quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vamos praticar o marketing social ? Ser Diferente é Normal.

Menina Diferente: esse é o título do novo filme do Instituto MetaSocial criado pela Giovanni+Draftfcb.

Essa é a sexta campanha desenvolvida pela agência para a ONG que dá orientação aos pais de filhos com síndrome de Down.

No filme, Paula Werneck, atriz que já protagonizou outras campanhas do MetaSocial, está em casa e declara ser uma menina diferente. A suposição leva a crer que essa "diferença" seria por outros motivos até que ela declara que é por gostar de tocar bateria.

Nota 10 para a agência e para o Instituto, e na minha modesta opinião é com certeza o melhor comercial do ano, e quem quiser conferir o site para rever outras campanhas, o endereço é www.metasocial.org.br/

Abaixo o novo filme, com o tema: "Ser diferente é normal".



Fonte: www.metasocial.org. / Giovanni+Draftfcb




quarta-feira, 20 de abril de 2011

Crowdsourcing: A Sabedoria das Multidões.


A necessidade do ser humano de buscar algo novo é observada ao longo da história.

* Sandra Turchi

A necessidade do ser humano de buscar algo novo é observada ao longo da história. E quando falamos do mundo corporativo então isso se torna, muitas vezes, uma questão de vida ou morte. Com o advento da internet muitas coisas têm mudado e a forma de buscar inovação é uma delas. Talvez seja apenas mais um modismo, porém o fato é que muitas companhias já estão utilizando esse novo caminho colaborativo, ou o crowdsourcing que, segundo a Wikipedia, significa utilizar a inteligência e os conhecimentos coletivos, e voluntários, para resolver problemas, criar conteúdo ou desenvolver novas tecnologias. É também chamado de "open innovation"

Mas como isso funciona? Muitas vezes a empresa consulta a "nuvem", onde anuncia seu problema e estabelece um preço. Nesse caso, os participantes propõem soluções e a empresa seleciona a melhor. As propostas podem vir de profissionais ou não. Embora isso seja bem difundido nos EUA, no Brasil ainda é pouco utilizado. Há diversos exemplos de produtos obtidos através do crowdsourcing, como os sistemas operacionais Linux e Android, do Google, que foram criados por voluntários ao redor do mundo, o que demonstra que muitos internautas podem fornecer informações mais precisas do que peritos individuais, ou seja, por trás disso está a ideia de que muitas cabeças pensam melhor que uma. O maior exemplo desse conceito é a própria biblioteca virtual Wikipedia que é tão precisa nas suas definições como uma enciclopédia tradicional. Outro caso que demonstra claramente como isso funciona são as comunidades voltadas à criação de aplicativos para aparelhos móveis, como para IPhone e Ipad.

Isso é bem utilizado no mundo da tecnologia, como descrito acima, mas não apenas nesses casos. Na moda essa tendência tem se ampliado, como nos exemplos da Nike e Ked's, em que os internautas criam seus próprios modelos. E o mais interessante não é a venda desses itens pelas companhias e sim a repercussão gerada nas redes sociais, quando essas pessoas postam as respectivas criações em suas próprias páginas.

Um dos maiores casos de sucesso no Brasil foi a criação do carro ‘Fiat Mio', lançado no último salão do automóvel em 2010 em São Paulo. Esse projeto obteve mais de 10,6 mil ideias enviadas e mais de 17 mil participantes. O Zoopa é um exemplo ligado à publicidade e usado por marcas como Microsoft, Sony, Google e Nike, no qual empresas publicam seus briefings e publicitários apresentam peças e campanhas criativas, sendo que as melhores são premiadas.

Vale ressaltar a experiência de um portal holandês, chamado "Battle of concepts", cujo representante no Brasil é a empresa Terraforum. Nesse espaço, desafios são propostos a estudantes e o foco é a busca de novas soluções, produtos ou processos mais eficientes. As empresas oferecem 15 mil reais em prêmios, distribuídos para as melhores ideias. Em um ano, doze empresas lançaram batalhas, entre elas Philips, Ambev, Natura e Tecnisa. Falando em Tecnisa, sua experiência foi tão positiva - nos últimos dois anos, mais de dez processos foram remodelados - que a empresa decidiu lançar seu próprio portal de inovação em 2010, o ‘Tecnisa Ideias', sendo que o seu principal interesse é se aproximar de grandes talentos.

Como a própria história nos mostra, a busca pela inovação não tem caminhos precisos, exatos. Ela deve ser vista, muito mais, como algo sem regras definidas, sem verdades absolutas e sem pré-conceitos estabelecidos. Isso me lembra muito como os antigos navegadores se lançavam ao mar em busca de novas terras.

Como dizia Fernando Pessoa: "Navegar é preciso, viver não é preciso".

* Sandra Turchi - Superintendente de Marketing na Associação Comercial de São Paulo.

Fonte: www.cidademarketing.com.br


























segunda-feira, 18 de abril de 2011

Pesquisa - Curitiba lidera 'ranking' de consumo de chocolate do país, diz Ibope.


73% da população da cidade consumem o produto.Entre as mulheres, 71% consomem chocolate; entre homens, são 61%.

Os moradores de Curitiba, capital paranaense, são os maiores consumidores de chocolate do país, segundo pesquisa do Ibope Mídia divulgada nesta segunda-feira (18). De acordo com o levantamento, 73% dos curitibanos consumiram o produto nos sete dias anteriores à pesquisa.

Em São Paulo, a parcela de consumidores ficou em 71%, tanto na capital quanto no interior (exceto Campinas). Em Recife, a fatia de consumidores foi um pouco menor, de 70%, seguida por Salvador, com 69%. O Rio de Janeiro é a capital onde os consumidores se interessam menos pelo produto – 63%.

O levantamento também mostrou que 71% das mulheres consumiram chocolate no período pesquisado, contra 61% dos homens.

Por idade, os brasileiros entre 12 e 19 anos se mostraram os mais “fanáticos” pelo produto, com 77% deles tendo consumido chocolate nos sete dias anteriores à pesquisa. Já a menor porcentagem de consumo, de 53%, foi verificada entre as pessoas de 55 a 64 anos.

A pesquisa ouviu 18.884 pessoas entre agosto de 2009 e julho de 2010 nas regiões metropolitanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Brasília, além do interior de São Paulo e das regiões sul e sudeste.

Fonte: g1.globo.com

sábado, 16 de abril de 2011

1º Marketing em Debate


Local : Teatro Valdemar de Oliveira, bem pertinho da Faculdade IBGM, no dia 27 de abril das 19:00 às 21:30 horas.

O participante receberá um Certificado Digital recorrentes a 6 horas de Atividades Complementares.

Inscrições na Loja IBGM SHOP

Investimento: R$ 20,00

ATENÇÃO:  VAGAS LIMITADAS

Fonte: Faculdade IBGM


Curso de Marketing - "Inovações em Marketing"


Para os acadêmicos, profissionais da àrea e apaixonados por propaganda e marketing, vai aí uma dica:

Na próxima segunda-feira dia 18/04  iniciará  o curso de marketing, "Inovações em Marketing", ministrado pelos professores Dodi Fontes - Mestrando em Gestão de Negócios e Professor da Facottur/Faculdade Bairro Novo e Consultor em Marketing e RH, e Flávio Fontes - Especialista em Marketing e Analista de Marketing da Celpe.

Período

Segunda à sexta -  Das 19:00 às 22:00 horas (total duas semanas e dois dias)

Local

Neo Multi Cursos

Inscrições pelo fone (81) 3011.3009

Investimento

R$ 150,00 à vista ou R$ 180,00 em 2 x

O curso terá ainda, um certificado de 40 horas para abater da carga horária complementar de cursos.

Inscrições limitadas para 30 alunos.


quarta-feira, 13 de abril de 2011

O diferencial está no design.

Sabemos que a maior parte da decisão de compra acontece no ponto de venda. E essa é a hora mais importante em todo o processo. Por isso, é necessário avaliar alguns aspectos sobre a embalagem dos seus produtos.

* Eduardo Przybylski

Em datas especiais é comum vermos centenas de produtos em embalagens extremamente elaboradas e bem feitas. Tudo para valorizar o produto, aumentando seu valor agregado e possibilitando um destaque maior no ponto de venda. Logicamente, aumentando cada vez mais a percepção do consumidor.

Com o crescimento econômico do país, é possível observar um aumento significativo das empresas que investem mais nesse setor. Segundo a ABRE (Associação Brasileira de Embalagens), o setor cresceu 10% em 2010. Isso é uma clara demonstração de que as empresas descobriram que para ganhar o consumidor, não adianta somente um produto de qualidade, mas também é necessário investir em boas embalagens.

Sabemos que a maior parte da decisão de compra acontece no ponto de venda. E essa é a hora mais importante em todo o processo. Por isso, é necessário avaliar alguns aspectos sobre a embalagem dos seus produtos:

A marca - Deve estar sempre em destaque, identificando qual é o produto e a quem pertence. Dessa forma, o consumidor assimila todas as informações contidas na embalagem com a marca do produto.

Avalie formatos - Eles podem ser decisivos para a decisão da compra. Embalagens bem pensadas, possibilitam melhor acondicionamento em armários e também tem fácil manuseio;

Cores - Elas devem estar dentro do conceito do produto. Higiene e limpeza devem sempre buscar tons claros, sóbrios que remetam a sua função. Alimentos devem despertar a fome utilizando combinação de cores quentes.

Materiais - Embalagens recicláveis e que agridam menos o meio ambiente tendem a levar vantagem. Como o apelo ecológico ganha força a cada dia, é importante desenvolver também produtos dentro desta nova tendência.

No mundo atual, de alta competitividade entre as empresas, qualquer fator que determine um diferencial deve ser avaliado com muita atenção. Fabricar um produto e fazer com que ele chegue à mesa do consumidor é um processo dominado pelas empresas.

Portanto o diferencial está na "cara" que seu produto tem e como ele se apresenta para seus clientes. O design é uma peça fundamental dentro da estratégia de venda e que precisa sempre ser levada em consideração, pois é ele que tem a capacidade de fazer com que um produto bem feito se mostre de forma correta para o mercado.

* Eduardo Przybylski - é Designer de Informação da dBrain, agência especializada em marketing de canais.

Fonte: www.administradores.com.br



terça-feira, 12 de abril de 2011

Itaú lança Rádio Rock in Rio.

Itaú lança Rádio Itaú Rock in Rio

Canal online traz músicas de bandas que participaram de todas as edições do evento.


O Itaú lança a Rádio Itaú Rock in Rio. O canal exclusivo para a internet conta com as músicas das atrações que participarão do festival este ano e das bandas que realizaram shows nas edições passadas. A rádio tem listas organizadas por gênero musical – rock, pop, heavy e Brasil –, além de uma ferramenta para que os internautas criem listas personalizadas e compartilhem nas redes sociais.

A iniciativa faz parte da plataforma de ações do Itaú como patrocinador master do evento. O banco também promove venda antecipada de ingressos com desconto de 15% para os portadores dos cartões Itaucard, Personnalité e Itaú Uniclass.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br


domingo, 10 de abril de 2011

Recife sediará o 1º Simpósio de Mídias Sociais.



Uma conversa sobre Redes Sociais e Marketing Digital com quem realamente entende do assunto, este será o propósito do 1º Simpósio de Mídias Sociais, que acontecerá no próximo dia 28 de abril, a partir das 19h, no Auditório Tabocas, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda. A ação é realizada pelo Instituto Capacitar e terá como pauta, as ferramentas de comunicação online e a produção de conteúdos de forma descentralizada e sem o controle editorial de grandes grupos. As inscrições custam R$ 50,00 e podem ser feitas pelo endereço capacitar2014.blogspot.com.

O propósito do encontro é gerar um bate papo entre os participantes. Para isso, foram convidados alguns profissionais que trabalham diretamente com as ferramentas online. Entre eles, o jornalista Gustavo Belarmino (editor do Portal NE10), Cecília Lima (uma das criadoras do Closet Online, primeiro site de moda a falar jornalisticamente sobre o tema), Bruno Encarnação (graduado em Ciência da Computação e Mestre em Engenharia de Software pela UFPE) e a blogueira Camila Coutinho (editora do blog Garotas Estúpidas, com mais de 465mil acessos por mês).


Serviço

1º Simpósio de Mídias Sociais

Local: Auditório Tabocas, Centro de Convenções de Pernambuco – Olinda

Dia 28 de abril, a partir das 19h

Inscrições: R$ 50,00 e podem ser feitas pelo endereço http://capacitar2014.blogspot.com/

Outras informações: (81) 3221-6163 / 3222-1876

Minha amiga e blogueira Isis manda um recado a todos os meus seguidores e interessados no evento:

Queridos amigos, mais um evento... pois lembrem-se informação leva a inspiração, e que tal um simpósio sobre Mídias Sociais. Teremos entre outros a Camila Coutinho do Garotas Estupidas, pernambucana da gema. A Isis Dondocas, estára lá twitando tudo em tempo real. O investimento será de R$ 50,00, e o dia, 28/04. Aguardo vocês lá e sigam o twitter: @isisdondocas. e se der visitem o blog: www.isisdondocas.blogspot.com

PS. O evento será no mesmo teatro onde teve o MODA MUIS FASHION, organizado pelo professor Dodi Fontes, da Faculdade Bairro Novo/Facottur.

Isis Jaqueline.
 
Fontes: Isis Jaqueline / capacitar2014.blogspot.com






Pare de apagar incêndios e inove !

Vicente Falconi chama atenção para o olhar estratégico.

* Bruno Mello

É cada vez mais comum ouvir que ser profissional de Marketing hoje em dia não é das tarefas mais fáceis. Pelo contrário. Foi-se o tempo quando havia o glamour de que era uma atividade em que a vida era boa. O mundo está muito mais complexo. A economia, os mercados, o mundo, as pessoas mudaram e continuam mudando de tal forma que o que você fez hoje de manhã ao acordar talvez já não tenha mais serventia quando for dormir.

Com isso, estamos vivendo em um cenário com poucas referências. Isso acontece por dois motivos que ficaram claros para mim quando o professor Vicente Falconi afirmou, nesta semana, durante o Fórum HSM de Gestão, que as pessoas não analisam mais nada do que fazem, não avaliam e reavaliam suas atividades e metas e, para piorar, ficam apagando incêndios do dia a dia e deixam de pensar no futuro da empresa.

O primeiro problema é clássico. É como aquela frase que não se sabe qual dos 50% da verba de publicidade está sendo jogada no lixo. Há uma cultura entre muitos profissionais de Marketing de não analisar nada. E, por isso, o departamento perde cada vez mais credibilidade, quando deveria ganhar ainda mais importância. Além de planejar bem, é preciso entender o que deu certo e errado e o porquê.

A cultura vigente há décadas é a de repetição e de surfar nas ondas do momento. Investindo em projetos e em formatos de comunicação tradicionais cujo resultado é sempre o mesmo. Não se inova. E aqui, mais uma vez, um dos maiores especialistas em gestão do Brasil nos ensina. “Quem nunca errou é porque não está tentando fazer nada de diferente”, disse Falconi. Mas para inovar é preciso que a empresa esteja funcionando como um relógio.

O operacional tem que funcionar como a nossa circulação sanguínea. Ou seja, não pode haver problemas em produtos e falhas em serviços como somos brindados todos os dias pelas companhias. “A rotina das empresas não está bem estabelecida”, analisou Falconi durante o Fórum HSM. “É muito difícil ter melhorias expressivas se você não tiver uma operação excepcional. Se não mudar a operação, o resultado não muda”, aponta.

* Bruno Mello, Editor Executivo do Mundo do Marketing.

Fonte: www.mundodomarketing.com.br

sábado, 9 de abril de 2011

Experiência de marca embalada pela música.



Marcas capricham na escolha das trilhas sonoras e levam emoção e experiência aos filmes publicitários.

Há filmes publicitários que se destacam tanto pela trilha sonora que acabam tornando-se muito mais significativos do que o próprios clipes originais das canções. Na maioria dos casos, a música é encaixada em uma ideia já existente. Em outros, a trilha se torna o elemento-mãe, e a ideia é construída e se desenvolve a partir da letra.

Isso depende muito da mensagem e da sensação que se quer passar com o comercial, mas em todos os casos, a escolha da trilha tem a ver com a geração de uma experiência emotiva e sensorial com a marca - e é através dela que se desenvolve a relação com os consumidores.

Em 2004 e no decorrer dos anos seguintes, a Apple lançou uma série de comerciais chamada “Silhouettes”, criada para promover o iPod nas ruas. A campanha foi eleita a “Propaganda de rua da década” pela AdweekMedia em 2010 por conseguir deixar o produto claro para as pessoas sem que ele fosse o foco do olhar nos anúncios publicitários.

As peças traziam silhuetas de pessoas dançando contra panos de fundo bem coloridos, sempre ouvindo músicas em iPods e fones da Apple, que são implicitamente lembrados por serem representados na cor branca. Dessa forma, os aparelhos destacam-se em relação à silhueta e também ao fundo.

Os comerciais e as "silhuetas dançarinas" são variados e modificam-se de acordo com a trilha. Entre os artistas que participaram da série com músicas próprias estão: Wolfmother , U2, White Stripes, The Temper Trap, Feist, Jet, The Fratellis, Coldplay, Gorillaz, Steriogram, The Black Eyed Peas, Daft Punk e outros.

Fonte: Exame.com

Como já foi mencionado acima este comercial não é nenhuma novidade para os fãs de propaganda e da banda U2, pois seu lançamento se deu em 2004, porém vale a pena dar uma conferida neste comercial que eu pessoalmente acho genial e atinge em cheio seu público-alvo.

Luiz Fernando Madalozo

quinta-feira, 7 de abril de 2011

A marca, a embalagem e a crise.

“Líder de uma das marcas mais referenciadas do mundo, Steve Jobs passa quase tanto tempo pensando na embalagem de seus gadgets quanto nos próprios produtos. Não é uma questão de gosto ou de elegância, embora isto também faça parte de suas preocupações. Para Jobs, o ato de tirar o produto de sua caixa é uma parte importante da experiência do usuário e, como tudo o mais que ele faz, é pensado com muito cuidado para contribuir com a percepção geral de sua marca.”

* Fábio Mestriner

O que lemos acima é o primeiro parágrafo da introdução do livro “A cabeça de Steve Jobs”, de Leander Kahney, lançado pela editora Agir. Poucos empresários perceberam como ele, que a embalagem é integrante do processo de relacionamento do consumidor/usuário com o produto e componente importante da experiência de consumo.

Todos compreendem a sensação que nos proporciona o desembrulhar de um presente, a expectativa da descoberta, a alegria de receber algo, mas poucos conseguem transferir isto para seus próprios produtos. Steve Jobs percebeu que a embalagem faz diferença, percebeu claramente sua contribuição ao processo de engajamento do usuário à marca. Ao estudarmos o processo de construção de uma marca, descobrimos que ela é o resultado e o repositório de todas as ações que a empresa desenvolve ao longo do tempo, fixado na mente do consumidor.

Neste processo de construção, a embalagem desempenha um papel fundamental pois ela é o elemento físico que está presente no momento mágico em que o consumidor realiza a experiência com o produto. A embalagem consolida a proposta da marca e os significados objetivos e simbólicos do produto, fazendo a entrega destes atributos ao consumidor. Ela participa do processo de comunicação funcionando como repositório da mensagem emitida pelo fabricante, aparecendo nos anúncios para informar ao consumidor aquilo que a empresa deseja que ele compre.

É a ligação entre o veiculado na mensagem e o objeto final a ser encontrado. Por ser em última instancia a identidade do produto ela tem papel decisivo na recompra ao permitir que o consumidor encontre novamente o produto com o qual ele teve uma experiência positiva. Pesquisas do Comitê de Estudos Estratégicos da Associação Brasileira de Embalagem (Abre) demonstram que o consumidor não separa a embalagem de seu conteúdo, para ele os dois constituem uma única entidade indivisível. A embalagem contamina de forma decisiva e inevitável a percepção da marca, para o bem e para o mal.

Sabemos que cerca de 90% dos produtos vendidos em um supermercado não têm apoio de marca, dependem única e exclusivamente da embalagem para competir e construir suas marcas. Em tempos de crise e restrição de verbas de marketing e comunicação como a que estamos vivendo, todos os recursos disponíveis precisam ser utilizados ao máximo. O custo da embalagem está embutido no produto e a empresa já pagou por ele.

Portanto, ela tem em mãos uma poderosa ferramenta de marketing a custo quase zero. Por desconhecer questões simples como estas, muitas empresas deixam de aproveitar suas embalagens para estender, aprofundar e tornar mais relevante a experiência dos consumidores com suas marcas.

Fonte: www.abre.org.br

* Fábio Mestriner é coordenador do núcleo de estudos da embalagem da ESPM e professor da Sustentare Escola de Negócios/Joinville

Apple terá fábrica no Brasil, afirma revista.

O empresário João Dória Jr., que atua no segmento de comunicação corporativo, deu uma boa notícia para os amantes da Apple em sua coluna publicada pela revista “IstoÉ”. Ele afirma categoricamente que a Apple terá uma fábrica no Brasil, prevista para entrar em funcionamento ainda nesse ano de 2011.

De acordo com Dória que também apresenta programas de televisão voltados para o mundo corporativo , o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, deve apresentar nas próximas semanas a localização exata da unidade fabril.

Em sua coluna, o empresário e apresentador diz que a suposta fábrica da Apple será responsável pela produção dos iPads. Seria a primeira (e única) unidade de produção fabril da empresa na América Latina.

Como bem se sabe, a Apple costuma concentrar toda a sua produção de equipamentos na China, onde a mão de obra é muito mais barata do que nos Estados Unidos ou na Europa (e até mesmo que no Brasil, em diversos casos). Coincidência ou não, a Foxconn, que responde pela produção da empresa em território chinês, possui uma fábrica no Estado de São Paulo, próxima à cidade de Jundiaí. Será que os novos iPads “made in Brazil" virão dessa fábrica? Ainda vamos descobrir.

Fonte: www.techtudo.com.br

domingo, 3 de abril de 2011

Para o lançamento de novos sabores, Ruffles pede ajuda aos seus consumidores !

A nova campanha publicitária da Ruffles intitulada: "Faça-me um Sabor!", é assinada pela AlmapBBDO, e já está sendo exibida em comerciais de 32 segundos nos principais veículos de comunicação do país.

Para participar da promoção, o consumidor deverá entar no site da empresa, preencher um cadastro, e colocar sua criatividade em ação, criando um sabor diferenciado e surpreendente. Colocar um nome bem criativo a este sabor e mandar junto uma imagem que inspirou esta idéia.

Os participantes poderão enviar quantos sabores quiserem, e irão concorrer a R$ 50.000,00 e mais 1%* das vendas do produto. O resultado dos 3 finalistas sairá dia 15/6 e serão produzidos e lançados em todo o Brasil para que os consumidores escolham o vencedor da promoção.

Maiores informações no site oficial da Ruffles.

Segue abaixo a campanha publicitária exibida na TV :

  


(*) 1% das vendas líquidas no período de 01/07/2011 à 31.12.2011. Prêmio entregue em certificado de Ouro.

Fonte: www.ruffles.com.br

sábado, 2 de abril de 2011

Nestlé coloca realidade aumentada em cereais.

Iniciativa permite ao consumidor ter a experiência de interagir com a arara azul Blu, do filme Rio, na tela de seu computador.

A Nestlé, de olho na geração Y, traz para seus cereais matinais um jogo de realidade aumentada. A tecnologia mistura mundo real e virtual na tela do computador, permitindo ao consumidor interagir com a arara Blu, protagonista do recém-lançado filme Rio.

Feita pela WMcCann, a campanha para divulgar a novidade foi ao ar no dia 30 de março e terá divulgação em emissoras de televisão (aberta e cabo), promotoras e materiais em pontos-de-vendas em todo o país. O filme Rio, estreia nos cinemas brasileiros no dia 8 de abril.

A iniciativa permite ao consumidor ter a experiência de interagir com a arara azul Blu na tela de seu computador, utilizando um cartão impresso nas embalagens de Nescau Cereal, Snow Flakes, e Moça Flakes.

Para iniciar a ação, basta acessar o site e posicionar o cartão recortado da embalagem em frente à câmera do computador. A realidade aumentada é possível a partir da sobreposição de objetos virtuais tridimensionais, gerados pelo computador, em um ambiente real, por meio da utilização da webcam. Para aqueles que não possuírem uma, foi desenvolvida versão que pode ser jogada com o mouse.

A inovação é resultado de uma parceria entre a Nestlé e a Twentieth Century Fox Film, que prevê outras ações promocionais para o filme. Durante as duas primeiras semanas de exibição de Rio, em alguns complexos da rede Cinemark na região Sul, Grande São Paulo e cidade do Rio de Janeiro, os espectadores que adquirirem ingressos para o filme ganharão amostras dos cereais e as crianças poderão tirar fotos em um painel simulando uma praia que compõe o cenário. Está prevista também a distribuição de jogos em CD nas embalagens dos produtos.

Em 2009, a campanha das caixas de cereais desenvolvida pela Nestlé e Dassault Systèmes na França, com os personagens do filme "Arthur and the minimoys", fez com que a empresa aumentasse em 1.6% seu market share local no segmento de caixas de cereal, em um período de três meses. Hoje esta tecnologia já está disponível em 53 países, em 29 línguas, totalizando 26 milhões de caixas de cereais. No Brasil, a Dassault Systèmes também foi a empresa que realizou a tecnologia.

Fonte: www.mmonline.com.br

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Embalagem e Crowdsourcing.

Ações de marketing nas quais as pessoas são convidadas a contribuir ou opinar na criação de rótulos e embalagens parecem ser uma tendência que veio para ficar, principalmente com a atual força das mídias sociais.

* Daylton Almeida

Ações de marketing nas quais as pessoas são convidadas a contribuir ou opinar na criação de rótulos e embalagens parecem ser uma tendência que veio para ficar, principalmente com a atual força das mídias sociais. O envolvimento na co-criação da embalagem ajuda a estabelecer e, em outros casos, aumentar o vínculo afetivo entre as pessoas e a marca. Se o crowdsourcing for bem conduzido, o engajamento dos consumidores pode ser extremamente alto e a marca passa a ser ainda mais relevante para eles. Para ilustrar essa nova prática, temos dois casos de sucesso, sendo um internacional e o outro nacional.

O primeiro é o da Chiquita BrandsInternational, detentora da Chiquita, uma das marcas mais valiosas do mercado de alimentos norte-americano. A marca é mais conhecida pela icônica etiqueta azul que serve de rótulo para as suas frutas (no começo eram apenas bananas, hoje a marca expandiu para outras frutas, sucos, snacks e frozen smoothies), sinalizando aos seus consumidores produtosde ótima qualidade e procedência.

A empresa, através de um concurso dos 50 anos da marca, pediu aos seus consumidores que desenhassem versões customizadas da famosa etiqueta azul, mas com uma condição: deveriam ser mantidos o formato, a paleta de cores e as dimensões. Os fãs da marca Chiquita votaram online em 50 finalistas, para eleger 18 ganhadores, que estamparam as bananas em todas as localidades dos Estados Unidos durante o mês de novembro de 2010. Além disso, os finalistas receberam uma camiseta, chapéu e chaveiro com a ilustração das suas próprias etiquetas. Para se ter uma idéia da popularidade da ação, o crowdsourcing atraiu mais de 500.000 visitas nos primeiros seis meses após seu lançamento.

Na página inicial do site www.eatachiquita.com no logo Sticker Design Contest é possível visualizar as etiquetas vencedoras. No mesmo site, existe um aplicativo (Sticker Studio) que permite aos usuários criar suas próprias “carinhas” customizadas no formato da etiqueta da marca (25.000 carinhas foram criadas nos primeiros 6 meses após a estréia da ferramenta), e depois postar e compartilhar o resultado no Facebook e Twitter, que contam hoje com, respectivamente, 34.770 e 1.050seguidores.

O segundo caso é o do Guaraná Jesus, marca de refrigerante típica do estado do Maranhão adquirida pela Coca-Cola em 2001. Após um trabalho completo de branding para a marca maranhense, a Dia Comunicaçãoescolheu a ferramenta de crowdsourcing para o lançamento da nova lata do produto. A ideia por trás dessa estratégia era fazer com que o consumidor se sentisse proprietário da marca.

Em uma ação até então inusitada, a agência convidou a população do Maranhão para escolher a nova lata do refrigerante a partir de três layouts propostos. A participação popular foi realizada através de votação no hotsite da campanha e por mensagens via SMS. Para apoiar a estratégia foram feitos virais no Youtube/Orkut e blitz com promotores (aparelhados com netbooks e flyers) e três atores fantasiados de latinhas – uma de cada opção – que tinham o objetivo de angariar votos para as suas respectivas latas. As blitz aconteceram em escolas e nos pontos principais da capital maranhense. A campanha revelou-se um sucesso, sendo computados mais de 12.000 votos em apenas três semanas. Desde o início da estratégia, as vendas do produto aumentaram e contribuíram para o ganho de 8 pontos de share de mercado conquistados pela marca no período.

Os exemplos acima demonstram que o crowdsourcing é uma poderosa ferramenta que, quando aliada aos projetos de embalagem, oferece às marcas grandes oportunidades de estreitar o relacionamento com os seus consumidores, fazendo-os sentir parte do processo de criação do produto. Não esquecendo que, uma boa estratégia alinhada ao DNA da marca, faz toda a diferença no projeto.


* Daylton Almeida é Gerente de Inovação e Conhecimento em Branding da Agência Dia  Comunicação e membro do Comitê de Design da ABRE – Associação Brasileira de Embalagem.