dominika e Michaela estavam lá para lançar a cerveja “Proibida”, marca que chega ao Brasil pelas mãos da CBBP - Companhia Brasileira de Bebidas Premium. O problema é que a rival Skol é patrocinadora do programa.

Jader Rosseto, responsável pela criação e direção da campanha que durou cinco meses e foi filmada simultaneamente em Londres e no Brasil, garante a originalidade e diz que nada assim foi visto antes. Dono de dezenas de Leões em Cannes, o ex-VP da Fischer Fala!, volta à cena anos depois de ter plantado o insinuante namoro do famoso Baixinho da Kaiser e a modelo Karina Bacchi. À época, a mistura entre propaganda e conteúdo rendeu burburinho. Agora, não foi diferente.

Fonte: Exame.abril.com.br

Assista ao vídeo da "revelação" e da apresentação da cerveja Proibida.
Crédito: Divulgação